-
Paul Baran , pesquisador da RAND, inventa o conceito básico de comunicação entre computadores, enviando
"blocos de mensagens" (pequenos pacotes de dados) -
Larry Roberts, um cientista da computação dos Estados Unidos, faz experiências com a conexão de computadores a longas distâncias.
-
Inspirado pelo trabalho de Licklider, Bob Taylor, da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) do governo
dos Estados Unidos, contrata Larry Roberts para começar a desenvolver uma rede nacional de computadores. -
A ARPANET (mais tarde renomeada para Internet) criou uma conexão bem-sucedida entre a Universidade da Califórnia em Los Angeles e o Stanford Research Institute. O texto dessa primeira mensagem seria "LOGIN", mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".
-
Bob Metcalfe inventa a Ethernet, uma maneira conveniente de conectar computadores e periféricos (como impressoras) numa numa rede local.
-
O TCP é melhorado com a adição do conceito de endereços de computador (protocolo da Internet ou endereços IP) para os quais o tráfego da Internet pode ser roteado. Isto estabelece a base do TCP / IP, a base da Internet moderna.
-
O DNS (Sistema de Nomes de Domínio) é desenvolvido, permitindo que as pessoas façam referência a endereços IP dificilmente memorizáveis (12.34.56.78) com nomes facilmente compreensíveis (como google.com).
-
O TCP / IP é oficialmente adotado como a forma padrão pela qual os computadores da Internet comunicam entre si.
-
O cientista da computação finlandês Jarkko Oikarinen inventa o IRC (Internet Relay Chat), que permite às pessoas criarem "salas" onde podem conversar sobre tópicos em tempo real com amigos online.
-
Marc Andreessen escreve o Mosaic, o primeiro navegador amigável, que mais tarde evolui para o Netscape e o Mozilla.
-
Oliver McBryan desenvolve o World Wide Web Worm, um dos primeiros motores de busca.
-
O comércio eletrónico começa efetivamente quando Jeff Bezos funda a Amazon.com e Pierre Omidyar cria o eBay.
-
Kevin Ashton concebe a ideia de que objetos do cotidiano, e não apenas computadores, podem fazer parte da Internet. Essa ideia agora é conhecida como Internet das Coisas.
-
Praticamente todos os países do mundo agora estão conectados à Internet.
-
O estudante de Harvard Mark Zuckerberg revoluciona as redes sociais com o Facebook , um site fácil de usar que conecta as pessoas aos seus amigos.
-
Tim O'Reilly publica o texto "What Is Web 2.0”.