-
Esse tratado dividiu o mundo para dois paises: Portugal e Espanha.
-
Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500,
-
Nesta epoca, Brasil era uma colonia.
-
-
O Brasil foi conquistaddo oficialmente.
-
O Brasil foi dividido em capitanias Hereditarias. para ficar mais facil de governar.
-
A cana - de - Açucar começou a lucrar muito na europa e virou uma das principais economias do Brasil.
Quando começou a plantação foram formados os Engenhos. -
Só algumas Captanias Hereditarias sobreviveram como São vicente e Pernambuco.
-
Depois que as capitanias hereditaria falharam o Brasil criou um governo geral. O governo geral comandava o Brasil inteiro. A capital da época era Salvador.
-
-
Eles se revoltaram porque os conjurados baianos eram pobres, brancos, mestiços e negro. a maioria dos participantes eram alfaiates, pedreiros, sapateiros e soldados, por isso que foi chamado de REVOLTA DOS ALFAIATES. Elas queriam o fim da escravidão e da dominação portuguesa sobre o Brasil, a proclamação da republica, a permissão para que navios de todas as nações ancorassem nos portos brasileiros e a melhoria das condições de vida da população.
Eles falharam. -
A familia Real chegou ao Brasil porque Napoleão Bonaparte iria invadir Portugal.
A vida deles aqui no Brasil era uma vida de luxo. -
O Brasil virou Reino Unido e Algarves de Portugal porque a familia e a corte real estava morando no Brasil. A corte não achava certo ficar em uma colonia, então virou parte do pais de Portugal. A sede, agora, era localizada no Brasil.
-
No inicio do seculo 14 os pernambucanos sentiram o peso do aumento dos impostos, que sustentavam o luxo da coroa portuguesa no Rio de Janeiro. Por isso os pernambucanos se revoltaram contra o governo.
-
D. Pedro I declarou a Independencia do Brasil.
-
-
Começou o Primeiro Reinado do Brasil! Ouve varias revoltas no Brasil porcausa da falta dos direitos da população e também queriam a proclamação de uma República. Existia o partido portugues que queriam manter o reinado de portugal
-
Nessa época o Emperador tinha controle sobre tudo no imperio.
-
Essa Constituição de 1824 definia 4 poderes: Legislativo, Judiciário, Executivo and Moderador. O moderador tinha o poder sobre tudo e a todos. Ele tinha o poder maximo no imperio.
-
A confideração queria que os estados do Nordeste queriam se separar do Brasil. Um dos lideres famosos dessa confideração foi Frei Caneca.
-
Essa guerra ocorreu quando os Argentinos e os Brasileiros estavam lutnado por um pedaço pequeno de terra. Teve varios mortos, isso causou muitas pessoas a estarem contra o governo do D. Pedro I. No futuro, essa terra virou a Republica Oriental do Uruguai.
-
Depois da morte de D. Joao VI, os irmãos, D.Pedro e Miguel esatvam disputando a coroa Portuguesa. D.Pedro ficou com o Brasil e D.Miguel com Portugal. Depois que o D. Pedro foi abidicado, ele virou o rei de Portugal.
-
A falencia do Banco Do Brasil causou uma grande crise economica no Brasil.
-
Ele foi assasinado e isso causou revoltas contra o Governo.
-
-
Esse conflito tomou conta das ruas do Brasil. Portugueses e brasileiros entraram em choque, no episódio que ficou conhecido com Noite das Garrafadas.
-
D. Pedro I abidicou seu imperio ao seu filho de menor de idade porcausa de varios motivos, como: A confederação do Equador ,crise e mais.
-
-
Objetivos: Defendiam a volta de Pedro I ao poder, o regime absolista e centralizador. Setores Sociais: Comerciantes portugueses ligadosao antigo cómercio colonial, militares conservadores de alta patente e altos funcionários públicos. Figuras de Destaques: José Bonifácio de Andrada e Silva. Jornal: O caramuru, Associações: Sociedade Conservadora da Constituição e Sociedade Militar.
-
Objetivos: Defandiam a centralização do poder, a autonomia administrativa das provincias, o sistem federalista e muitos eram republicanos. etores: Proficionais Liberais, Pequenos Comerciantes, funcionarios publicos modestos e militares de baixa patente. iguras de Destaque: Cipriano Barata, Borges de fonseca, Miguel Fria, Rangel de Vasconcelos e Augusto May. Jornais: A malagueta, A sentinela da Liberdade. Associação: Sociedade Federalista
-
Entre 1830 e 1840, varias revoltas questionaram a autoridade ainda em formação do governo central no Brasil. Aproveitando - se das dificuldades que o governo enfrentava depois da abdicação de D. Pedro I, diversos grupos políticos lutaram por autonomia nas próvincias.
-
Morreu aos 36 anos de idade. Sua filha virou rainha de Portugal.
-
1835 - 1845 Foi uma revolta...
-
1835-1840
O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará. -
-
1837-1840 O objetivo era instituir o regime republicano na provincia enquanto o principe herdeiro ainda fosse melhor idade.
-
1838- 1841 Eles se revoltaram por causa da crise e tambem para ter melhroes condiçoes de vida.
-
A revolta dos Malês pode ser compreendida como um conflito que deflagrou oposição contra duas práticas comuns herdadas do sistema colonial português: a escravidão e a intolerância religiosa.
-
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
-
Foi denominado pela historiografia brasileira como “República da Espada” o período de 1889 a 1894 onde, o regime republicano, recém instalado no país, teve como presidentes dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.
-
-
-
-
Ficou conhecida como “política do café-com-leite” o arranjo político que vigorou no período da Primeira República, envolvendo as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais e o governo central no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos desses dois estados fossem eleitos à presidência de modo alternado.
-
-
-
-
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências européias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
-