- 
  
   A palavra Biblioteconomia é composto por três elementos gregos: biblion (livro); théke (caixa); nomos (regra) com adição do sufixo ia. Etimologicamente, é o conjunto de regras pelas quais os livros são organizados em espaços apropriados. A palavra Biblioteconomia é composto por três elementos gregos: biblion (livro); théke (caixa); nomos (regra) com adição do sufixo ia. Etimologicamente, é o conjunto de regras pelas quais os livros são organizados em espaços apropriados.
 Erguida em Nívine aproximadamente em 690 A.C., é considerada a primeira biblioteca do mundo. Foi construída pelo rei Assurbanipal II, e guardava um acervo de 25 mil placas de argila com textos em cuneiforme.
- 
  
   A história da Biblioteconomia data desde o surgimento da Biblioteca de Alexandria, em 288 a.C., A Grande Biblioteca de Alexandria em Alexandria , Egito , foi uma das maiores e mais significativas bibliotecas do mundo antigo . Foi criada com a finalidade de reunir e classificar todos os conhecimentos registrados em forma documental. A história da Biblioteconomia data desde o surgimento da Biblioteca de Alexandria, em 288 a.C., A Grande Biblioteca de Alexandria em Alexandria , Egito , foi uma das maiores e mais significativas bibliotecas do mundo antigo . Foi criada com a finalidade de reunir e classificar todos os conhecimentos registrados em forma documental.
- 
  
   Konrad Gessner 1516-1565, botânico e bibliófilo, deu uma grande contribuição à classificação, e registrou livros em Latim, grego e hebraico. No século XVI, elaborou um catálogo o qual chamou de Bibliotheca Universalis. Konrad Gessner 1516-1565, botânico e bibliófilo, deu uma grande contribuição à classificação, e registrou livros em Latim, grego e hebraico. No século XVI, elaborou um catálogo o qual chamou de Bibliotheca Universalis.
- 
  
   A primeira biblioteca brasileira surgiu dentro de uma instituição de ensino dos Jesuítas no Brasil Colonial. No Colégio da Bahia em 1568. A primeira biblioteca brasileira surgiu dentro de uma instituição de ensino dos Jesuítas no Brasil Colonial. No Colégio da Bahia em 1568.
- 
  
   Primeiro bibliotecário foi o jesuíta português Antônio Gonçalves em 1604, na biblioteca do Colégio Bahia. Não havia curso de formação de bibliotecários no Brasil. Primeiro bibliotecário foi o jesuíta português Antônio Gonçalves em 1604, na biblioteca do Colégio Bahia. Não havia curso de formação de bibliotecários no Brasil.
- 
  
   Francis Bacon 1561-1626, com a obra Chart of Learning, publicada em 1605, deu grande contribuição aos estudos modernos sobre classificação. Francis Bacon 1561-1626, com a obra Chart of Learning, publicada em 1605, deu grande contribuição aos estudos modernos sobre classificação.
- 
  
   A partir do século XVI, há disseminação da informação e a laicização do conhecimento, com isso, começam a surgir as bibliotecas nacionais no século seguinte,além de ser publicado o primeiro livro destinado a apoiar a organização das bibliotecas: Avis pour dresser une bibliothéque 1627 de Gabriel Naudé . A partir do século XVI, há disseminação da informação e a laicização do conhecimento, com isso, começam a surgir as bibliotecas nacionais no século seguinte,além de ser publicado o primeiro livro destinado a apoiar a organização das bibliotecas: Avis pour dresser une bibliothéque 1627 de Gabriel Naudé .
- 
  
   Jacques-Charles Brunet 1780-1867, no Manuel du Libraire et de l’Amateur des Livres, publicado em 1810, apresenta uma bibliografia internacional de livros raros surgidos até a época de sua publicação. Para facilitar a consulta a esse manual, Brunet elaborou um sistema que chamou de Table méthodique.Esse sistema foi usado na Europa por mais de um século, principalmente nos arranjos bibliográficos. Jacques-Charles Brunet 1780-1867, no Manuel du Libraire et de l’Amateur des Livres, publicado em 1810, apresenta uma bibliografia internacional de livros raros surgidos até a época de sua publicação. Para facilitar a consulta a esse manual, Brunet elaborou um sistema que chamou de Table méthodique.Esse sistema foi usado na Europa por mais de um século, principalmente nos arranjos bibliográficos.
- 
  
   A criação dos primeiros cursos da área de Biblioteconomia. A criação dos primeiros cursos da área de Biblioteconomia.
 Primeiro curso de Biblioteconomia da École Nationale des Chartes, na França, em 1821
- 
  
   Anthony Panizzi Bibliotecário que junto com seus colaboradores elaborou as 91 regras de catalogação, denominadas Rules for the Compilation of the Catalog: Catalogue Printes Books in British Museum, publicado em 1839. As regras de Panizzi iriam influenciar muito as práticas de catalogação , de tal modo que uma de suas características é defendida até hoje: a valorização da folha de rosto. Anthony Panizzi Bibliotecário que junto com seus colaboradores elaborou as 91 regras de catalogação, denominadas Rules for the Compilation of the Catalog: Catalogue Printes Books in British Museum, publicado em 1839. As regras de Panizzi iriam influenciar muito as práticas de catalogação , de tal modo que uma de suas características é defendida até hoje: a valorização da folha de rosto.
- 
  
   Charles Ammi Cutter 1837-1903 publicou em 1876 a obra Rules for a Printed Dictionary Catalog. Tabela de Cutter é usada até hoje pelas bibliotecas, sendo conhecido por muitos como o pai do catálogo dicionário. Charles Ammi Cutter 1837-1903 publicou em 1876 a obra Rules for a Printed Dictionary Catalog. Tabela de Cutter é usada até hoje pelas bibliotecas, sendo conhecido por muitos como o pai do catálogo dicionário.
- 
  
   Melvil Dewey Inventou o Sistema de Classificação Decimal de Dewey CDD, tomando o universo como base para a divisão ordenar suas classes principais sistemas de classificação de livros-se na classificação de Francis Bacon e, assim, desenvolvido um para a classificação de classificação de livros usando classes decimais de 000-999, dividindo os livros de ficção não em 10 categorias. Melvil Dewey Inventou o Sistema de Classificação Decimal de Dewey CDD, tomando o universo como base para a divisão ordenar suas classes principais sistemas de classificação de livros-se na classificação de Francis Bacon e, assim, desenvolvido um para a classificação de classificação de livros usando classes decimais de 000-999, dividindo os livros de ficção não em 10 categorias.
 Dewey é considerado o "pai da Biblioteconomia moderna".
- 
  
   A criação dos primeiros cursos da área de Biblioteconomia segue com o segundo curso de Biblioteconomia de Columbia University, em 1887, nos Estados Unidos. A criação dos primeiros cursos da área de Biblioteconomia segue com o segundo curso de Biblioteconomia de Columbia University, em 1887, nos Estados Unidos.
- 
  
   Em 1888, na Clerkenwell Public Library, James Duff Brown cria o único sistema de classificação da Inglaterra, o livre acesso às estantes. Em 1888, na Clerkenwell Public Library, James Duff Brown cria o único sistema de classificação da Inglaterra, o livre acesso às estantes.
- 
  
   Henry Bliss cria o esquema de Classificação Bibliográfica, chamado também de Bliss Classification ou pela forma abreviada BC em 1908 Henry Bliss cria o esquema de Classificação Bibliográfica, chamado também de Bliss Classification ou pela forma abreviada BC em 1908
- 
  
   Primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil foi criado em 1911, na Biblioteca Nacional. Primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil foi criado em 1911, na Biblioteca Nacional.
 O ensino de Biblioteconomia surgiu a partir do Decreto 8.835 de 11 de Julho de 1911, que estabeleceu a criação do primeiro curso de Biblioteconomia.
- 
  
   Em 10 de abril de 1915, na Biblioteca Nacional, foi inaugurada a primeira turma de formação do curso de biblioteconomia no Brasil. Em 10 de abril de 1915, na Biblioteca Nacional, foi inaugurada a primeira turma de formação do curso de biblioteconomia no Brasil.
- 
  
   O curso de Biblioteconomia Nacional parou de funcionar em 1923 devido às mudanças instituídas em regulamento do Museu Histórico Nacional que estabelecia a criação do Curso Technico. O curso de Biblioteconomia Nacional parou de funcionar em 1923 devido às mudanças instituídas em regulamento do Museu Histórico Nacional que estabelecia a criação do Curso Technico.
- 
  
   O segundo curso foi criado em São Paulo em 1929 no Mackenzie College e recebeu influência americana tecnicista da Columbia University. Chamava-se “Curso Elementar de Biblioteconomia” e foi orientado pela americana Dorothy Muriel Gedds Grop. O segundo curso foi criado em São Paulo em 1929 no Mackenzie College e recebeu influência americana tecnicista da Columbia University. Chamava-se “Curso Elementar de Biblioteconomia” e foi orientado pela americana Dorothy Muriel Gedds Grop.
- 
  
   O curso de Biblioteconomia Nacional voltou as suas atividades em 1931. O curso de Biblioteconomia Nacional voltou as suas atividades em 1931.
- 
  
   Shiyali Ramamrita Ranganathan considerado o maior bibliotecário do século XX .Criou o primeiro esquema de classificação facetado do mundo, criou as cinco leis da Biblioteconomia: 1) Os livros são para serem usados; 2) Para cada leitor seu livro; 3) Cada livro para seu leitor; 4)Poupe o tempo do leitor, com o corolário: poupe o tempo dos profissionais; 5) A biblioteca é um organismo em crescimento. Shiyali Ramamrita Ranganathan considerado o maior bibliotecário do século XX .Criou o primeiro esquema de classificação facetado do mundo, criou as cinco leis da Biblioteconomia: 1) Os livros são para serem usados; 2) Para cada leitor seu livro; 3) Cada livro para seu leitor; 4)Poupe o tempo do leitor, com o corolário: poupe o tempo dos profissionais; 5) A biblioteca é um organismo em crescimento.
- 
  
   Em 1936 o Mackenzie College encerrou suas atividades na area. Em 1936 o Mackenzie College encerrou suas atividades na area.
- 
  
   Em 1936, foi criado o curso de Biblioteconomia do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo por Rubens Borba de Moraes Em 1936, foi criado o curso de Biblioteconomia do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo por Rubens Borba de Moraes
- 
  
   Curso de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica – Campinas 1945 Curso de Biblioteconomia da Pontifícia Universidade Católica – Campinas 1945
- 
  
   Curso de biblioteconomia da Universidade federal do Rio Grande do Sul 1947 Curso de biblioteconomia da Universidade federal do Rio Grande do Sul 1947
- 
  
   Curso de Biblioteconomia do Departamento de Documentação e Cultura do Recife 1948 Curso de Biblioteconomia do Departamento de Documentação e Cultura do Recife 1948
- 
  
   Curso de Biblioteconomia em Pernambuco 1950 Curso de Biblioteconomia em Pernambuco 1950
- 
  
   Curso de Biblioteconomia em Minas Gerais 1950 Curso de Biblioteconomia em Minas Gerais 1950
- 
  
   Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná 1952 Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paraná 1952
- 
  
   Curso de Biblioteconomia em Manaus 1955 Curso de Biblioteconomia em Manaus 1955
- 
  
   Curso de Biblioteconomia de São Carlos – SP 1959 Curso de Biblioteconomia de São Carlos – SP 1959
- 
  
   Em 1962 a Biblioteconomia foi elevada a status de profissão de nível Superior. Em 1962 a Biblioteconomia foi elevada a status de profissão de nível Superior.
 Padronização das disciplinas ministradas nas escolas por meio do primeiro Currículo Mínimo em 1962 surgiu a partir da obrigatoriedade dos diplomas de Biblioteconomia ser registrados na Diretoria d Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura. Foi estabelecida pela Lei 4.084/62, que dispões sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício.
- 
  
   O curso de Biblioteconomia na UnB teve seu início juntamente com a criação da Universidade no ano de 1962, porém só em 1964 é criada, oficialmente, a Faculdade de Biblioteconomia e Informação Científica. O curso de Biblioteconomia na UnB teve seu início juntamente com a criação da Universidade no ano de 1962, porém só em 1964 é criada, oficialmente, a Faculdade de Biblioteconomia e Informação Científica.
- 
  
   Em 1982 o conselho Federal de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Escolas de Biblioteconomia e Documentação (ABEBD) e professores de diversos cursos de Biblioteconomia, estabeleceu o 2º Currículo Mínimo de Biblioteconomia com matérias divididas em três grupos: matérias de fundamentação geral, matérias instrumentais e matérias de formação profissional. Em 1982 o conselho Federal de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Escolas de Biblioteconomia e Documentação (ABEBD) e professores de diversos cursos de Biblioteconomia, estabeleceu o 2º Currículo Mínimo de Biblioteconomia com matérias divididas em três grupos: matérias de fundamentação geral, matérias instrumentais e matérias de formação profissional.
- 
  
   As Diretrizes Curriculares Nacionais especificam para o ensino de Biblioteconomia foram estabelecidas em 2001 por meio do Parecer CNE/CES 492/2001 do conselho Nacional de Educação/Câmara superior de Educação. Esse documento definiu o perfil dos formandos da área, enumerou as competências e habilidades necessárias ao egresso direcionando o conteúdo curricular. As Diretrizes Curriculares Nacionais especificam para o ensino de Biblioteconomia foram estabelecidas em 2001 por meio do Parecer CNE/CES 492/2001 do conselho Nacional de Educação/Câmara superior de Educação. Esse documento definiu o perfil dos formandos da área, enumerou as competências e habilidades necessárias ao egresso direcionando o conteúdo curricular.
