-
O governo dos EUA proíbe a AT&T de entrar no comércio de software.
-
O software é distribuído com seu código-fonte e sem nenhuma restrição em grupos de software como SHARE (IBM) e DECUS (DEC).
-
IBM começou a distribuiarum sistema operacional para mainframes de modo muito similar ao Software Livre. Grupos de utilizadores como o do IBM 701, chamado SHARE, e o da Digital Equipment Corporation (DEC), chamado DECUS se formaram para facilitar a troca de software. Assim, no início, para aqueles que tinham acesso à tecnologia, o software era livre.
-
O Request for Comments (RFC), que descreve a primeira Internet (depois chamada de ARPANET), é publicado; Ken Thompson e Dennis Ritchie desenvolvem uma versão simplificada do MULTICS para um PDP-7.
-
Surge a ARPANET, precursora da Internet; A IBM começa a vender seu software separadamente, estabelecendo assim o início da indústria do software restrito.
-
Inicio da história do Unix BSD com a chegada do Unix à Universidade de Berkeley, na Califórnia; SPICE é colocado por Donald Pederson em domínio público.
-
A Arpanet atinge mais de 100 computadores.
-
Donald Knuth, da Universidade de Stanford, começou a trabalhar no TeX, distribuído como software livre.
-
Criados os primeiros projetos organizados de forma consciente para serem software livre, assim como foram estabelecidos os fundamentos éticos, legais e financeiros desse movimento.
-
IBM fecha acordo com Microsoft para que ela forneça o DOS para o PC, mas desconsidera a relevância do software e abre mão do copyright do DOS, abrindo espaço para a expansão da Microsoft, graças ao mercado de clones do PC surgido posteriormente.
-
Richard Stallman anuncia a criação do GNU e explica seus princípios para a necessidade de criação de um novo Unix; Menciona que serão necessários um núcleo, um editor e um compilador, entre outras ferramentas. No final ele pede contribuições na forma de máquinas, dinheiro e ajuda para escrever o software.
-
Richard Stallman funda a Free Software Foundation (FSF). A FSF define software livre baseado em 4 liberdades fundamentais:
Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo -
FSF cria o conceito de copyleft e a Licença GPL para garantir as 4 liberdades do software.
-
A FSF anuncia que pretende desenvolver um núcleo para o sistema GNU, chamado de GNU Hurd, com o objetivo de completar o sistema operacional.
-
Linus Torvalds, estudante finlandês da Universidade de Helsinki, de 21 anos de idade, divulgou sua 1ªmensagem mencionando o seu projeto de construir um sistema livre similar ao Minix, e obteve ajuda de diversos desenvolvedores, de diversas partes do planeta. Linus resolveu fazer experiências c/ o novo computador 386 q recebera na época. Ele conseguiu fazer c/ q um 1º esboço do que seria o núcleo de seu SO executasse 02 programas concorrentemente. Anunciou na Internet q tinha um protótipo de SO.
-
Surgiram as primeiras distribuições GNU/Linux, entre elas a SLS, que mais tarde deu origem ao Slackware (ainda distribuída atualmente). Isso levou à criação de uma competição no mundo dos sistemas empacotados em torno do GNU/Linux.
-
A versão 1.0 do Linux, a primeira a ser chamada de estável, foi liberada. Durante esse período, centenas de desenvolvedores se juntaram ao projeto para integrar todo o sistema GNU em torno do núcleo do Linux.
-
Criação da Open Source Initiative (OSI), defendendo a adoção do software livre por razões técnicas e sugerindo o uso da expressão open source ao invés de free software.
-
Netscape Communications Corporation libera o navegador Netscape Communicator como software livre. Este código se transformou dentre outros, no popular Mozilla Firefox e no Thunderbird
-
A Sun libera o código-fonte do seu StartOffice sob licença LGPL e é criado o projeto OpenOffice.org.
-
Mozilla Foundation é criada;
-
Primeira versão do Ubuntu e do Firefox são lançadas;
-
MandrakeSoft compra a empresa brasileira Conectiva e a americana Lycoris, resultando na Mandriva
-
Open Document Format (ODF), usado pelo OpenOffice 2.0, é reconhecido como padrão pela OASIS
-
Lançada a versão 3.0 do Linux em comemoção aos 20 anos de Software Livre.