-
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.
Sendo utilizado para calculos como subtração e adição. -
No século XVII, o escocês John Napier construiu tabelas móveis para multiplicação, feitas de marfim.Essencialmente este dispositivo era uma tabela de multiplicar com partes móveis.
-
A régua de cálculo é um aparato de cálculo que se baseia na sobreposição de escalas logarítmicas. Os cálculos são realizados através de uma técnica mecânica analógica que permite a elaboração dos cálculos por meio de guias deslizantes graduadas, ou seja, réguas logarítmicas que deslizam umas sobre as outras
-
Essa calculadora era capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar números ate 6 dígitos, indicando o resultado através de um toque de sino, por isso ficou conhecida como relógio calculador.
-
Uma calculadora na qual as operações de soma eram realizadas girando as engrenagens em um sentido e as operações de subtração no sentido oposto, enquanto que as operações de multiplicação utilizavam vários giros da soma manualmente.
-
Conseguiu automatizar totalmente o tear mecânico controlado pela grande fita perfurada. O sistema permitia que os padrões dos tecidos fossem definidos pela maneira como os fios eram levantados ou abaixados. Pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável da história.
-
Máquina capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas: a Arithmometer. Esta foi a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso. Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e com a assistência do usuário efetuava as divisões.
-
Recebeu uma bolsa do governo para projetar uma calculadora com capacidade para calcular até a vigésima casa decimal.A construção da máquina, no entanto, excedeu em orçamento e tempo na sua construção, foi inclusive o projeto mais caro que o governo britânico já havia financiado.
-
Uma máquina de propósito genérico, utilizando uma programação através de cartões perfurados que poderiam ser utilizados para armazenar ideias abstratas, sejam elas instruções ou números, e que poderiam ser referenciados posteriormente, adontando para sua máquina o conceito de memória.
-
Introduziu inovações em sua descoberta: a fita de papel foi substituída por cartões. Estes viriam a ser o elemento básico das máquinas IBM de processamento de dados de algumas décadas atrás.
-
O surgimento da International Business Machines, criadora de dirversos computadores da primeira geração
-
Foi construída usando uma
combinação de dispositivos eletromecânicos, incluindo muitos relés, e foi usada na Segunda Guerra
Mundial em cálculos de trajetória. Sua velocidade, contudo, era muito limitada, devido ao uso dos
cartões e relés. O MARK I media 18 metros de comprimento por 2,5 metros de altura, tendo mais
de 700 quilômetros de cabo -
A calculadora de Zuse totalmente mecânica, mas ainda utilizando o sistema binário foi finalizada em 1938, entretanto, nunca funcionou com confiabilidade por problemas de precisão em suas peças. A máquina seguinte de Zuse, o Z3 foi finalizada em 1941. Ela era baseada em relés telefônicos e funcionou satisfatoriamente. O Z3 passou a ser o primeiro computador programável.
-
O Atanasoft Berry Computer também conhecido como ABC, foi o primeiro computador a usar válvulas termiônicas, inventado por John Atanasoff e Clifford Berry em 1939.
O computador tinha válvulas eletrônicas, utiliza números binários, capacitores e tinha 1 quilômetro de fios. -
A primeira geração de computadores modernos tinha como principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas,
-
O Colossus foi um computador inglês projetado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. A máquina ocupa uma sala inteira e tinha com função decodificar mensagens trocadas entre soldados nazistas, permitindo que os Aliados antecipassem e neutralizassem os movimentos inimigos.
-
ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. A máquina foi criada pelos cientistas norte-americanos Jonh Eckert e John Mauchly, da Eletronic Control Company. Era um projeto militar americano para o cálculo da trajetória de morteiros através de tabelas.
-
EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer), foi um dos primeiros computadores eletrônicos. Ao contrário do ENIAC que operava com base em codificação decimal, o EDVAC foi projetado para utilizar códigos binários e manter os programas armazenados na memória, respeitando a arquitetura de von Neumann.
-
Baseado na revolucionária teoria de Von Neumann (pensada por ele a partir do funcionamento do EDVAC), o UNIVAC I (Universal Automatic Computer) era bem menor que seus predecessores. Tinha "apenas" vinte metros quadrados e um massa de cerca de cinco toneladas. O computador recebia as instruções de cartões magnéticos e não mais de cartões perfurados.
-
O computador IBM 650 foi disponibilizado publicamente nos USA pela IBM em Dezembro de 1954. Media 1,5 m X 0,9 m X 1,8 m e tinha uma massa de 892 Kg. O IBM 650 era indicado para resolver problemas comerciais e científicos. A empresa projetou a venda de 50 exemplares do computador.
-
Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminui em muito tamanho do hardware. Evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar.
-
O IBM 7030, também conhecido por Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Ele era utilizado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época.
-
Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente.
-
Esta máquina já trabalhava com dispositivos de entrada e saída modernos para a época, como discos e fitas de armazenamento, além da possibilidade de imprimir todos os resultados em papel.
-
Em 1970, a empresa lançou seu primeiro produto, o AM2501, um chip que fazia cálculos lógicos. Foi o começo de uma estrada de sucesso, que pode ser observada hoje, já que a empresa faz frente aos processadores mais poderosos da Intel, inclusive causando muita polêmica sobre qual das duas empresas fabrica os melhores equipamentos.
-
Tem como marco inicial o surgimento do microprocessador, a redução no tamanho dos computadores foi muito grande. Surgem muitas linguagens de alto-nível e nasce a teleinformática, transmissão de dados entre computadores através de rede.
-
Paralelamente a Apple, Bill Gates fundou a Microsoft, que também desenvolvia computadores principiais. No começo de sua existência, no final dos anos 70 e até meados dos anos 80.
-
Steve Jobs (fundador da Apple) sempre foi conhecido por ter um lado artístico apurado, portanto, em sua opinião, um computador deveria representar de maneira gráfica o seu funcionamento, ao contrário de luzes que acendiam e apagavam.
-
Os computadores Lisa e Macintosh, foram os primeiros a usarem o Mouse e possuírem a interface gráfica como nós conhecemos hoje em dia, com pastas, menus e área de trabalho.
-
Os computadores de Quinta Geração têm como característica o uso de "Circuitos Integrados em uma Escala Muito Maior de Integração". como é o caso da micro miniaturização do microprocessador F-100, que mede somente 0,6 cm quadrados e é pequeno o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha!
-
Simon, um aparelho da IBM que começou a ser comercializado em 16 de agosto de 1994. O primeiro aparelho que uniu o serviço de telefonia celular à tecnologias de computação era um trambolho, naturalmente. Ele pesava 500 gramas e mal cabia no bolso de seus donos.