-
Os hominídeos surgidos nesta época foram os Australopithecus, Homo habilis e Homo erectus . As tecnologias empregadas no período foram, por ordem crescente de complexidade, a olduvaiense, a acheulense e a clactoniense. Já eram dotados de organização social e a família já tinha importância no contexto da sociedade. Eram nômades e dominaram o fogo. Assim ensino do manuseio dessas tecnologias era passado entre o grupo. (Não está sendo possível inserir datas superiores 250.000 ac)
-
É nesse período que surgem os primeiros sambaquis (depósitos construídos pelo homem, feitos de materiais orgânicos e calcários, empilhados ao longo do tempo). Os povos eram nômades e permaneciam num determinado local até que se esgotassem os alimentos, quando então partiam; Nos sambaquis haviam conchas, restos de fogueiras e animais. Era também aí que enterravam os mortos de forma ritualística com tradições características daqueles grupos ou seja, um conceito primitivo de religião já se formava.
-
Neste período desenvolveu-se o homem de Cro-Magnon, que já é o humano moderno propriamente dito. Caçava animais de grande porte (mamute,bisão, renas) utilizando para isso armadilhas montadas no chão. A divisão do trabalho, existia sob a forma de cooperativismo primário. A caça era um objetivo comum e a sua partilha entre os membros do grupo era obrigatória. Caçavam juntos, enfrentando os mesmo perigos mas, em cerimônias festivas, faziam também a partilha coletiva.
-
A religião dos Cro-Magnon apresentava vários rituais: os mortos eram enterrados com ornamentos funerários e o corpo era preparado. Eles desenhavam animais nas paredes das cavernas, pensando em atrair para eles sorte para a caçada, mostrando o vínculo entre as necessidades de sobrevivência e os primeiros sinais da crença no sobrenatural. As paredes das cavernas eram usadas também para ensinar as tradições primárias daqueles povos para seus mais novos. São as figuras rupestres.
-
Chamada de Revolução neolítica, foi a transição em grande escala do estilo de vida de caçador-coletor-nômade para um agrícola e sedentário fixo. Também desenvolveram técnicas para cultivo de plantas para alimentação, formação de rebanhos e ainda a domesticação de animais como os primeiros canis e felis. Ferramentas como arados primitivos e outros tecnologias para facilitar a vida agrícola, bem como moer grãos e preparo de outros alimentos começaram a ser melhor desenvolvidas.
-
A história da escrita descreve a formação e a evolução de diversos sistemas de escrita que surgem na Idade do Bronze a partir da proto-escrita do final do Neolítico. O surgimento da escrita é um marco importante na história do mundo por demarcar a separação entre a história e a pré-história iniciando o registro dos acontecimentos.
-
A escrita surgiu como necessidade do desenvolvimento da economia e da sociedade. Por volta do ano 3000 a.C. na Mesopotâmia os sumérios desenvolveram uma escrita silábica para representar a língua suméria falada, método adotado também pelos acádios e que leva a criação dos alfabetos. Essas tábuas sumérias também são considerados os primeiros livros que se tem notícia.
-
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram. O ábaco são considerados as primeiras calculadoras manuais que se tem notícia.
-
O primeiro jornal que se tem notícia surgiu em Roma em 59 A.C e se chamava Acta Diurna. Ele nasceu do desejo de Júlio César de informar o público sobre os acontecimentos sociais e políticos e divulgar eventos programados para cidades próximas. O jornal era escrito em grandes placas brancas e expostas em locais públicos onde transitavam muitas pessoas. As Acta informavam os cidadãos sobre escândalos no governo, campanhas militares, julgamentos e execuções.
-
Os egípcios inventaram o papiro por volta de 3.000 A.C, a partir de uma planta do mesmo nome. Depois vieram os pergaminhos feitos de couro curtido de bovinos, bem mais resistentes. Finalmente, o papel seria inventado na China, 105 anos depois de Cristo (d.C.), por T’sai Lun.
-
A tecnologia medieval engloba todas as tecnologias no período da Idade Média, onde se desenvolveram as técnicas de fabricação e manuseio de vidros, as noções de navegação e cartografia, de perspectiva nas pinturas, a colheitadeira, os guindastes e as engrenagens diferenciais.
Instrumentos utilizados até hoje pelo homem, como a bússola e os mapas, também foram criados nessa época. Também aconteceu a invenção das caravelas, que tornaram possível a expansão marítima pelo mundo. -
Em 1447, a prensa, inventada por Johann Gutemberg inaugurou a era do jornal moderno e permitiu o livre intercâmbio de ideias e cultura, disseminando o conhecimento. Durante essa época, a classe média em ascensão, que correspondiam aos comerciantes, era abastecida de informações sobre o mercado por boletins informativos, que muitas vezes tinham um teor sensacionalista.
-
Hans Lippershey construiu em 1608 o primeiro instrumento para a observação de objetos a distância: o telescópio. O conceito que desenvolveu era a utilização desse tubo com lentes para fins bélicos. Com notícia da construção, Galileu Galilei, apresentou várias versões feitas por ele mesmo a partir de experimentações e polimento de vidro. Galileu logo apontou o telescópio para o céu noturno, sendo considerado o primeiro homem a usar o telescópio para investigações astronômicas.
-
La pascaline foi a primeira calculadora mecânica do mundo, planejada por Blaise Pascal em 1642.
-
A invenção de um primitivo dispositivo de escrever mecanicamente é atribuída a Henry Mill em 1714. Pellegrino Turri criou em 1808 o sistema de Teclado. O mecânico norte americano Carlos Thuber criou um modelo com maior rapidez de escrita (1843). As primeiras produzidas no fim do século XIX deixavam os datilógrafos “às cegas”: o mecanismo tampava o papel. Oliver Thomas, através criou um arranjo semicircular, que mantinha as barras de tipo afastadas da área de digitação.
-
Em 9 de maio de 1816, usando uma caixa de madeira, o francês Joseph Nicéphore Niepce conseguiu, pela primeira vez na história, gravar uma imagem numa folha de papel sensibilizado quimicamente.
-
Foi criado por Samuel Morse em 1837, mas foi utilizado pela primeira vez pelo seu inventor no ano de 1844. O código Morse que nasceu no ano de 1830 e foi baseado em códigos binários. No século 19 e começo dos 20, o telégrafo tornou-se o principal sistema de comunicação à longa distância. Seu principal emprego foi por indústrias, governos e também pelas forças armadas de vários países.
-
Em 1860 o físico escocês James Maxwell descobriu as ondas, que foram apresentadas somente em 1886 por Heinrich Hertz. Foi Hertz quem apresentou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. Padre Roberto Landell de Moura, faz a primeira transmissão de palavra falada, sem fios, através de ondas eletromagnéticas. O italiano Guglielmo Marconi estabeleceu em linha os sinais de rádio. À invenção, Marconi deu o nome de telégrafo sem fio.
-
Em 1875 Graham Bell e Thomas Watson fizeram uma experiência: cada um foi para uma sala observar o comportamento de emissão e recepção de eletroímãs. Em 1876, Graham Bell levou o telefone para a Exposição Internacional do Centenário da Independência Americana, que não teve boa aceitação dos juízes da época. Foi Dom Pedro II do Brasil, quem primeiramente se mostrou interessado pelo objeto e percebendo seu incrível funcionamento, despertou então os interesses dos juízes da exposição.
-
O mimeógrafo foi lançado em 1880 e utilizado pela primeira vez em 1887, mas sua utilização efetiva ocorreu apenas no século XX. Tornou-se muito útil em escolas para a multiplicação de textos educacionais a partir de uma matriz.
-
A primeira versão do retroprojetor foi o episcópio, inventado no início do século 20. O conceito de projeção com "lâmpadas mágicas" foi descrito em 1911 na Enciclopédia Britannica. Nos anos 1980, professores começaram a utilizar tais equipamentos para projetar imagens em movimento usando telas LCD. O primeiro destes projetores era monocromático, mas versões a cores tornaram-se disponíveis no final da mesma década.
-
Por volta de 1840 que começou-se a estudar a possibilidade de realizar transmissões de imagens a longa distância. Em 1942, o cientista escocês Alexander Bain conseguiu executar o primeiro envio de uma imagem, mas ainda estava longe de ser o que conhecemos hoje em dia. A primeira televisão funcional, foi desenvolvida por Philo Farnsworth. A intenção de Philo era promover programas educacionais a distancia.
-
O primeiro computador foi chamado de Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) e foi desenvolvido a pedido do exército americano, durante a Segunda Guerra Mundial. O computador ocupava uma área de 180m² e funcionava por meio de 70 mil resistores e 18 mil válvulas e precisava de 200 mil watts de energia. O processamento de dados era feito através de cartões perfurados manuseados por funcionárias do exército, reconhecidas hoje como as primeiras programadoras da história.
-
Em 1947, nos Laboratórios Bell, nos Estados Unidos, foi desenvolvido um sistema telefônico de alta capacidade, interligado por diversas antenas, sendo que cada era considerada como uma célula, originando o termo "celular". Joel Engel, um dos diretores da empresa, levantou o auscultador e ouviu do outro lado da linha a voz de Martin Cooper.
-
John McCarthy criou o termo em 1956, definida como "a ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes". Para desenvolver IA, os computadores precisam ter acesso a uma grande quantidade de dados, que é chamado de Big Data. Na educação, uma das principais vantagens desse recurso é o do aprendizado personalizado. Cada aluno tem um estilo único de aprender: máquinas otimizam este processo e permitem que os alunos possam ir direto ao ponto de acordo com suas necessidades.
-
A fotocópia foi introduzida pela empresa Xerox na década de 1960 - sendo até hoje seu nome sinônimo da mesma. Originalmente eram analógicas com uso de lentes na captura de imagem para a sua revelação, mas com a introdução da tecnologia digital passaram a usar CCD´s na captura de imagem e motores laser para a gravação da imagem. Sendo hoje em dia todas digitais, podem também ser multifunções para cópia, impressão, fax ou mesmo scanners.
-
Ao longo do século XX, computadores portáteis semelhantes aos tablets foram criados. Entre alguns exemplos podemos citar o Dynabook, criado por Alan Kay em 1968 que consistia em uma espécie de caderno digital, ou o Graphics Tablet, criado pela Apple no qual o usuário podia fazer desenhos e transferi-los para seu computador pessoal. Entretanto, pode-se dizer que o primeiro tablet da história, com a aparência que conhecemos hoje foi o GRiDpad Pen Computer, em 1989.
-
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano. No auge da Guerra Fria, a Arpanet era uma garantia de que a comunicação entre militares e cientistas persistiria, mesmo em caso de bombardeio. Eram pontos que funcionavam independentemente de um deles apresentar problemas.
-
O Apple II foi lançado em 1977 com teclado integrado, gráficos coloridos, sons, gabinete de plástico e oito slots de expansão.
-
Entre as novidades tecnológicas mais promissoras para a sala de aula, estão a realidade virtual e a realidade aumentada. A realidade virtual representa uma completa imersão em um mundo que não existe. Já a realidade aumentada faz o caminho inverso e acrescenta elementos virtuais ao contexto presente. O conceito de "realidade virtual" é creditado a Jaron Lanier em 1980, para diferenciar as simulações tradicionais feitas por computador de simulações envolvendo múltiplos usuários.
-
Um smartphone (palavra inglesa que significa "telefone inteligente") é um celular que combina recursos de computadores pessoais, com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas aplicativos executados pelo seu sistema operacional (SO - sistema operativo, ou OS – operating system), chamados simplesmente aplicações.
-
O termo é de Henry Jenkins em 2006. A transmídia permite que o conteúdo seja acessado por diferentes mídias de forma complementar. Seja permitindo o uso dos próprios dispositivos dos alunos como celulares, tablets e computadores pessoais ou mesmo explorando outras mídias off-line. Da mesma forma que é um grande potencial, existe o desafio de conectar informações e dados entre elas. A ideia é que o aprendizado se torne mais dinâmico e ative a autonomia de estudo em qualquer lugar.