-
Período no qual o Brasil era um colônia de Portugal. Esta época também pode ser dividida em dois períodos: Pré-colonial (de 1500 à 1530) e Colonial (1530 à 1822).
-
Primeira expedição de Portugal para a extração do Pau-Brasil , comandado por Fernão de Noronha, no Brasil. Este produto ficou conhecido como o primeiro material que chamou a atenção de Portugal no Brasil. Ele era usado para fgabricar tintas na Europa. Além disso, usado o regime de estanco como via de extração do pau-brasil. Também, o protudo era explorado por meio de escambo com os indígenas. Isso também deu a partida para a economia exportadora na côlonia.
-
Os franceses passaram a frequentar intenssamente o litoral brasileiro. Além de se aliar com algumas tribos indigenas, eles estavam se tornando sérios concorrentes contra Portugal.
-
Houve a introdução canavieira na economia do Brasil colônial, já que o pau-brasil estava acabando, e necessitavam de outra base para economia exportadora. Além disso, outro fator importanto fator cresceu: o engenho, que era uzada na produção do açucar. Houve também o uso de Plantations, no qual havia a produyção em massa de um só produtos em latifúndios, chamados de plantations.
-
Já usado pela coroa portuguesa nas ilhas do Atlântico, foi decidido que, para povoar o Brasil, dvi implatar as capitanias hereditárias. O Brasil foi dividido em 15 lotes, entregues a doze donatários, que poderiam povoar suas terras do jeito que lhe pareciam melhor. Todavia, devido ao elevado custo de investimento, distância da metrópole e hostilidade indígena, as capitanias apenas duraram até 1548.
-
A criação do governo geral, para substituir as capitanias hereditárias, tinha como objetivo a centralização política e administrativa, sem abolir o regime das capitanias.
-
Procurando o método mais barato para a produção de cana de açuca, a coroa P[ortuguesa usou mão de obra escrava. Os escravos constituiam de individuas de tribos africanas que eram trazidas para o Brasil (Trafico negreiro). Houve uma época que tentaram escravizar os indios; porem, devido à suas fraquezas e a discussão com os jesuitas, eles desistiram da ideia. Em 1580, havia 10 mil escravos afircanos em Pernambuco e 3 mil na Bahia.
-
O rei da Espanha era também o rei de Portugal, o que trouxe mais inimigos internacionais contra Portugal.
-
Outro produto que estava sendo desenvolvido na Bahia. Este ganhou consumidores não só na côlonia, como na Europa.
-
A mineração tornou-se intensa no Brasil. Muitas pessoas exploravam o interior do Braisl, e criavam vilas perto de minas para a mineração. Mesmo que houvesse muiitos problemas em relação as taxas postas sobre a população, o ouro serviu como base economica para Portugal e sua colonia.
-
Querendo conquistar o Braisl, a holanda conquistou a Bahia em 1624. No entanto, demorou apenas mais 1 ano que houvesse uma luta pela liberdade da Bahia, e a Holanda acabou perdendo.
-
Aqui, a piramide social da colonia estava divida em tres camadas: Primeira eram os senhorios, a segunda era a burguesia, e a terceira eram os escravos.
-
Criação do maior quilombo no Brasil, sendo criada por Zumbi. Este mostravasse uma opozição ao escravismo no Braisl. No entanto, ela acabou em 1694, quando Zumbi foi encontrado pelos Portugueses e foi executado.
-
A segunda tentativa da Hoalnda teve melhores resultados. Dessa vez, eles conquistaram Pernambuco. A Holanda apenas largou Pernambuco em 1654, quando a União Ibérica teve um fim e o rei de Portugal resolveou fazer uma trégua com a Hoalnada por paz em 10 anos.
-
Ocorrido no Maranhão,
-
Ocorrida em Pernambuco, foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes de Recife, os "mascates". Os comerciantes terminaram vitoriosos , o que apenas reafirmava o predomínio da capital mercantil sobre a produção colonial.
-
A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta de natureza separatista abortada pela Coroa portuguesa em 1789, na então capitania de Minas Gerais, no Estado do Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.
-
Com a invasão de Napoleão em Portugal, a familia real portuguesa foi obrigada a fugir do país e vir para sua colonia mais bem sucedida, o Brail.
-
O brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves
-
Os portugeses na Europa, sentindo prejuizo da familia real vivendo na colonia, decidiram se revoltar e obrigar Dom João VI a voltar para Portugal em 26 de abril de 1821, o que concedia seu filho, Dom Pdro, como regente do Brasil.
-
Querendo ficar no Brasil, Dom Pedro I rejeitou os decretos da Corte Portugesa, e, escrevendo um documento, ele decidiu ficar na colonia.
-
D Pedro I declrou a Independência do Brasil no dia 22 de setembro, o que "cortava"suas ligações coloniais com Portugal. Asiim, começou um nova era no Brasil: o Brasil Império.
-
Primeiro período que o Brasil é um país independente. Seu governo é uma monarquia, no qual houve três períodos de comando: Dom Pedro I, Regência e Dom Pedro II.
-
O país era governado por Dom Pedro I. Em 1824 foi criada também a primeira constituição, que declarava os quatro poderes.
-
Após muita pressão, Dom Pedro I abdicou seu trono para seu filho de 5 anos: Dom Pedro II. Devido a sua idade, regentes resolveram governar o país até que o menino tivesse idade o suficiente para a coroa. Asiim começ o período regencial.
-
Devido a idade de Dom Pedro II, regentes tomaram seu lugar para governar o país. Houve 3 governos na época, o primeiro era um grupo de 3 pessoas para o governo, o segundo ficou apeas uma pessoa no poder, e o terceiro durou até 1840, com o golpe da maioridade. Além disson, a camada popular nessa época ainda sofria com o governo.
-
A tentativa do Pará de se separa do Braisl ocorreu por um curto período de tempo, pois eles acabram perdendo em 1836, deixando 30 mil mortos.
-
Governo de Getúlio Vargas conhecido pela criação da nova constituição.
-
Padre Diogo Antônio Feijó, sozinho, governou o Brasil de 1835 a 1837.
-
Gueera do Farrapos, ocorreu no Rio Grande do Sul e foi um movimento separatista. Terminou em 1845.
-
Sucessor de Feijó, Lima dominou o BRaisl por 3 anos. Tudo acaou em 1840, com o Golpe da Maioridade, que levou Dom Pedro II ao poder.
-
Rebelião ocrrida na Bahia e acabou em 1838.
-
Evento que acabou com o periodo regencial e começou o reinado de D. Pedro II.
-
Tomando o trono com 14 anos, Dom Pedro II toma a liderança do Brasil. No entanto, o tempo passou e o rei perdeu a confiança de classes socias pelo Brasil, o que levou à independencia do Brasil em 1889.
-
Visto como o produto mais importante do Brasil, já que este era o café mais comprado mundialmente. Seu alge dura até 1930, quando houve a questão da bolsa de Nova York e Vargas tomar o poder. O café, além de ser importante na economia, afetou a politica do país também.
-
Chamada também da guerra do Paraguai, foi uma batalha entre Paraguai e a Triplice Aliança, formada pelo Brasil, Uruguai e Argentina, que foi a venceadora da batalha.A batalha foi devido ao território do Rio da Prata.
-
Lei que declarava livre os filhos de escravos , mas que não resolvia o probema de wescravidão no Brasil.
-
Princesa Isabel, que na ausência de D. pedro II assumira a Regência, promulgou a Lei Áurea, declarando extinta a escravidão no Brasil.
-
Período em que o país era governado por presidentes militares. Presidentes: Marechal Deodoro (1889-1891) - Floriano Peixoto (1891 - 1894).
-
Pe'riodo em que o país era governado pela oligarquia rural. Presidentes: Preudente de Morais (1894 -1898) - Campos Sales (1898-1902) - Rodrigues Alves (1902-1906) - Afonso Pena (1906-1909) - Nilo Peçanha (1909-1910) - Hermers de Fonseca (1910-1914) - Vencesláu Brás (1914-1918) - Delfim Moreira (1918-1919) - Epitácio Pessoa (1919-1922) - Artur Bernardes (1922-1926) - Washington Luis (1926-1930).
-
Época em que se alternava os presidentes do Brasil entre mineiros e paulistas. Nesta época havia também o cornelismo e o voto de cabresto, o que mantia esse tipo de politica oligarquica. Em geral, os fazendeiros de café que dominavam a sociedade, além de investir no desenvolvimento industrial no Brasil.
-
A quebra da bolsa de valores em Nova Yrok levou ao caos pelo mundo todo. Milhares de pessoas perderam seus empregos e se suicidaram. Aqui no Brasil, a maior consequencia foi a perda do maior comprador de café brasileiro, os EUA.
-
Armado pelo Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraiba, foi um golpe para derrubar o poder Oligarquico do comando do Brasil, o que impediu a posse De Julio Prestes ao Poder e deu um fim na República Velha. Em seu lugar entrou Getúlio Vargas como Presidente do Brasil
-
Getúlio Vargas vira o president do Brasil. Além disso, esta época foi conhecida por suas grandes decisões de mudar o país.
-
Vargas dissolveu o congresso e suspende a constituição vigente. Além disso, le limitou a autonomia dos Estados e nomeu interventores estaduais. Todas esta mudanças levou a Revolta Constitucionalista.
-
Revolução da oligarquia paulista, que estava insatisfeito com as mudanças feitas por Vargas pelo BrASIL. Para resolver o problema, Vargas decide criar a nova constituição de 34, o que leva ao segundo periodo de Vargas.
-
A ANL mostra ser ultranascionalista, no qual valorizava o Estado e era baseado no fascismo da Itália. Além disso, ele se opunham da ANL (Aliança Nacional Libertadora).
-
Segunda era em que Vargas está na presidencia no Brasil. Conhecido como o periodo da criação da nova constituição.
-
Nova Constituição:
-Voto secreto / para as mulheres / idade mínima de 18 anos.
-Elição direta para presidente da República.
-Incorporação da legislação trabalhista: Jornada de trabalho de 8 horas / Férias / Aposentadoria / Descanso Semanal renumerado / conquista do apoio das classes populares. -
Portando ideias comunistas, a ANL era um grupo antifascista. Além disso, ela se opunha à Ação Integralista Brasileira.
-
Getúlio da o golpe de estado e toma o poder do Brasil, começa uma ditadura.