-
2,5 milhões AC - No período paleolítico, nossos ancestrais construíam suas ferramentas com a utilização das pedras, facilitando a sua defesa e a caça para a sobrevivência.
-
A história da tecnologia segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e proteção. Tecnologia e educação são inseparáveis, a tecnologia dá o suporte para o desenvolvimento da educação e a educação se faz através das novas tecnologias. Traçando um paralelo entre a tecnologia antiga e a de hoje podemos perceber que o que mudou não é a tecnologia, e sim, a complexidade das técnicas usadas.
-
A descoberta do fogo foi ponto chave na evolução tecnológica. Com o fogo podiam assar seus alimentos, afugentar animais ferozes, aquecer-se do frio e iluminar as noites escuras.
-
Através da observação, o homem percebe que quando uma semente é lançada na terra , a mesma produz frutos, com o passar o tempo. Surge assim ,a agricultura onde nossos ancestrais passaram a ter vida mais sedentária e, consequentemente, vida em grupo.
-
No período neolítico ou idade dos metais, ocorre uma evolução nas ferramentas de caça e defesa. Nossas tecnologias são aliadas e com a utilização dos metais e do fogo são criadas novas ferramentas.
-
A invenção da Roda. Segundo algumas hipóteses, a roda foi inventada na Ásia, há 6000 anos, na Mesopotânia talvez. ... Os veículos com rodas, puxados nos primeiros tempos por bois, depois por asnos e finalmente por cavalos, pouparam muito trabalho e muito cansaço ao homem.
-
Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4.000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita.
-
As primeiras civilizações surgiram por volta do quarto milênio a.C. com a característica principal de terem se desenvolvido às margens de rios importantes, como o rio Tigre, o Eufrates, o Nilo, o Indo e do Huang He ou rio Amarelo. A Mesopotâmia é considerada o berço da civilização.
-
O dia 11 de março de 105 a.C. é considerado a data da invenção do papel. Neste dia, Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez. ... No entanto, a partir deste ponto, o papel passou a ser usado em larga escala em todo o mundo.
-
A invenção da máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de livros.
-
Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos, surgindo assim um início da globalização.
-
Revolução Industrial. As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram.
-
A Segunda Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XIX (c. 1850 - 1870), e terminou durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), envolvendo uma série de desenvolvimentos dentro da indústria química, elétrica, de petróleo e de aço.
-
A robótica é marcante na Terceira Revolução Industrial. O mundo, após a segunda metade do século XX, depois da Segunda Guerra Mundial, ingressou em uma etapa de profundas evoluções no campo tecnológico desencadeada principalmente pela junção entre conhecimento científico e produção industrial.
-
Essa nova fase será impulsionada por um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D e outros. A quarta revolução industrial não se define por cada uma destas tecnologias isoladamente, mas pela convergência e sinergia entre elas. Está ocorrendo uma conexão entre o mundo digital e o mundo físico.