-
Foi o período quando os cafeicultores mineiros e paulistas revezavam - se no poder. O primeiro presidente foi Marechal Deodoro da Fonseca.
-
Pode - se dizer que este foi um períodod de acerto de contas entre as forças políticas da monarquia - o lado forte e centralizado e o descentralizador. Ocorreram mudanças como: as províncias foram transformadas em estados e a capital (Rio Janeiro) se tornou o Distrito Federal, estado se separou da igreja, foram instituidos registros civis, foram encomendados um novo hino e uma nova bandeira e entrou
em vigor a grande naturalização. Foi criada uma nova constituição. -
Encilhar é preparar o cavalo para corrida. Este período foi reconhecido como tal pois a bolsa de valores estava tão movimentada que lembrava um hipódromo em dia de corrida. Naquela época, o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, ordenou a maior produção de dinheiro para disponibilizar capital para a cração de novos empreendimentos e o pagamento de operários. Porém, a medida teve consequências como: a falência de investidores e empresas, a criação de empresas - fantasmas, a inflação e a especulação.
-
Mudanças: Foi adotada a forma de governo republicana, federalista e presidencialista,
As províncias tornaram- se estados, que tinham poder de escolher seus próprios deputados e criar sua própria constituição,
Extinguiu - se o Poder Moderador e mantiveram - se os outros três
O voto foi garatido a homens maiores de 21 anos, contudo proibido a mulheres, religiosos , mendigos e militares, sendo que somente 2% da população votava. -
Em protesto contra o autoritarismo, trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil entraram em greve, juntamente com oficiais da marinha ligados ao jacobinos, que ameaçaram bombardear o Rio de Janeiro . Diante disso, Marechal Deodoro da Fonseca renunciou a seu cargo e Marechal Floriano Peixoto, antigo vice - presidente, assumiu o poder.
-
Floriano assumiu depois da renúncia de Deodoro, porém continuou gerando muitas revoltas, como a da Armada e a Federalista. Pela força que utilizava para resolver os problemas do país era chamado de "Marechal de Ferro". Aconteceram Revoltas como a da ARmada e a Revolução Federalista.
-
O Rio Grande do Sul era governado por Júlio de Castilhos, do Partido Republicano Gaúcho, cuja oposição era o Partido Federalista, os maragatos , adeptos ao parlamentarismo, a reforma da Constituição Gaúcha e a deposição de Castilhos e do Presidente. Acusando Peixoto de fraudar as eleições, os revoltosos uniram - se à mobilização da Armada e adentraram Santa Catarina e Paraná, com o intuito de atingir São Paulo - o que não concretizou - se, já que os manifestantes foram derrotados e nada mudou.
-
Em setembro de 1893, Custódio José de Melo comandou a Segunda Revolta da armada, na qual quinze navios, ancorados na baía de Guanabara, ameaçavam bombardear a capital caso o presidente não convocasse novas eleições - e eles o ffizeram, até março do ano seguinte. Não obstante, a revolta foi logo contida, quando, apoiado pelo Partido Republicano Paulista e pelas tropas do exército, o governo abrandou o movimento.
-
Influenciado pelo pensamento positivista, Marechal Deodoro da Fonseca, apesar de ser monarquista, se juntou aos republicanos e ao demitir o conselho de ministros e seu presidente, asim como depor o monarca.