-
O café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil, superando o açúcar, assim mudando o país e se expandindo para o Oeste Paulista e atraindo estrangeiros.
-
No final do século XIX, a parte central da cidade do Rio de Janeiro, era formada por ruas estreitas e sinuosas, ocupadas por cortiços, casas de cômodos, oficinas e outros edifícios, onde moravam trabalhadores que exerciam por ali mesmo suas atividades.
-
O marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República. Apesar das divergências que existiam sobre o tipo de república a ser constituída no país, as elites que dominavam a política em São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul defendiam o Feudalismo.
-
A primeira Constituição republicana, garantia que todos eram iguais perante a lei e também declarava que a República não admitia privilégios de nascimento nem reconhecia foros de nobreza, ordens honoríficas ou títulos nobiliárquicos e de conselho.
-
A Constituição estabeleceu eleições diretas para todos os cargos dos poderes Legislativos e Executivo e, consequentemente, excluindo todos os restantes na sociedade.
-
A crescente produção cafeeira acabou provocando graves problemas. Com uma produção maior do que a capacidade de consumo, os preços internacionais caíram, causando prejuízos e gerando dívidas.
-
Além de modernizar a cidade, era necessário erradicar as doenças epidêmicas da capital da república. Além das várias atitudes tomadas nesses caso, Rodrigues Alves enviou um projeto de lei ao Congresso que propunha a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola.
-
Marinheiros do encouraçado Minas Gerais se revoltaram contra a punição de um colega condenado a receber 250 chibatadas.
-
Um pregador itinerante de nome José Maria apareceu na região central de Santa Catarina. Ele afirmava ter sido enviado pelo monge João Maria (que quando vivo, era contra a instauração da República e acreditava que somente a lei da monarquia era verdadeira) se apresentando como um continuador de suas ideias.
-
O socialismo e o anarquismo foram eventos importantes entre os operários na Primeira República. Em 1917, os anarquistas lideraram uma grande greve em São Paulo.
-
A primeira revolta tenentista ocorreu no Rio de Janeiro. O objetivo era impedir a posse do presidente eleito Arthur Bernardes e, no limite, derrubar o governo.