-
Morte de Elizabath I e fim da Dinastia Tudor. Jaime I assume o trono inglês dando início à Dinastia Stuart.
-
Morte de Jaime I, então seu filho Carlos I assume o trono. Seu governo caracterizou-se pelas medidas que buscavam reforçar o absolutismo e pela intolerância religiosa.
-
O parlamento inglês impõe ao rei Carlos I a petição de direitos, então Carlos I dissolve o parlamento.
-
Carlos I convoca o parlamento, e inicia a relvolução puritana.
-
Início do confronto armado entre defensores do parlamento (parte da burguesia gentry, camponeses e puritanos) e defensores do rei (outra parte da burguesia, nobreza, anglicanos e católicos).
-
Fim da guerra civil, com vitória do Parlamento. Decapitação de Carlos I, proclamação da república da Inglaterra, pondo fim à revolução puritana. Elementos radicais do exército foram eliminados.
-
Cromwell promulga os Atos de Navegação que favoreceram a burguesia britânica e prejudicaram os comerciantes holandeses. Formou- se uma guerra entre Holanda e Inglaterra devido aos conflitos de interesses.
-
Cromwell assumiu o poder como Lorde Protetor.
-
Morte de Oliver Cromwell pondo fim ao regime publicano. Seu filho Ricardo assume o poder.
-
Restauração da Monarquia sob o comando do rei Carlos II que assume o trono inglês. Assinado o tratado de Westminster entre Inglaterra e Portugal.
-
Carlos II morre e Jaime II assume o trono. Jaime II procurou restabelecer o absolutismo e o catolicismo.
-
Jaime II é deposto. O Parlamento coloca no trono Guilherme de Orange que é obrigado a assinar a "Declaraçao de Direitos". A partir de então a Monarquia Absolutista na Inglaterra chegava ao fim e em seu lugar estabelecia-se a Monarquia parlamentar.