-
*
-
*
-
O rei Anawrahta funda o primeiro estado birmanico no Pagan e adota o Budismo theravada
-
O rei da Birmania Bodawpaya conquista o reino de Arakan e os refugiaods fogem para Bengala
-
Inicialmente a Birmânia pertencia à colónia das ilhas britânicas e só posteriormente se tornam UMA COLÓNIA própria dos Britânicos.
A partir de aí desencadeou um grande contingente de Hindus e Chineses. -
-
separação e automização dos canis administrativos dos Birmaneses dos das minorias - aumrnto da autonomia das minorias.
Todo o aparelho administrativo estava guarnecido d eindianos -
Rohyngyas incluenm-se na população Indiana como um grupo médio de origem Indu
-
Os Rohingyas passam a ser conciderados Arakneses
-
Grã Bretanha separa a Birmania da India e converteu a uma colónia da Coroa Britanica
-
Japão ocupa Birmania com a ajuda do exercito independente da Birmania (BIA), treinado no Japão.
Com a saídaBritânica, os nacionalistas birmaneses atacam as comunidades muçulmanas, acusando-as de benefeciarem do governo britanico. O BIA transforma-se na Liga da Liberdade do Povo Anti Fascista (AFPFL) resistindo ao governo do Japão.
Da mesma forma os rohingyas começão um jihad em que massacram cerca de 20 000 budistas. -
Grã Bretanha liberta a Birmania da ocupação Japonesa com a ajuda dos nacionalistas birmaneses, liderados por Aung San Kyi e combatentes Rohingya, que se sentiam atraiçoados, pois os britânicos não cumpriam a sua promessa de autonomia para o estado de Arakan.
-
Birmania torna-se independente com Unu como primeiro Ministro. No seu primeiro Ano a nova republica da União da Birmania estava á beira do colapso.
As tensões existem com os Rohingyas, pois muitos queriam que Arakan se juntasse ao Paquistão de maioria muçulmana. O governo toma medidas, eliminando os funcionários Rohingyas.
A revolta de Mujahid( um grupo rebelde) cresceu rápidamente, de um mometo para o outro a maioria de Arakan estava nas mãos dos mujahid e de outros grupos rebeldes -
-
-
-
1º fase
-
Alguns Rohingyas resistem ao governo, liderados por grupos armados demoninados de Muyahidines. As insurgências colapsavam gradualmente.
-
De 1958 a 1962 odirigido por um governo de Salvação Nacional
- Guerra de Win
Existia um governo civil- regido pela constituição, príncipio da soberania popular -
A fação do partido de Unu ganha nas eleições, obtendo uma vitória decisiva, porém a promoção do budismo como religião do Estado e a tolerância dos separatismos irrita os militares.
-
-
Março de 1962, os Militares tomam o poder com um Golpe de Estado, argumentando que os politicos em disputa na Birmânia não seriamcapazes de manter o país unido.
A fação de Unu é derrubada no golpe militar, dirigida pelo general Win que aboliu o sistema federal e inaugurou "o caminho birmano até ao socialismo", nacionalizando a economia, formando um estado unido onde proibiu os jornais independentes. -
-
Abolição da constituição de 1947
Instituição de uma junta militar- Conselho revolucionário e sindicalismo sincronizado com a doutrina budista e o humanismo -
Governo de Ne Win- PresIdente do BSPP, logo +residente da Birmânia
-
- A Frente Nacional Democrática Nacional da oposição é formado por grupos minoritários, com base religiosa, criando pequenas guerrilhas. Aproximadamente15 000 de Rohingyas fugiram para o Bangladesh, para escaparem é perseguição religiosa.
-
A Lei de nacionalidade da Birmânia reconhece três categorias de cidadãos: cidadão; cidadão associado; cidadão neutralizado.
No entanto esta Lei nao reconhecia os Rohingyas como um dos 135 grupos étnicos legalmente reconhecidos no Myanmar -
O conselho para a restauração da lei e da ordem do Estado (SLORC) declara a Lei marcial, prendem milhares de pessoas, incluido defensores da democracia dos direitos humanos, remomeando a Birmania de Myanmar, alterando a capital de Rangoon, pra Yangon.
A lider da Liga Nacional pra a Democracia (MLD) Aung San Suu Kyi, filha de Aung San, está em prisão domiciliaria. -
Liga Nacional para a Democracia ganha as eleiçoes gerais comuma vitoria esmagadora, porém os resultados são comletamente ignorados pelos militares.
-
Suu Kyi recebe o Nobel da Paz devido ao seu compromisso, com uma mudança pacifica.
Mais de 250 000 Rohingyas refugiados fogem devido ao trabalho forçado, violações e perseguiçoes religiosas por parte do exercito do Myanmar rm Rakine. -
Rangún é forçado a celebrar um acordo com a ACNUR e concorda em devolver os Refugiados.
Entre 1992 e 2004, cerca de 230 00 Refugiados Rohingas foram voluntariamente repatriados para o Myanamr sob vigilância/proteção das Nações Unidas. -
Suu Kyi é libertada da prisão domiciliaria depois de 6 anos.
RSO e ARIF juntam-se e formam a Aliança Nacional Rohingya. -
O Governo começa a dar aos Rohingyas o "Certeficado de Registo Temporal ( TRCs), que concedia alguns direitos de movimento, emprego, porém essencial para obterem a licença de casamento, assim como a autorização para viajarem e poderem participar em processos politicos como por exemplo nas eleições nacionais.
-
A Aliança Nacional Rohungya converte-se na Organização Nacional Rohibgya de Arakan (ARNO).
-
Khin Nyunt torna-se Primeiro Ministro.
Propõe celebrar uma convenção em 2004 para redigir uma nova Constituição como parte de um " Caminho para a Democracia". -
A Rússia e a China vetam um projeto de resolução dos Estados Unidos no Conselho da ONU, que obrigava o Myanmar a parar de perseguir grupos minoritários e da oposição.
-
O Governo publica uma nova Constituição, ue "dá" 174 das cadeiras no parlamento ao exercito e proibe a lider da oposição, Suu Kyi, de ocupar o cargo.
Na mesma semana ocorre o referndo sobre a constituição de 2008, que fora condenado internacionalmente como um processo fraudolento. -
O Partido de Solidariedade Solidária e Desenvolvimento (USDP), apoiado militarmente reclama a vitória nas prmeiras eleições em 20 anos. Oas grupos da oposição alegão fraude generalizada, e as eleições são concideradas uma fachada.
Uma semana depois das eleições, Suu Kyi, a quem se tinha impedido de participar, é libertada da prisão domiciliária.
Thein Sein assume a posição de presidente de um novo Governo nomealmente civil. -
O presidente Thein Sein disse á Acnur que o Governo assumiria a responsabilidade das suas próprias nacionalidades étnicas, mas "não é possivel nem absoluto reconhecer os rohingyas fronteiriços legais, sendo que não são do nosso grupo étnico", dizendo ainda que os: "Rohingyas representam uma ameaça á segurança e á dos cidadãos e que deveriam estar restabelecidos em qualquer outro país que estivesse disposto a aceitá-los" já que alegam serem todos "infiltrados ilegais do Bangladesh"
-
Homens Rohingyas acusados de violar e matar uma mulher budista são condenados. Os nacionalista Budistas rspondem quiemando casa rohingyas, matando mais de 280 pessoas e desalojaram outras centenas.
Atos de violência Anti-Rohingya como os que sucedem, são caracterizados como crimes contra a humanidade, levada a cabo como sendo uma limpeza étnica.