-
Pela vinda dos portugueses para conquistar a terra que ja era deles de acordo com o tratado de tordesilhas.
-
Durante esse período Portugal limitou-se a enviar para o Brasil expedições de reconhecimento e de defesa e iniciou a extração do pau-brasil.
-
Portugal dava início à colonização efetiva de suas terras na América, visando compensar os efeitos negativos e, proteger seus domínios ameaçados pelas ambições estrangeiras.
-
Um reação de proprietários rurais do Maranhão, aos abusos cometidos pela Companhia de Comércio do Maranhão, instalada na região dois anos antes, em 1682, por ordem do governo português.
-
Os maus tratos, a supressão da liberdade e a forma violenta dos colonos portugueses ao lidarem com os escravos negros geraram uma concentração quilombola na região Nordeste do país que ficou conhecida como Palmares. O quilombo foi crescendo aos poucos, com a adesão de escravos fugitivos, até ocupar uma área territorial de cerca de 200 km².
-
Por volta do final do século XVII, os paulistas que residiam na capitania de São Vicente encontraram ouro no sertão. Este fato fez com que muitos garimpeiros e portugueses fossem para aquela região.
-
Foi rebelião de caráter nativista, ocorrida em Pernambuco entre os anos de 1710 e 1711, que envolveu as cidades de Olinda e Recife.
-
Várias manifestaçoes contra a Coroa Portuguesa no período colonial.
-
Foi a participaçao de pessoas ricas (fazendeiros, mineiros, padres) que queriam a continuaçao do trabalho escravo. Eles foram julgados, condenados e presos.
-
Foi a participaçao de pessoas pobres, principalmente a dos afaiates, que sempre sofriam e queriam a aboliçao da escravidao. Eles foram esquartejados, presos e enforcados. E o motivo dessa revolta foi de impostos, queiam melhores condiçao de vida e também queria que Brasil fosse livre.
-
Portugal estava preste a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, D. João, resolveu transferir a corte portuguesa para sua mais importante colônia, o Brasil. Contou, neste empreendimento, com a ajuda dos aliados ingleses.
-
Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi a designação oficial assumida em 16 de dezembro de 1815, a elevação do então Estado do Brasil (1621-1815), uma colónia portuguesa, a reino unido com o Reino de Portugal e Algarve, devido à transferência da família real e da nobreza portuguesa para o Brasil. Tal aconteceu por ordem do então Príncipe-regente Dom João Maria de Bragança (futuro Rei Dom João VI), após as invasões napoleônicas a Portugal.
-
Ums fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.
-
Termina em 7 de abril de 1831
- é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I.
- O governo de D. Pedro I enfrentou muitas dificuldades para consolidar a independência, pois no Primeiro Reinado ocorrem muitas revoltas regionais, oposições políticas internas.- Constituição de 1824, Guerra da cisplatina, Confederação do Equador,
-
em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, portanto, apto para assumir o governo. O 2º Reinado terminou em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.
O governo de D. Pedro II, que durou 49 anos, foi marcado por muitas mudanças sociais, política e econômicas no Brasil.- Revolução Praieira, Guerra do Paraguai, Ciclo do café *Imigraçao Crise No Império, Questão abolicionista
-
Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época.
-
Foi do ano de 1889 á 1991
- Floriano enfrentou protestos da oposição que não o aceitava como presidente.
- Floriano usou da violência para acabar com as duas revoltas da armada e federalista
- Apoiava a classe média menos favorecida tomando medidas eficazes para diminuir o custo de vida. -
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
-
Peixoto mandou construir casas, diminuir os altos valores dos aluguéis e até mesmo isentar os mais pobres de pagar os altos impostos cobrados
-
Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha brasileira. Foi feita por 17 militares e 1 civil que reivindicavam o fim das oligarquias do poder.
-
Foi o maior conflito bélico já ocorrido na cidade de São Paulo.
-
Foi um movimento político-militar brasileiro e ligado ao tenentismo.
- exigência do voto secreto
- defesa do ensino público
- obrigatoriedade do ensino primário para toda a população. -
Colocou fim à Primeira República Brasileira, conhecida popularmente como "República Velha" ou "República do Café com Leite".
-
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo.
-
Revolução de 1930, onde Getulio Vargas assume o poder durante 4 anos ate que se tenha criado uma nova constituição.
-
É o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.
-
anos entre 1831-1840
Quando o imperador D. Pedro I abdicou do poder em 1831, seu filho e herdeiro do trono D. Pedro de Alcântara tinha apenas 5 anos. A Constituição brasileira do período determinava, que o país deveria ser governado por regentes, até o herdeiro atingir a maioridade (18 anos).
- Regência Trina Provisória (1831), Regência Trina Permanente (1831 a 1835), Regência Una de Feijó (1835 a 1837), Regência Interina de Araújo Lima (1371), Regência Una de Araújo Lima (1838 a 1840).