Brasil

BHG- Mariana

  • Revolta de Beckman(1684-1685)

    Revolta de Beckman(1684-1685)
    Foi uma Revolta liderada pleos irmãos Beckman, que junto aos revoltosos, pediam melhoras no estado do Maranhão, assim como o fim o monopólio, já que estavam insatisfeitos com a Companhia de Comércio. Os irmãos foram executados e muitas pessoas foram presas após o pedido de refprços de Portugal.
  • Guerra dos Emboabas (1707-1709)

    Guerra dos Emboabas (1707-1709)
    A revolta ocorreu quando os bandeirantes paulistas lutaram contra os Portugueses (emboabas), pela região das minas. Muitos paulistas morreram, e os que sobreviveram foram expulsos de Minas Gerais e depois descobriram
  • Guerra dos Mascates (1710-1711)

    Guerra dos Mascates (1710-1711)
    Ocorreu em Olinda,quando os holandeses foram embora e os mascates(de recife) ja dominavam a região. Porém, o povo de Olinda também queria ocupar o lugar,e obter o lucro de Recife, que tinha muito mais recursos.Na batalha, houve muitas mortes. Recife chegou a comandar Olinda,
    que foi atacar recife para atacar oseu lucro também.
    Recife contra atacou, e então ganhou a guerra. Hoje, Olinda é uma cidade independente.
  • Revolta de Vila Rica

    Revolta de Vila Rica
    Descontentados com a criação das Casas de Fundição,os revoltosos, liderados por Filipe dos Santos,exigiam a diminuição do quinto, eliminação do monopólio de vários produtos, fim da repressão contra os rebeldes. A maioria dos revoltosos foi preso, e Felipe do Santos foi esquartejado, assim como a região das minas foi seoarada de São Paulo e houve um aumento de ifiscalização sobre a extração de ouro.
  • Banco do Brasil

    Banco do Brasil
    O Banco do Brasil foi criado com a intenção de obter dinheiro, pois era sustentado por acionistas, que investiam seu dinheiro no banco - esperando algum tipo de recompensa posterior, claro, - e então D. João VI tinha todo o papel-moeda que precisasse.
  • Imprensa Régia

    Imprensa Régia
    A Imprensa Régia foi parte da estrutura burocrática do Império, destinada a imprimir documentos, decretos e livros, etc. Ela foi a primeira imprensa do Brasil, e surgiu com a vinda da família real portuguesa em 1808. Todo o maquinário foi trazido da Europa junto com D. João VI e sua família.
  • Biblioteca Nacional

    Biblioteca Nacional
    A Biblioteca Nacional foi criada logo depois da chegada da corte no Rio de Jneiro e seu acervo era composto pelos livros trazidos pela corte de Portugal.
  • Chegada da Família Real ao Brasil

    Chegada da Família Real ao Brasil
    Ameaçada por Napoleão e pela Inglaterra, a corte portuguesa demorou dois meses para chegar ao Rio de Janeiro, após um desvio de rota e uma parada inesperada- ou não-em Salvador.
  • Início do Primeiro Reinado

    Início do Primeiro Reinado
    O Primeiro Reinado, de D. Pedro I, foi iniciado em 7 de Setembro de 1822 e terminou em 7 de abril de 1831.O principal evento do primeiro reinado foi a Constituição de 1824, que criava o poder Moderador. Após um tempo, a população começou a descontentar-se com o governo de D. Pedro, gerando movimentos como a Confederação do Equador e obrigando o imperador a abdicar o trono em favor de seu filho, D. Pedro de Alcantara.
  • Confederação do Equador

    Confederação do Equador
    a Confederação do Equador foi um movimento provocado pela insatisfação de diversas províncias nordestinas com relação ao governo de D. Pedro. Estas províncias se declararam independentes do Brasil, porém logo foram sufocadas e seus líderes foram mortos.
  • A Constituição de 1824

    A Constituição de 1824
    A constituição de 1824 atendia diretamente às exigências do imperador: criava um poder executivo forte e o poder Moderador, que dava ao imperador o poder de Dissolver a Câmara de Deputados,convocar eleições e aprovar ou vetar decisões votadas pela Assembléia Geral, assim como determinar os governadores das províncias. Portanto, a última palavra era de D. Pedro.
  • Noite das Garrafadas

    Noite das Garrafadas
    No dia 13 de Março, os portugueses organizaram uma festa de boas-vindas ao Rio de Janeiro para D. Pedro, com o objetivo de promover suas ideias absolutistas e de tentar reanimar o governador. Aconteceu, porém que um conflito culminou com os ataques dos revoltosos liberais que utilizaram pedras e garrafas para destruir a decoração da recepção da Caravana Real. Os portugueses refugiaram-se em suas casas atirando de lá pedras e garrafas nos liberais. Este evento durou dias e não pode ser contido.
  • Fim do Primeiro Reinado

    Fim do Primeiro Reinado
    D. Pedro abdica ao trono em favor de seu filho após pressão do povo.
  • Início do Período Regencial

    Início do Período Regencial
    O PeríodoRegencial iniciou-se após D. Pedro II,ser deixado no Brasil pelo seu pai com apenas 5 anos. Portanto, ele nào seria apto a governar o país. Devido a isso, neste período existiram a:
    Regencia Trina Provisória(1831);
    Regencia Trina Permanente(1831-1835);
    Regencia Una de Feijó( 1835-1837)
    Regencia Una de Araújo Lima( 1838-1840)
    O período terminou quando, aos 14 anos, D. Pedro II foi considerado maior de idade e assumiu o governo do país.
  • Golpe da Maioridade

    Golpe da Maioridade
    As revoltas que ocorriam na época mostravam que a maioridade de D. Pedro de Alcântara devia ser antecipada, porque só um "governante legítimo" poderia restaurar a paz no império. O debate sobre isso começou na Assembleia Geral, mas logo chegou ao povo, que gostou da ideia. Os partidos conservadores não podiam se opor, caso o fizessem estariam cometendo um crime.Portanto, em 1840, aos 14 anos D. Pedro II foi coroado imperador.
  • Fim do Período Regencial

    Fim do Período Regencial
    O período terminou quando, aos 14 anos, D. Pedro II foi considerado maior de idade e assumiu o governo do país.