Time line - Engenharia mecanica

  • Aug 12, 1300

    O torno mecanico

    Os primeiros tornos utilizados pelos seres humanos eram conhecidos como Tornos de Vara, bastante usados por artesãos durante toda a idade média e por volta do século XIX. Desenhos egípcios e provas arqueológicas apontam que esta máquina já existia até mesmo antes disso, até mesmo em cerca de 1300 a.C. No modelo de vara, a peça girava a partir da pressão do pedal que puxava a corda, e a partir daí, a vara fazia o retorno.
  • O Primeiro Cabo Submarino Transatlântico

    Em 1854, Cyrus West Field e aliados criaram o primeiro cabo submarino transatlântico. Esse feito revolucionou a comunicação entre continentes. Antes, as mensagens levavam semanas. Depois, demoravam apenas horas.
  • O Automóvel

    Não há dúvidas de que o automóvel é uma das maiores conquistas dessa área. Pois, a Engenharia Mecânica tem tudo a ver com o acontecimento, uma vez que é quem desenvolve e aplica os conhecimentos à produção. E, a fim de entender os verdadeiros impactos dessa criação, você pode imaginar como seria a nossa vida sem essas máquinas revolucionárias. Então, o desenvolvimento e a comercialização do automóvel são passos grandes na engenharia.
  • O condicionamento de ar e a refrigeração

    É difícil pensar nisso sem se remeter às possibilidades de se ter ambientes mais agradáveis e bebidas mais geladas. Mas, a verdade é que a importância dessas vai muito além disso. Afinal, a temperatura também é responsável pela preservação de alimentos, remédios e muitos outros elementos importantes para a vida. Então, a participação da Engenharia Mecânica é imensurável. Dessa forma, os resultados também são incríveis, e caminham sempre para o avanço.
  • O Avião

    A criação do avião, convenhamos, é um assunto bastante polêmico quanto à invenção. Entretanto, se há uma certeza, é que quanto a participação engenheira na concretização do projeto. Como resultado do trabalho, o avião virou muito mais que uma conquista, mas, o meio de transporte mais seguro do mundo.
  • Pontes Icônicas e Sua Engenharia Avançada

    A engenharia de pontes fez maravilhas ao longo dos anos. Algumas se tornaram ícones da arquitetura moderna. A Ponte Golden Gate e a Ponte Akashi Kaikyō são exemplos disso. Elas representam grandes avanços tecnológicos e são marcos culturais que encantam o mundo. Ponte Golden Gate
    A Ponte Golden Gate está em San Francisco, EUA. É famosa por sua cor vibrante e design único. Inaugurada em 1937, ela foi um grande avanço na engenharia de pontes.
  • Mecanização da Agricultura

    Da mesma forma, a mecanização da agricultura tem uma significativa participação da Engenharia Mecânica. Conforme você mesmo pode identificar, cada avanço nessa área vai muito além do que a simples evolução. Afinal, estamos falando da forma de manter e alimentar o mundo. Então, torná-la mais eficiente e prática, com certeza é uma grande conquista. Nesse caso,, implementos, e todos os meios que possam melhorar o processo de cultivo de alimentos.
  • A bioengenharia

    Aqui também se tem uma parceria que se tornou em uma grande conquista da Engenharia Mecânica. Afinal, a bioengenharia é a aplicação dos princípios da biologia na produção e processamento de materiais. Na prática, é a utilização da ciência de exatas no estudo dos organismos vivos. A partir da bioengenharia há vários ramos que se especializam em um tipo de estudo que melhora a vida da humanidade.
  • O Programa Apollo

    Também tem um dedinho da Engenharia Mecânica o famoso programa Apollo. Convenhamos, esse é um grande marco da história, Então, entre 1961 e 1972, os esforços foram concentrados na expectativa do envio do homem à lua. E, como podemos ver, o projeto deu certo.
    Apenas no terceiro programa espacial, a NASA já conseguiu o seu objetivo. Foi, então, que a Apollo pousou na lua pela primeira vez em 20 de julho de 1969, com 11 tripulantes em sua nave.
  • A tecnologia da engenharia auxiliada por computador

    Embora os computadores sejam os grandes protagonistas dos avanços, a verdade é que há também uma grande participação engenheira. Na verdade, o que vemos aqui é uma junção produtiva entre bancos de dados e a atuação mecânica. Como o resultado, temos um extenso leque de tecnologias da automação. A tendência dessa parceria é desenvolver softwares cada vez mais poderosos. Com isso, se caminha para que um banco de dados possa comandar totalmente as produções.