
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA, desde a câmara escura até a câmera digital- Adriana de Jesus da Silva Sampaio -Artes Visuais- Polo Itapemirim- Professora: Larissa Zanin
-
Foi uma importante descoberta na história da fotografia. É um tipo de aparelho óptico o qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. Ela consiste numa caixa (ou também sala) com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.
-
-
Ele conseguiu reproduzir, após dez anos de experiências, a "Point de Vue du Gras", a primeira fotografia da história. A imagem foi capturada da vista descontraída da janela do sotão da sua casa de campo, em Saint-Loup-de-Varennes.
-
Desenvolveu o sistema de negativo e positivo, processo a que chamou Calotipia.
-
Criou o daguerreótipo, equipamento responsável pela produção de uma imagem fotográfica sem negativo. O surgimento do daguerreótipo exerceu forte influência nas artes plásticas, pois a partir dele os artistas plásticos passaram a ter muito mais liberdade de criação.
-
Desenvolver um processo fotográfico para a obtenção de "desenhos" sobre papel.
-
Foi um dos grandes representantes do retrato fotográfico popular de corte academista, um gênero onde se reúnem uma série de iniciativas artísticas que giram à volta da ideia de mostrar as qualidades físicas ou morais das pessoas que aparecem nas imagens fotográficas. A “fotografia academista” ficou, também, conhecida como “fotografia artística ou pictorialista”.
-
O fotográfo britânico Eadweard Muybridge, fez experimentos que ficaram para a história da fotografia, do cinema – e das ciências.Com o intuito de captar o movimento,fazia várias imagens de um mesmo objeto com dezenas de câmeras, de diversos ângulos.
-
O inventor R.L. Maddox conseguiu com sucesso criar uma nova técnica para passar a fotografia para papel.
-
Fundou a Kodak e foi inventor do filme fotográfico, que permitiu a popularização da fotografia.
-
Construtor de microscópios, que desenhou a mítica Leica. Por ser silenciosa, rápida, portátil e ter diversos tipos de lentes e acessórios disponíveis, essa câmera deu um grande impulso ao fotojornalismo.
-
A Kodak lançou os Kodachromes, o primeiro filme colorido moderno. A qualidade das imagens e das cores é até hoje admirada, sendo considerado um dos melhores métodos de captura da história.
-
Criado da primeira Polaroid, ele queria demonstrar a sua filha de 3 anos, que as fotos podiam ser instantâneas
-
Foi um fotógrafo do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo. Seu conceito de fotografia baseava-se no que chamava de “o momento decisivo” – o instante em que todos os elementos externos estão no lugar e na posição ideal
-
Steven desenvolveu a primeira câmera digital na Kodak, as imagens eram gravadas numa fita cassete.
-
A primeira a gravar as fotos (em formatos de arquivos de imagem) em discos removíveis. Não era uma câmera digital mas uma câmera de vídeo estático.
-
Surge o editor de imagens desenvolvido pela Adobe Systems. Ainda que já houvesse edição de imagens desde as fotos analógicas, esse programa revoluciona o tratamento de imagens e possibilita novas possibilidades dentro da fotografia.
-
Criador da Câmara Obscura.
-
O Sanyo CSP-5300 foi o primeiro celular a integrar uma câmera digital capaz de registrar imagens com uma resolução de 640x480 pixels. Na época, foi vendido a US$ 400.
-
Selfie é uma palavra em inglês, com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato. Normalmente, é feita pela pessoa que aparece na foto com a câmera de um celular.