Linha do Tempo Cultural e Figuras Importantes

By Luppy
  • João W. Nery

    João W. Nery

    Primeiro homem trans a fazer a cirurgia de redesignação sexual no Brasil. Figura importantíssima para a história LGBTQIAPN+ do Brasil, João narrou sua trajetória no livro autobiográfico. Em meio à Ditadura Militar (1964-1985), João realizou de forma clandestina cirurgias de mamoplastia masculinizadora, histerectomia e uma neouretra, para poder urinar em pé, procedimentos considerados ilegais na época. Como ativista, João W. Nery jamais deixou de refletir e falar sobre o futuro de pessoas trans.
  • Jovanna Baby

    Jovanna Baby

    Idealizadora e Fundadora do Movimento Nacional de Travestis e do ENTLAIDS. Com o objetivo de Documentar o marco histórico que é o surgimento jurídico do movimento de Travestis no Brasil e garantir a informação verídica e contextualizada de quem iniciou a Militância de Travestis em 1979, idealizou e fundou o Movimento de Travestis e a Associação de Travestis e Liberados – ASTRAL/RJ.
  • Roberta Close

    Roberta Close

    Em 1981, a modelo Roberta Close aparece durante o carnaval e já era sucesso de
    vendas entre as revistas do mundo artístico. No imaginário social e conservador da época,
    a figura travesti aproximava-se da marginalidade e, contraditoriamente, Roberta surgia
    como modelo midiática de sensualidade e fama
  • Brenda Lee

    Brenda Lee

    Brenda era uma sonhadora incorrigível e idealizou um lugar onde, juntamente com suas colegas de vida, pudessem ser livres, respeitadas e felizes. Alugou um imóvel na avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no bairro da Bela Vista em São Paulo, comprou alguns beliches e passou a fornecer hospedagem com café da manhã, almoço farto e roupa lavada. Brenda chegou a hospedar cerca de oitenta travestis. Ainda no pensionato da Brigadeiro, Brenda começou a receber travestis vivendo com HIV/Aids.
  • Marcelly Malta

    Marcelly Malta

    organizava o grupo de travestis do GAPA-RS; treinada pelo Programa Municipal de DST-AIDS de Santos. Marcelly Malta é uma das lideranças mais antigas do movimento no país. Fundadora da primeira ONG de travestis e transexuais do Rio Grande do Sul, compõe a coordenação da região Sul da ABGLT e a diretoria da ANTRA. Sua história traz elementos muito interessantes, principalmente por localizar suas primeiras ações militantes antes da epidemia da AIDS.
  • Quadro "Eles e Elas"

    Quadro "Eles e Elas"

    Apresentado por Édson Cury, mais conhecido como Bolinha, o programa revelou muitos talentos da música brasileira, pois era uma vitrine para artistas consagrados ou em começo de carreira. Uma das características marcantes do programa era a irreverência do apresentador, que costumava conduzi-lo vestido com camisas bufantes super coloridas. O programa contava também com vários quadros, entre eles o antológico "Eles e Elas", no qual havia shows de travestis, drag queens e transformistas.
  • Monique Du Bavieur

    Uma das Idealizadoras e Fundadoras da Associação de Travestis e Liberados (ASTRAL) junto de Jovanna Baby.
  • Lisa Minelly

    Fundadora do Grupo Esperança, de Curitiba, primeira presidente da ANTRA e fundadora da recente RedTrans. Lutou para a “aprovar o T” incluir as travestis nos encontros nacionais de Gays e Lésbicas (EBGL para EBGLT) junto com Jovanna Baby.
  • Katia Tapety

    Katia Tapety

    Primeira travesti eleita a cargo político no Brasil, tendo a votação mais expressiva nas primeiras eleições municipais em 1992, consegue a reeleição em 1996 e em 2000 obteve a segunda votação mais expressiva para a câmara municipal, o que a ajudou na eleição de vice-prefeita em 2004. Sua imagem ganhou reconhecimento nacional após participar de programas de televisão nacionais, sendo reconhecida em nível nacional como a primeira travesti com cargo político do país.
  • Beatriz Senegal

    Beatriz Senegal é uma das colunas do Movimento de Travestis no Brasil. Ela é uma das fundadoras de tudo e me ajudou com todos os registros e documentações das associações. O movimento foi criado nos anos 1970 e ela começou a somar com a gente nos anos 1990. Com o apoio dela que a gente conseguiu registrar a ASTRAL. Com a participação de Beatriz Senegal, Raquel Barbosa, Jossy Silva, Claudia Pierre France, Elza Lobão e Monique du Baviera, foi possível que tudo acontecesse.
  • Josy Silva

    Uma das Idealizadoras e Fundadoras da Associação de Travestis e Liberados (ASTRAL) junto de Jovanna Baby.
  • Elza Lobão

    Uma das Idealizadoras e Fundadoras da Associação de Travestis e Liberados (ASTRAL) junto de Jovanna Baby.
  • Claudia Pierre France

    Uma das Idealizadoras e Fundadoras da Associação de Travestis e Liberados (ASTRAL) junto de Jovanna Baby.
  • Lorem Grouber e Vanessa Siebra

    Idealizadoras e Fundadoras da Associação de Travestis de Brasília (ASTRAVEB).
  • Adriana Tulipa

    Idealizadora e Fundadora da Associação de Travestis de Santo André (Grupo Tulipa), em 17/01/1995
  • Keila Simpsons

    Keila Simpsons

    Foi procurada para ser voluntária em projeto de prevenção com travestis profissionais do sexo coordenado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). A Antra foi pensada e articulada por Jovanna Baby, posteriormente fundada na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, por Keila Simpson. Em dezembro de 2000, foi registrada em cartório, na cidade de Curitiba, Paraná. Também foi idealizadora e fundadora da ATRAS (Associação de travestis de Salvador) em 19/06/1995.
  • Indianarae Siqueira

    Indianarae Siqueira

    foi agente de prevenção junto a profissionais do sexo. Indianara Siqueira inicia sua história na militância ainda na cidade de Santos, tendo um envolvimento forte no combate à epidemia da AIDS. Fundou o Grupo Filadélfia de Travestis, Transexuais, Gays, Lésbicas e Liberados naquela cidade. No período da pesquisa, passou a residir no Rio de Janeiro, trabalhando inicialmente junto com o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT e, posteriormente, com o grupo Transrevolução.
  • Pocina D'Alessandro

    Idealizadora e Fundadora da Associação de Travestis de Belo Horizonte (ASTRAV/BH), em 12/12/1999
  • Marjorie Machi

    Marjorie Machi

    Uma das principais lideranças do movimento LGBT no Rio de Janeiro. Fundadora e ex-presidente da Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (ASTRA Rio), ex-vice-presidente da ANTRA e vice-presidente do Conselho Estadual LGBT do Rio de Janeiro, passou a ter maior participação no movimento de travestis e transexuais após o falecimento de Hannah Suzart, militante de extrema importância para o movimento naquele estado.