-
Esses me acompanharam por muito tempo, como estudante e como professor. Era muita alergia e sujeira. Hoje uso quadro branco, o que facilita muito.
-
Inicio da minha vida escolar, usando lapis na pré-escola
História do lápis abaixo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A1pis -
Em uma vitrola professoras colocavam discos de vinil para tocar com histórinhas infantis. Sem nenhuma interação, éramos apenas ouvintes.
Algumas dicas sobre contação de histórias.
http://www.contadoresdehistorias.com.br/dicas.html -
Otimo uso na Educação Infantil e no ensino fundamental. Eu gostava quando derretínhamos o giz em uma vela e fazíamos trabalhos supercoloridos.
-
A massinha de modelar é recurso simples e com grande importância de ser oferecido e explorado na educação infantil e ensino fundamental.
http://diaadiadaeducacao.blogspot.com/2011/01/propostas-com-massinha-de-modelar-na.html -
Hoje na escola usamos um "temporizador programável multiuso de sirene escolar" ( com música). Mas acredito que os sinais nas escolas só servem para condicionamento dos alunos e dos trabalhadores.
-
Esse “avanço tecnológico” era que um conjunto de papel de seda com desenhos que abrangiam grande leque de temas escolares de acordo com as concepções de ensino da época (nenhuma criatividade). Eu usava muito, pois sempre fui péssimo nas artes.
-
Decorar a tabuada era um martílio. Hoje temos outras concepções do ensino da matemática.
https://novaescola.org.br/conteudo/162/novo-jeito-ensinar-tabuada -
Eu tinha um professor que passava filmes da história de Belo Horizonte, mas outro projetava de viagens dele e a familia em Guaraparí (aff). Para quem não lembra o que é super 8, só clicar no link.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Super-8 -
Eu adora o cheirinho de alcool das provas.
Abaixo história do mimeógrafo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mime%C3%B3grafo -
Primeira vez que vi uma TV na escola, foi quando uma professora levou uma antiga Telefunkem, para assitirmos um jogo da copa do mundo de futebol de 1978.
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-televisao-possibilitando-novos-olhares-no-fazer-.htm -
Tentei aprender inglês ouvindo fitas K7 em um walkman, mas não deu muito certo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Walkman -
Já no ensino médio, tive contato com retroprojetor nas aulas de química. Também usavam videocassete nas aulas de Biologia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Videocassete -
No final do ensino médio um professor usava este aparelho. Que reproduzia as folhas dos livros na pararede. Era o famoso tatuzão.
-
Já na faculdade muitos recursos eram usados: TV, videocassete, retroprojetor, máquinas fotográficas, xerox, duplicadora, episcópio, filmadora, projetor slides, computador (ainda no antigo MS-DOS).
Não tínhamos internet.
Usávamos muito a biblioteca física e tirávamos "zilhões de cópias xerox".
Link: artigo uso das bibliotecas nos dias atuais.
https://galoa.com.br/blog/os-desafios-da-era-digital-para-bibliotecas-fisicas-o-caso-bodleiana-em-oxford -
Como professor uso(ei): retroprojetor, livros, quadro branco verde negro, laptop, lousa digital, mini-laptops (projeto UCA), desktops no laboratório de informática,TV, calculadora, videocassetes, powerpoints ,giz, datashow, celular, maquina fotográfica, filmadora, CD/DVDs mimeógráfo, etc.
Mas reflito muito ainda, se com toda essa “tecnologia” meus alunos aprendem mais e melhor. Se não estou fazendo mais do mesmo.
http://porvir.org/uso-de-tecnologia-exige-novas-formas-de-aprender-ensinar/ -
E hoje fazendo o curso Especialização em Tecnologias Digitais e Educação3.0, usando ambiente moodle.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle