-
Nessa época, a política da Rússia era a Monarquia absolutista e todo o poder estava com o czar, um soberano ido como eleito por Deus. Ele e sua família tinham enormes privilégios e a maior parte das terras.
-
Divergências entre Lênin e Martov sobre a aplicação do socialismo no país, os levou ao Congresso do Partido Operário Social - Democrata Russo para decidir qual medida seria tomada. Lênin ganhou o apoio do maior número de votantes, chamados de bolcheviques e seus opositores de mencheviques.
-
Os efeitos de uma disputa imperialista e os baixos salários dos trabalhadores, levaram à uma revolta popular operária, onde operários e famílias, desarmados, foram á sede do governo czarista com um abaixo-assinado. O pedido não chegou a ser entregue, já que soldados atiraram, por ordem. O evento foi chamado de Domingo Sangrento.
-
Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial com objetivo de controlar o acesso ao Mar Mediterrâneo pelo Mar Negro. Mandou 13 milhões de soldados despreparados para a guerra, assim tendo um resultado de 3 milhões de soldados mortos em pouco tempo.
-
Muitos trabalhadores e até soldados, marcharam em direção ao prédio do governo, invadiram o Palácio de Inverno e derrubaram o imperador. Assim, provlamando a República.
-
As medidas feitas pelo Lênin foram mal recebidas pelos monarquistas, mencheviques e liberais que com ajuda da Inglaterra, Estados Unidos e Japão formaram o Exército Branco para combater a revolução de Outubro. E para o combate aos mencheviques os bolcheviques organizaram o Exército Branco, que assim se iniciou a Guerra Civil que no final teve a vitória dos bolcheviques.
-
Foi implantado uma ditadura do Partido Comunista, novo nome dado ao grupo bolchevique que aboliu a liberdade de pensamento e de imprensa e obrigava os sindicatos e sovietes a obedecer às ordens . Assim fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que era formada por diferentes povos que habitavam o território russo.
-
As disputas pelo poder aumentaram após a morte de Lênin. A principal delas era a de Trotsky, comandante do Exército Vermelho e
defendia a extensão do socialismo em outros países, para proteger a União Soviética. Essa ideia opunha a de Stalin, no mais alto cargo político da União Soviética, que queria consolidar o socialismo para depois expandi-lo. Então, por manobras políticas, em 1927 Stalin expulsou Trotsky do Partido Comunista, do país e posteriormente ordenou matá-lo. -
O stalinismo foi uma brutal e sangrenta ditadura que durou até o ano de morte de Stalin. Ela enviava aos campos de trabalho forçado aqueles opostos ao sistema, obrigava os povos não russos a adotarem o idioma e viver de acordo com regras do governo, dava privilégios a cúpula do Partido Comunista, suprimia a liberdade de imprensa e de pensamento e forjava julgamentos sob tortura. Enquanto isso, Stalin era visto como um grande homem e era adorado pelos comunistas