Decreto3

Evolução histórica da contabilidade x da perícia contábil.

  • Jan 1, 1201

    Primeiros sinais da contabilidade 4000 a.c

    Primeiros sinais da contabilidade 4000 a.c
    Costuma-se dizer que a Contabilidade é tão antiga quanto à origem do homem. Se abrirmos a Bíblia em seu primeiro Livro, Gênesis, entre outras passagens que sugerem a Contabilidade, observamos uma “competição” no crescimento da riqueza (banho de ovelhas) entre Jacó e seu Labão (+/- 4.000 a.C.). Se a riqueza de Jacó crescia mais do que a de Labão, para conhecer esse fato era necessário um controle quantitativo, por mais rudimentar que fosse.
  • Dec 1, 1202

    Contabilidade no mundo antigo

    Contabilidade no mundo antigo
    Neste período se inicia as primeiras civilizações da era Cristã
  • Dec 5, 1494

    Contabilidade no mundo medieval

    Contabilidade no mundo medieval
    Nesta época se estudavam as técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros. No final do século XIII apareceu, pela primeira vez a conta "Capital" . O método das Partidas Dobradas teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região. O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos.
  • Dec 5, 1494

    Desenvolvimento cientifico do método das partidas dobradas

    Desenvolvimento cientifico do método das partidas dobradas
    Em 1.494, Luca Pacioli desenvolveu cientificamente o método das partidas dobradas – ainda hoje utilizado pela contabilidade. Com este método explica-se a origem e a aplicação dos recursos.
  • Contabilidade no Brasil

    Contabilidade no Brasil
    Em 1500 com a descoberta do Brasil, o país já iniciava os primeiros passos da história da área de contabilidade. Mas foi somente no século XVIII, no ano de 1770, para ser mais preciso que foi criada a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil. Esta regulamentação foi expedida por Dom José, rei de Portugal, onde exigia obrigatoriamente o registro de matricula daqueles que trabalhavam na área.
  • Primeira regularização da Profissão contábil no Brasil

    Primeira regularização da Profissão contábil no Brasil
    No ano de 1870, é realizada a primeira regulamentação do Brasil para a profissão contábil, através do Decreto Imperial n°4.475. Sendo assim a profissão de Guarda-Livros é avaliada como a primeira ocupação liberal regulamentada no Brasil.
  • Desenvolvimento da profissão

    Desenvolvimento da profissão
    Neste ano ocorreu a fundação do Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais. Logo depois surgem a Associação dos Contadores de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Contabilidade no Rio de Janeiro.
  • Constituição das atribuições do contador-perito

    Constituição das atribuições do contador-perito
    Decreto-Lei nº 9.295 de maio de 1946, organizou a profissão contábil e definiu atribuições em relação a competência legal quanto ao desenvolvimento de Perícias Contábeis. A partir desse decreto pode-se dizer que a perícia contábil foi institucionalizada no Brasil, criando o Conselho Federal de Contabilidade e as atribuições do contador
  • Atualmente

    Atualmente
    Hoje, além da fiscalização e do registro dos profissionais, os Conselhos Regionais possuem parcerias com o Conselho Federal e universidades, permitindo aos profissionais da área condições de se qualificarem, devido às cobranças do mercado de trabalho, além de apresentar para a sociedade serviços de qualidade.