• Planejamento

    Planejamento

    Após o sucesso das campanhas na África e na Itália, os Aliados perceberam a necessidade de abrir uma nova frente de batalha na Europa Ocidental para aliviar a pressão sobre a União Soviética no Leste. Em 1943, a decisão foi tomada na Conferência de Teerã entre Winston Churchill, Roosevelt e Stalin. A operação seria o maior desembarque anfíbio da história militar, com o objetivo de invadir a França ocupada pelos nazistas e eventualmente libertar o continente europeu do domínio do Terceiro Reich.
  • 6 de junho de 1944

    6 de junho de 1944

    6 de junho de 1944, as forças Aliadas realizaram o desembarque na Normandia, no norte da França. Codificada como Operação Overlord. O dia ficou conhecido como o Dia D. Nome das praias onde ocorreu as desembarcações:
    Utah Beach.
    Omaha Beach.
    Gold Beach.
    Juno Beach.
    Sword Beach.
    A resistência das tropas alemãs foi feroz, mas, após intensos combates, os Aliados conseguiram estabelecer uma cabeça de ponte crucial para o avanço em direção ao interior da França.
  • Avanço Aliado

    Avanço Aliado

    Os Aliados enfrentaram dificuldades, incluindo a resistência do alemães, o terreno, a falta de suprimentos e as complicações logísticas do avanço em um território ainda dominado. Forças Aliadas avançaram ao interior francês, enfrentando resistência nas cidades. Todavia, os Aliados começaram a obter vitórias. O sucesso da Operação Cobra, ofensiva para romper os alemães e avançar ao interior, permitiu que continuassem seu avanço para o leste, em direção à Alemanha.
  • Libertação de Paris

    Libertação de Paris

    A cidade de Paris foi libertada pelas forças Aliadas e a resistência francesa em agosto de 1944. Após semanas de combate, os alemães, que haviam sido cercados e pressionados por forças aliadas vindo de várias direções, foram finalmente forçados a se render.
    O general francês Philippe Leclerc liderou a 2ª Divisão Blindada, que entrou em Paris no dia 24 de agosto, enquanto outros grupos aliados e a resistência parisiense ajudaram a enfraquecer as defesas alemãs.