-
Publicação de “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin.
-
-
GREGOR MENDELO monge austriaco Gregor Mendel descreve as leis básicas da hereditariedade a partir de um estudo sobre sucessivas gerações de ervilhas verdes e amarelas. Concluiu que existiam elementos autónomos que controlavam as características hereditárias. A sua obra não será levada em conta até princípios do século XX.
-
O suíço Friedrich Miescher isola, a partir do pus humano e do esperma do salmão, uma substância com alto teor de fósforo que chama de "nucleína", posteriormente denominada "ácido desoxirribonucléico" (ADN).
-
Walter Flemming descobre o comportamento dos cromossomos durante a divisão celular.
-
O biólogo americano Thomas Morgan chega à conclusão, através de experiências com drosófilas -- moscas-das-frutas -- de que as características hereditárias são transmitidas pelos genes alojados dentro dos cromossomos. Esta descoberta marca o nascimento da genética.
-
Oswald Avery, Colin MacLeod e Maclyn McCarty demonstram que o DNA é hereditário,abolindo de vez a tese de que as informações genéticas estariam guardadas nas proteínas.
-
James Watson e Francis Crick descobrem como é feita a molécula de ADN. Possui a forma de uma dupla hélice em espiral, com apenas quatro peças, revelando uma simplicidade surpreendente. O ADN ocupava o lugar dos genes, um termo que havido sido proposto em 1909 por W. L. Johannsen, para substituir o pangene que Hugo de Vries inventara para designar os factores heredifactores hereditários. Só um ano mais tarde, em 1910, Thomas H. Morgan começou a estabelecer a relação entre genes e cromossomas.
-
Jo hin Tjo e Albert Levan anunciam que o corpo humano está formado por 46 cromossomos (23 pares). George Palade, fisiologista americano, descobre os ribossomos, organelas da células onde se dá a fabricação das proteínas. Jacques-Lucien Monod e François Jacob, biólogos franceses, descobrem uma substância, o RNA mensageiro, e revelam que nem todos os genes se manifestam no organismo.
-
Stanley Cohen e Herbert Boyer, dois bioquímicos americanos, constroem um DNA recombinado com fragmentos de moléculas e o introduzem numa bactéria. Ao se reproduzir, a bactéria multiplica o DNA modificado. Nasce aí a chamada Engenharia genética.
-
Fred Sanger, Walter Gilbert e Allan Maxan descobrem um mecanismo para sequenciar os pares de bases do DNA.
-
Kary Mullis inventa a Reação em Cadeia da Polimerase, ou PCR, o que permite a produção de cópias ilimitadas de sequências de DNA a partir de uma única molécula.
-
Generaliza-se o cultivo de plantas transgénicas. Cria-se o consórcio público do genoma humano, formado por científicos de 20 países e incrementado desde 1990 por organismos públicos dos Estados Unidos e da Grã Bretanha. A empresa Celera Genomics, criada pelo cientista norte-americano Craig Venter. Craig propôs-se patentar as sequências aleatórias do genoma que o seu laboratório se encontrava a decifrar, ainda sem conhecer a suas funções. Realiza-se o 1º. procedimento de uma terapia genétic
-
É publicado, pela revista "Science", o primeiro sequenciamento de um organismo livre, a bactéria Haemophilus influenzae.
-
André Goffeau, coordenador do consórcio de mais de cem laboratórios, publica pela primeira vez a sequência completa do material genético de um ser vivo complexo, a levedura (fermento) do pão, conhecida pelo nome científico de Saccharomyces cerevisiae. Anunciado o nascimento da ovelha Dolly, o primeiro clone gerado a partir de células não sexuais de um mamífero adulto, pela equipe do geneticista escocês Ian Wilmut.
-
O genoma privatiza-se:a empresa Celera anuncia que em 2001 decifraria o genoma humano.
R. Yanagimachi aparece com 31 ratos clónicos, oito dos quais procediam por sua vez de clones. É o ano da Bolsa para as empresas de engenharia genética. Conclui-se o primeiro genoma de um organismo multicelular, o verme caeorha bditis elegans. -
A 26 de Junho de 2000, cinco anos antes do previsto, o genoma humano é dado por decifrado nas suas partes essenciais. Esta revolucionário descoberta é anunciado simultaneamente na China, Japão, França, Alemanha, e Grã-Bretanha e EUA. É publicada a sequência do genoma da mosca-do-vinagre, com cinco cromossomas.
-
James D. Watson e J. Craig Venter são os primeiro indivíduos a terem seus genomas individuais completamente sequenciados
-
Cientistas criam célula a partir de genoma sintético.