-
O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), criado pela Resolução CFC n.º 1.502 , de 19 de fevereiro de 2016, e alterada pela Resolução CFC n.º 1.513, de 26 de outubro de 2016,
-
Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015, Código de Processo Civil brasileiro. Art. 156 O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico
-
Foram instituídas as normas de procedimentos de Pericias Contabeis: NBC TP 01 1.243/09 e NBC PP 01 1.244/09.
-
Resolução CFC nº 853/99 – Institui o Exame de Suficiência como
requisito para obtenção de Registro Profissional em CRC. -
Aprova o Código de Ética Profissional do Contabilista – CEPC
-
Lei nº 6.206/75 dá valor de documento de identidade às carteiras
expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional -
Em 1946 um decreto lei constituiu o conselho federal de contabilidade, as atribuições de um contador e a perícia contábil. Não podemos esquecer que nesse ano é que foi criado o curso superior de contabilidade.
-
Em 1939 o código de processo civil regulou a perícia contábil.
-
É organizada a câmara de Peritos Contadores do Instituto Brasileiro de Contadores
-
Criação do Instituto Brasileiro de Contadores.
-
Promulgação da Lei sobre peritos contabilistas em Portugal, que criou duas câmaras de peritos contabilistas.
-
Autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
-
A vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo – devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal.
-
Apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
-
Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.