-
-
Durante a pre colonizaçao que foi quando Portugal estava explorando o Brasil, fizeram o escambo que foi a troca de armamentos, muniçoes e espelhos de portugal com as tropas indiginas que davam-lhe o conhecimento do territorio e a explorçao do pau- brasil.
-
O TERRITORIO BRASILEIRO FOI DIVIDIDO ENTRE PORTUGUESES E ESPANHOIS. ESSA DIVISAO FOI CHAMADA DE TRATADO DE TORDESILHAS.
O PAU BRASIL FOI EXPLORADO POR ATE 30 ANOS APOS A CHEGADA DOS PORTUGUESES E DE ACORDO COM O TEMPO O PRODUTO FOI ACABANDO E OS FRANCESES COMEÇARAM A SE INTERESAR PELO PRODUTO E PELO TERRITORIO. ISSO FEZ COM QUE PORTIUGAL INICIASSE A COLONIZAÇAO EFETIVA DO TERRITORIO. -
Quase dez anos depois da conjuraçao mineira ocorreu na Bahia um novo movimento revolucionario. Era diferente da Conjuraçao mineira pelo menos em um aspecto: os conjurados baianos eram pobres. brancos, mestiços e negros. A maioria dos participantes da conjuraçao Baiana eram alfaiates, pedreiros, sapateiros e soldados. entra eles haviam muitos escravos. esse movimento ficou conhecido como Revolta dos Alfaiates.
-
-
O brasil se tornou independente que foi procalamado por D. Pedro.
-
D. pedro primeiro foi coroado imperador do Brasil alguns mese depois da proclamaçao da independencia.
-
A História do Brasil Imperial tem início em 7 de setembro de 1823 com a proclamação de Independência do Brasil por D. Pedro I. O término deste período é a Proclamação da República, ocorrida no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889. Durante esta época, o Brasil foi governado por dois imperadores: D.Pedro I e D.Pedro II. Entre os anos de 1831 e 1840, o Brasil foi governado por egentes.
-
No começo D. pedro fechou a assembleia constituinte e criou a primeira constituiçao em 1824.
Durante esse periodo surgiu a primeira constituiçao brasileira que garantia aos cidadoes o direito de propriedade, liberdade e segurança. O nome oficial do país muda de Brasil para Império do Brasil. Essa conmstituiçao exigi a existencia de quatro poderes.: o legislativo, judiciário, o executivo e o que D.pedro criou o moderador que era quando o imperador fazia a ultima decisao. -
Politicos de outras províncias reagiram contra a decisao de D.pedro I conhecida como o poder moderador. Como exemplo dessa autoritaria apontavam a dissoluçao da Assembleia Constituinte, a expulsao de deputados, a censura à imprensa e posiçao superior do poder moderador. A mais energetica ocorreu nas provincias do Norte. Havia varios motivos desta reaçao energetica, por exemplo quando os menbros da elite se preucuparam com a caida da exportaçao do açucar.
-
Envolvendo as forças do Brasil e da Argentina, uma guerra chamada de "Guerra de Cisplatina". Os dois países disputavam a posse da Banda Oriental. A guerra pronlongou-se e ninguém conseguiu uma vitória, entao argetinos e brasileiros fizeram um acordo no qual a região disputada seria um país independente, o Uruguai.
-
Entre as decadas de 1830 e 1840, varias revoltas questionaram a autoridade ainda em formaçao do governo central no Brasil. aproveitando-se das dificuldades que o governo enfrentava depois da absicaçao de D. Pedro I diversos grupos politicos lutaram por autonomia nas provincias. Para muitos estudiosos, essas lutas essas lutas poderiam ter ocasionado a divisao do pais, se nao tivesse havido energetica e violenta açao do governo central na epoca.
-
A primeira FASE VAI DE 1831 A 1837, quando prevaleceram as ideias dos liberais e certa autonomia nas provincias, e ficou conhecida como avanço liberal.
-
Em 7 de abril de 1831 D. Pedro I abdicou o trono em favor de seu filho Pedro de Alcantra, mais ele nao tinha idade suficiente para governar entao neste caso o pais devria ser governado por um conselho de tres regentes eleios pelo poder legislativo, ate que o herdeiro completasse 18 anos.
-
A Cabanagem foi uma grande revolta popular iniciada na província do Grão - Pará em 1835. dela participaram milhares de homens e mulheres pobres, negros, indigenas e mestiços que trabalhavam na extraçao de produtos da floresta e vivam em casaas simples e cabanas à beira dos rios. Por esse motivo, os revoltosos eram chamdos de cabanos.
-
A Revoluçao Farroupilha, tambem chaamda Guerra dos Farrapos, ocorreu no Rio Grande do Sl e foi a mais longa revolta da historia do Brasil. derou dez anos, de 1835 a 1845. Existem duas hipoteses para o nome da rebeliao. alguns estudiosos dizem que os soldados que lutaram nesse movimento vestiam uniformes esfarrapados. Outros atribuem o nome farrapos ou farroupilha ao apelido dado ao grupo politico dos liberais exaltados.
-
A segunda que vai de 1837 a 1840, foi denmiada regresso conservador. O poder central voultou a se fortalecer, as elitas provinciaisperderam parte da autonomia que haviam conquistado. Muitas das revoltas iniciadas ainda no período do avanço liberal também foram derrotadas.
-
Em 15 de novembro de 1889, representantes dops militares, cafeicultores e profissionais liberais levaram adiante o golpe que derrubou a Monarquia. Formaram então o primeiro governo provisório republicano.
-
teve seu início quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894. Assim que a monarquia foi derrubada, o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca guiou as decisões tomadas no Brasil. Neste periodo ocorreu a separaçao da Igreja e do Estado, foi instituido o casamento civil, o governo addotou o modelo liberal, as provincias se transformaram em estados, neste periodo o Enclihamento tambem ocorreu.
-
A primeira foi a revolta da Armada, na qual protestava contra o autoritarismo do governo.
-
Queriam o paralamentalismo e constituiçao própria. E assim Politicos civis recuperaram o comando do país, colocando um fim na repuplica dos militares.
-
Em setembro de 1893 ocorreu a Segunda Revolta da Armada, que tinha como objetivo de uma nova eleiçao.
-
Ficou conhecida como “política do café-com-leite” o arranjo político que vigorou no período da Primeira República (mais conhecida pelo nome de República Velha), envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado.
-
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
-
Foi a primeira revolta tenentista e teve a participacçao de 300 militares. Liderados pelos tenentes os homens que serviam o forte se revoltaram e tetaram impedir Arthur Bernardes de tomar a presidencia. Ocorreu porque durante a campanha, foi publicado no Jornal do Rio cartas atribuidas a Bernardes que ofendiam o exercito brasileiro. As cartas eram uma fraude. Tropas fieis ao governo isolaram os rebeldes, entretanto 17 tenentes e um civil combateram essas tropas e apenas dois tenetes sobreviveram
-
A coluna prestes aconteceu quando as duas forcças tenentistas se uniram e dedicaram-se a dirigir ao interior do Brasil, buscando o apoio da populacçao dos lugares por onde passavam para realizarem novas revoltas contra o governo. Assim nascia a chamada coluna prestes, pois ambas as tropas pasaram a ser lideradas por Luis Carlos Prestes.
-
Na revolta de 1924, os tenentes representavam toda a sociedade lutando contra as oligarquias politicas. Causaram novas revoltas em SP E RS. Foram liderados por Isodoro Dias Lopes e causaram mais de 500 mortes. Como a ofensiva armada do governo era mais forte as tropas tenentistas foram obrigadas a abandonar. Essa guerra durou 23 dias.
-
EM 1929 UMA GRAVE CRISE ABALOU A ECONOMIA E A POPULACÇAO DE VARIOS PAISES. O EPISODIO MAIS CONHECIDO FOI A QUEDA NO VALOR DAS AÇOES NEGOCIADAS NA BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK. PROVOCANDO A FALENCIA DE EMPRESAS E BANCOS E LEVANDO MILHOES DE TRABALHADORES A FICAREM DESEMPREGADOS.
-
os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo. Pela imposição do presidente, vários militares passaram a controlar.Dessa maneira, consolidou-se um clima de tensão entre as velhas oligarquias e os tenentes interventores.conflito teve maior força em São Paulo onde as oligarquias locais convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo Getúlio Vargas. originou-se a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.
-
COMO A CRISE OS NEGOCIANTES NAO PODIAM MAIS VENDER E NEM COMPRAR E ISSO AFETOU PRODUTORES E COMERCIANTES DE OUTRO PAISES QUE DEPENDIAM DISSO. FOI O CASO DO BRASIL QUE DEIXOU DE VENDER MILHOES DE SACAS DE CAFE PARA ESSE MERCADO FAAZENDO O PREÇO DESPENCAR 50%.
-
COMA DIMINUIÇAO DO PODER ECONOMICO DOS CEFEICULTORES, AS ALIANÇAS POLITICAS QUE DEFENDIAM E SUSTENTAVAM OS GOVERNANTES NA PRIMEIRA REPUBLICA, SE DESFEZ. ASSIM ALEM DOS PROBLEMAS ECONOMICOS HOUVE UMA DESAVENÇA ENTRE AS ELITES MINEIRAS E PAULISTAS QUANTO A INDICAÇAO DO CANDIDATO QUE SUCEDERIA O PRESIDENTE WASHINTON LUIS.
-
O Governo Constitucionalista durou de 1934 a 1937. Era basicamente o conflito entre duas alianças. Uma era a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a outra era a ANL (Aliança Nacional Libertadora). A AIB defendia a consolidação de um governo centralizado capaz de conduzir a nação a um “grande destino”. A ANL era favorável à reforma agrária, à luta contra o imperialismo e à revolução por meio da luta de classes. Vargas anulou a Constituiçao de 34 e governou por 15 anos.
-
O BRASIL TEVE TRES TIPOS DE PRODUTOS NA COLONIZAÇAO, O PAU BRASIL, A CANA DE AÇUCAR, E A MINERAÇAO.
-
-
-
Durante as Regencias, inumeras revoltas ocorreram nas províncias brasileiras. Diante dessa situaçao, Feijo teria afirmado que " o vulcao da anarquia ameaça devorar o Imperio."