HIstoria da arte - Luan Alves, Pedro Viana - 1PP

  • Period: 4000 BCE to

    Historia da arte

  • PRÉ Historia
    3500 BCE

    PRÉ Historia

    Quando se fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção vista como artística na Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Em geral, compreende pinturas realizadas em cavernas, gravuras esculpidas em rochas, esculturas, estatuetas etc.
  • Arte Egípcia
    3000 BCE

    Arte Egípcia

    A Arte Egípcia nasceu há mais de 3000 anos a.C. e está ligada à religiosidade, visto que a maior parte das suas estátuas, pinturas, monumentos e obras arquitetônicas se manifesta em temas religiosos. Assim, o interior dos templos, bem como as peças ou espaços relacionados com o culto dos mortos, eram artisticamente elaborados. Os túmulos são um dos aspectos mais representativos da arte egípcia.
  • Arte grega
    900 BCE

    Arte grega

    Por arte da Grécia Antiga compreende-se as manifestações das artes visuais, artes cênicas, literatura, música, teatro e arquitetura desde o início do período geométrico, quando, emergindo da Idade das Trevas, iniciou-se a formação de uma cultura original, até o fim do período helenístico, quando a tradição grega se dissemina por uma larga área entre a Europa, África e Ásia, abrangendo o intervalo de aproximadamente 900 até 146 aC, data em que a Grécia caiu sob o domínio romano.
  • Arte Bizantina
    313

    Arte Bizantina

    A Arte Bizantina é uma arte cristã que surge no período em que o Cristianismo passa a ser reconhecido como religião.
    Jesus, considerado uma ameaça para o Império Romano, foi perseguido e morto pelos romanos. Após sua morte, seus adeptos se escondiam em catacumbas para rezar,
    Até que em 313 o imperador Constantino outorgou o Édito de Milão, que proibia a perseguição a cristãos, então o Cristianismo começa a crescer. surgindo assim as igrejas cristãs e um novo estilo de arte.
  • Idade media
    405

    Idade media

    A arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tivessem temática religiosa.
  • Arte romanica
    1001

    Arte romanica

    A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Europa no século XI e que predominou nas construções de igrejas católicas. O estilo pode ser visto ainda em castelos e mosteiros, pinturas e tapeçarias.
    O estilo se desenvolveu em um período em que os países da Europa se recuperavam das invasões. Os movimentos artísticos do país não tinham um estilo unificado, sendo a arte românica a primeira em muitos anos a conseguir ter características espalhadas em várias regiões.
  • Arte Gotica
    1101

    Arte Gotica

    A arte gótica designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
  • Renacimeto
    1300

    Renacimeto

    Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os estudiosos, contudo, não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor
  • Arte barroca

    Arte barroca

    Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
  • Romantismo

    Romantismo

    O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os Estados nacionais na Europa.
  • arte contemporânea

    arte contemporânea

    A arte na Idade Contemporânea compreende-se no período entre a Revolução Francesa (1789) e o presente.
    Foi uma época caracterizada por revoluções e grandes transformações artísticas, demográficas, sociais, políticas, tecnológicas e econômicas.
    A principal característica da arte na Idade Contemporânea é a liberdade de expressão e atitude provocante. Também o uso da linguagem e vocabulário que escandaliza e humoristicamente critica a cultura e os tempos.
  • Arte Moderna

    Arte Moderna

    A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX. Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a pintura.
  • Neoclassicismo

    Neoclassicismo

    O Neoclassicismo foi um grande movimento artístico e cultural, que surgiu na Europa no início do século XVIII. Ele inovou aspectos na literatura, arquitetura, pintura e escultura, promovendo uma grande valorização das tradições greco-romanas. O movimento, que permaneceu até meados do século XX, teve forte influência do Iluminismo, pois em suas pinturas buscava-se ressaltar as formas e belezas das Artes Clássicas, desprezando um pouco o estilo detalhista encontrado nas artes do Barroco
  • realismo

    realismo

    O realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao romantismo. Entre 1850 e 1900 o movimento cultural, chamado realismo, predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes.
  • Impressionismo

    Impressionismo

    O impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa do século XIX, vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque ou Bela Época em português. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão: nascer do sol", de Claude Monet.