1afc7

A evolução do capitalismo

  • Surgimento do 'Capital'

    Surgimento do 'Capital'
    O surgimento do capitalismo comercial, está fundamentado no progresso econômico dos séculos XIV - XV. Tal fator contribuiu para a formação da burguesia, do desenvolvimento da vida urbana, o incremento da produtividade agrícola e artesanal, a intensificação do comércio e o início de um sistema financeiro. Essa prática comercial experimentada imprimiu uma nova lógica econômica em que o comerciante substituiu o valor de uso das mercadorias pelo seu valor de troca.
  • Revolução Industrial

    Revolução Industrial
    A ciência ingressou no seu processo de evolução, e desencadeou uma série de novas tecnologias que transformaram rápido a vida do homem, sobretudo, no modo de produzir mercadorias. A utilização de máquinas à vapor que desempenhavam grande força e agilidade, proporcionou uma produtividade extremamente dinâmica. Com isso, a indústria tornou-se uma alternativa de trabalho. Surgia então o capitalismo industrial, um novo modo de vida, o que fez com que o trabalho assalariado se tornasse generalizado.
  • Liberalismo Econômico

    Liberalismo Econômico
    Defendia que era preciso deixar a economia se autorregular. O mercado seria orientado pela lei da oferta e da procura. Ao mesmo tempo, em lugar dos metais preciosos que os Estados mercantilistas acumulavam como símbolo de riqueza, o trabalho passava a ser visto pelos liberais como a verdadeira fonte geradora de riqueza.
  • Família Real Portuguesa

    Família Real Portuguesa
    Uma semana após desembarcar em Salvador, dom João abriu os portos brasileiros às nações amigas. Era o fim do Pacto Colonial, e o Brasil estava liberado para manter comércio com outros países, sem a interferência portuguesa. Surgia então o maior gerador de lucros nacional na época, a exportação.
  • Lei de Terras

    Lei de Terras
    Primeira iniciativa à organizar a propriedade privada no Brasil. Até então, não havia nenhum documento que regulamentasse a posse de terras e com as modificações sociais e econômicas as quais passavam o país, o governo se viu pressionado a organizar esta questão. Aprovada no mesmo ano da lei Eusébio de Queirós, o qual sinalizava a abolição da escravatura no Brasil. Grandes fazendeiros e políticos se anteciparam a fim de impedir que negros pudessem também se tornar donos de terras.
  • 2ª Guerra Mundial

    2ª Guerra Mundial
    Capitalismo Monopolista-Financeiro, iniciado após o término da 2ª Guerra Mundial, foi uma das conseqüências mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista, brutal processo de centralização dos capitais. Várias empresas surgiram e cresceram rapidamente, como indústrias, bancos, corretoras de Valores e etc. A acirrada concorrência favoreceu as grandes empresas, levando a fusões e incorporações que resultaram na a monopolização e de muitos setores da economia.
  • Pós Guerra Fria

    Pós Guerra Fria
    O encerramento da Guerra Fria em 1989, lançou os EUA como a única hiperpotência, tendo como conseqüência a hegemonia do capitalismo norte-americano sobre todos os demais, ao tempo que dólar, ainda que tenha que rivalizar-se com o euro da União Européia, firmou-se como moeda internacional.
  • Pré-Sal no Brasil

    Pré-Sal no Brasil
    Encontrado de SC a ES, uma camada de pré-sal com extensão de 800 km de extensão e 200 km de largura, e um potencial de 10 bilhões de barris, que seriam suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em até 60%, e deixar o Brasil entre os 6 países que mais possuem petróleo no mundo, junto com Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.