-
Gerolamo Cardano discute no seu livro "De Subtilitate" as diferanças nas forças eléctricas e forças magnéticas.
-
Primeiro a estudar sistematicamente a electricidade e o magnetismo publica “De Magnete”, onde explica que existem materiais que adquiriam a propriedade de atrair outros corpos, e chamou à força observada de eléctrica. Atribuiu essa electrificação à existência de um "fluido" que, depois de removido de um corpo por fricção, deixava uma "emanação".
-
Em 1660, Otto Von Guericke, inventa a primeira máquina electrostática, chamada de Elektrisiermaschine (maquina eletrica)
-
Observa que as forças eléctricas podem actuar através do vácuo.
-
Stephen Gray fez a distinção entre materiais condutores e isolantes eléctricos,bem como da indução electrostática.
-
Charles Francis Dufay descobriu que a electricidade produzida por fricção podia ser de duas classes – positiva ou negativa.
-
Em 1750, Benjamin Franklin descobre que os relâmpagos são o mesmo que descargas eléctricas e propõe a ideia de pára-raios que afastariam os raios das habitações, tornando estas mais seguras e menos sujeitas a fogos. Em 1752, Franklin apresenta os resultados da sua experiência com "papagaios de seda" à Royal Society.
-
Luigi Galvani, professor de Anatomia, descobre que as pernas de um sapo morto, que estava sobre uma placa metálica, sofriam uma contracção quando tocadas com um bisturi.
Constatou a presença do chamado "fluido de energia", revelou-se neste momento a bioeletricidade. -
O italiano Alessandro Volta, descobre que ocorre uma reacção química quando dois metais diferentes entram em contacto com uma solução ácida. Devido a esta reacção surge uma corrente eléctrica.
Em 1796, construiu a primeira pilha utilizando discos de cobre e zinco, separados por um material que continha uma solução ácida. -
André Marie Ampère desenvolve em 1820 o estudo e estabelece as leis do electromagnetismo. Em sua honra, foi atribuído o seu nome à unidade de medida de intensidade de corrente eléctrica - ampere [A].
Tambem em 1820, na Dinamarca Hans Christian Oersted descobre que uma corrente eléctrica fluindo num condutor é capaz de alterar a agulha de uma bússola. -
Em 1827, na Alemanha, George Simon Ohm descobre a relação entre corrente, tensão e resistência num condutor eléctrico surgindo uma das mais utilizadas expressões na electricidade , “ Lei de Ohm”.
-
Em 1830, nos Estados Unidos, Joseph Henry descobriu a “indução electromagnética” e a conversão do magnetismo em electricidade.
-
No ano de 1831, em Inglaterra Michael Faraday descobriu que se um condutor se movimentasse dentro do campo magnético de um íman, uma força electromotriz era induzida nos terminais do condutor.
-
No ano de 1833, na Alemanha Wilhelm Weber e Karl Gauss desenvolveram um telégrafo electromagnético que posteriormente foi aperfeiçoado por Werner Von Siemens e Samuel Morse.
No mesmo ano em Inglaterra Michael Faraday estabeleceu as leis da electrólise, da capacidade eléctrica e inventou o motor eléctrico, o dínamo e o transformador. -
Em 1864, na Inglaterra, James Maxwell desenvolveu as equações fundamentais do electromagnetismo. As Leis de Maxwell.
-
E em 1880, nos Estados Unidos, Thomas Edison desenvolveu a lâmpada eléctrica incandescente.
-
Em 1882, Thomas Edison, projectou e construiu as primeiras máquinas geradoras, uma em Londres e duas nos Estados Unidos. Ambas eram de pequeno porte e forneciam electricidade em corrente contínua.
-
Em 1886, nos Estados Unidos, George Westhinghouse inaugurou o primeiro sistema de energia eléctrica na Califórnia utilizando um transformador eficiente desenvolvido por W. Stanley.
No ano de 1887, já havia algumas máquinas na Califórnia que alimentavam cerca de 135.000 lâmpadas. A transmissão era feita em 1000 volts. -
Em 1890, na Sérvia, Nikola Tesla criou o sistema de geração de energia eléctrica trifásico, que passou a ser utilizado em 1896.