-
Fim da dinastia Tudor e inicio da dinastia Stuart com o poder de Jaime I
-
Morte de Jaime I e seu filha Carlos I assumiu o trono da inglaterra. Seu governo caracteriza-se pela adoção de medidas que buscavam fortalecer o absolutismo
-
carlos I foi obrigado a assina a Petição de direitos. A petição de direitos era um documento que limitava o poder do rei.
-
Carlos I desolveu o parlamento
-
Inicío dos conflitos entre o rei e o parlamento
-
A guerra civil estava sendo dispotada por dois exercitos um era do rei que estava sendo apoiado pelos lordes, parte da burguesia principalmenta a alta burguesia, parte da gentry, os anglicanos e os catolicos formando o exercitos dos cavaleiros. do outro lado o exercito dos Cabeças redondas que representava o parlamento comandodo por olivier Cormwell. Esse exercito contava com o apoio da outra parte da burguesia, os restantes dos gentrys, camponeses, trabalhadores urbanos e os puritanos.
-
Em 1649 termina a guerra civil entre Carlos1 e Oliver Cromwell
-
Em 1651 Cromwell e Lambert derrotaram aos restos do exército realista em Worcester.
-
O Rump, o Parlamento Residual, era muito impopular no Exército e em todo país. Cromwell não conseguiu as reformas que pretendia e dissolveu o Rump em 20 de abril de 1653.
-
Morre Cromwell e seu filho Carlos2 assume o reino.
-
O sistema de monarquias é novamente adotado pelo rei.
-
morete de Carlos II e Jaime II assumie o trono continuando a dinastia stuart e invasão de James scott.
-
Em 1688, Jaime II promulgou a Declaração de Indulgência, pela qual se suprimiram as leis penais contra os católicos e os dissidentes. junho, a rainha Maria deu à luz James Francis Edward, abrindo assim a possibilidade de uma sucessão católica.
-
rei Jaime II da dinastia Stuart foi removido do trono da Inglaterra, substituído por sua filha, Maria II e pelo seu genro, o nobre holandês Guilherme, Príncipe de Orange.