- 
  
  No dia 10 de março de 1960 nasce, em Belo Horizonte (MG), Aécio Neves da Cunha. Filho de uma tradicional família de políticos mineiros, seu pai, Aécio Cunha, e o avô paterno, Tristão Ferreira da Cunha, foram deputados federais. O avô materno, Tancredo Neves, foi governador de Minas Gerais e presidente eleito do Brasil por via indireta (colégio eleitoral) em 1985, mas morreu antes de tomar posse.
- 
  
  Aos 11 anos de idade, muda-se para o Rio acompanhando os pais, o deputado federal Aécio Cunha, e a mãe, Maria Inês, filha mais velha de Tancredo Neves. Na adolescência, foi surfista e estudou em colégios da elite carioca. Após o ensino médio, entrou s no curso de Engenharia da PUC do Rio, que cursou por três anos.
- 
  
  Aos 22 anos, volta para Belo Horizonte e se forma em Economia pela PUC mineira. Nessa época, inicia sua carreira política e integra o comitê da campanha de Tancredo Neves, seu avô, para governador de Minas Gerais. Aécio se tornou seu herdeiro político.
- 
  
  Se torna secretário particular de Tancredo Neves no governo de Minas, quando foi seu colaborador mais próximo. Nessa época, cuidava de sua agenda e participava das articulações políticas que desaguaram na campanha das Diretas Já e na disputa pela Presidência da República.
- 
  
  Se torna presidente da ala jovem do PMDB quando participa ativamente da campanha das Diretas Já e da campanha presidencial do seu avô, Tancredo Neves.
- 
  
  É eleito Deputado Federal pela primeira vez pelo PMDB, com mais de 236 mil votos, o maior número obtido até então na história de Minas Gerais por um Deputado.
- 
  
  De 1987 a 1990, além de Deputado Federal, torna-se representante de Minas na Assembléia Nacional Constituinte. Nela, foi vice-presidente da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher e apresentou 46 emendas, com destaque para a instituição do direito de voto aos 16 anos.
- 
  
  Transferência do PMDB para o PSDB.
- 
  
  Assume o segundo mandato como Deputado Federal por Minas Gerais.
- 
  
  Casa-se com a advogada Andréia Falcão, com que mantém um relacionamento por oito anos e tem sua única filha Gabriela.
- 
  
  Em 1995 ele inicia seu terceiro mandato como Deputado Federal. Dois anos depois, o PSDB o escolhe como líder da bancada na Câmara dos Deputados, sendo reconduzido ao cargo nos três anos seguintes.
- 
  
  É reeleito Deputado Federal por Minas Gerais. Segundo dados do TSE, o mais votado do país.
- 
  
  Vence a disputa pelo governo de Minas Gerais no primeiro turno com mais de 5 milhões de votos, 57,68% dos votos válidos.
- 
  
  Reeleito governador de Minas Gerais com 7.482.809 de votos (73,03% dos votos válidos).
- 
  
  Aécio propõe uma aliança para apoiar a candidatura de Fernando Pimentel (PT) a Prefeitura de Belo Horizonte. O PT veta a aliança, alegando que o apoio poderia enfraquecer uma candidatura própria à Presidência da República em 2010.
