Download

Revoluções Industriais- Giovanna Minelli, 2°B, n°19

  • País onde Começou:

    País onde Começou:
    A revolução industrial começou no governo do Reino Unido da Grã-Bretanha.
  • Mudanças Sociais:

    Os trabalhadores eram assalariados, já que eles tem renda disponível para o consumo. Nessa nova etapa do capitalismo era conveniente para a burguesia, a classe social ascendente, que a economia funcionasse de acordo com a lógica do mercado, na qual o Estado interferia cada vez menos diretamente na produção e no comércio.
  • Period: to

    1° Revolução Industrial- Século XVIII

    O governo do Reino Unido da Grã-Bretanha comandou uma grande transformação no sistema de produção de mercadoras, na organização das cidades e do campo e nas condições de trabalho, o que caracterizou a Revolução Industrial.
  • Mudanças Técnicas:

    Mudanças Técnicas:
    O aumento da capacidade de transformação da natureza, por meio da utilização de máquinas hidráulicas e a vapor, o que intensificou a produção de mercadorias e possibilitou ampliar o mercado consumidor em escala mundial.
  • Mudanças Espaciais:

    Mudanças Espaciais:
    Em virtude da expansão das redes de transporte terrestre, como o trem (a locomotiva a vapor foi criada em 1805), e marítimo, como o barco a vapor (criado em 1814)
  • Países onde Começou:

    Países onde Começou:
    Alemanha e Estados Unidos da América.
  • Mudanças Técnicas:

    Com as novas tecnologias e novas fontes de energia no processo produtivo e criados os primeiros laboratórios de pesquisa das atuais grandes corporações industriais. A indústria siderúrgica avançou significativamente, assim como a mecânica, em razão do aperfeiçoamento da fabricação do aço. Na química, a descoberta de novos elementos e materiais permitiu ampliar as possibilidades para novos setores, como o petroquímico. A descoberta da eletricidade beneficiou as indústrias e a sociedade.
  • Period: to

    2° Revolução Industrial- Século XIX

    No fim do século XIX, mudanças importantes estavam acontecendo nas fábricas: a produtividade e a capacidade de produção aumentavam rapidamente, em razão da introdução de novas máquinas e fontes de energia mais eficientes, como o petróleo e a eletricidade; aprofundava-se a especialização do trabalhador em uma única etapa da produção; e intensificava-se a fabricação em série. Era o inicio da Segunda Revolução Industrial.
  • Mudanças Sociais:

    A concorrência acirrada favoreceu as grandes empresas, acarretando fusões e incorporações que resultaram na formação de monopólios ou oligarquias.
  • Mudanças Espaciais:

    Com a expansão imperialista, ocorreu a partilha imperialista estabelecida pelas potências industriais que consolidou a divisão internacional do trabalho, em que as colônias, sobretudo as africanas, especializaram-se em fornecer matérias primas. A expansão imperialista japonesa, como a europeia, foi marcada pela ocupação e anexação de territórios. Os norte-americanos exerciam controle indireto, patrocinando golpes de Estado, principalmente na América Central e no Caribe.
  • País onde Começou:

    País onde Começou:
    Estados Unidos da América.
  • Mudanças Sociais:

    Com o desenvolvimento da tecnologia, a vida das pessoas ficou mais fácil, seus trabalhos também foram evoluindo já que agora algumas coisa estavam sendo automatizadas. O mundo estava passando pela globalização.
  • Period: to

    3° Revolução Industrial- Século XX

    Também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Informacional, o capitalismo atingiu seu período informacional. Essa nova etapa começou a se desenvolver no pós-Segunda Guerra, mas se intensificou sobretudo a partir dos anos 1970 e 1980.
  • Mudanças Técnicas:

    -Criação da internet.
    -Avanços tecnológicos potencializaram a produção industrial e o sistema financeiro.
    -Novas tecnologias empregadas no processo produtivo, por exemplo, a robótica permitiram grande aumento da produtividade industrial e da diversificação dos produtos.
    -Avanços tecnológicos permitiram que os fluxos de capitais ocorressem sem a necessidade física do dinheiro, possibilitando um enorme crescimento do setor financeiro globalizado.
  • Mudanças Espaciais:

    O conhecimento vai se incorporando ao território, constituindo o que o geógrafo Milton Santos chamou de meio técnico-científico-informacional, que aparece predominantemente nos países e nas regiões mais modernas dos países emergentes, e é a base para os fluxos da globalização.
  • Países onde Começou:

    Países onde Começou:
    A quarta Revolução industrial começou no mundo inteiro, abrangendo todos os continente e seus países.
  • Period: to

    4° Revolução Industrial- Século XXI

    O desenvolvimento e a incorporação de inovações tecnológicas estão mudando radicalmente o mundo como ele é conhecido e como a indústria é moldada na atualidade.
  • Mudanças Espaciais:

    Mudanças Espaciais:
    Com o avanço tecnológico, eventualmente o homem começará a conhecer mais do universo em que estamos e com isso, também há chances de haver migrações de homens para o espaço, como por exemplo, Marte.
  • Mudanças Técnicas:

    Criação de sistemas, como os ciberfísicos, que têm o potencial de gerar transformações profundas. Os sistemas ciberfísicos combinam máquinas com processos digitais e, por meio da internet, são capazes de tomar decisões descentralizadas e de cooperar entre si e conosco. Essa automatização total resultará em fábricas inteligentes, que controlarão a si mesmas e não precisarão de nenhum humano no processo.
  • Mudanças Sociais:

    Com a automatização de vários tipos de trabalhos a população mundial terá que se adaptar a nova realidade, com a criação de novas trabalhos. A medicina irá avançar muito, já que agora a tecnologia também está avançando rapidamente.