-
A primeira de muitas conquistas portuguesas na expansão em África, ocorreu em 22 de agosto de 1415. Conquistada principalmente por causas políticas, religiosas, sociais e económicas.
-
Com apenas 15 tripulantes, Gil Eanes foi o primeiro navegador português a dobrar o cabo. O navegador conseguiu perceber que a maneira mais fácil seria navegar afastado da costa, coisa que nunca tinha sido feita antes. As dificuldades passadas na passagem do mesmo levaram à criação do mito da existência de monstros, enquanto não passavam de tempestades.
-
Esta cidade foi conquistada principalmente com intenções comerciais e de conhecer as terras a para lá do Cabo Bojador.
-
A data da descoberta e o descobridor são incertos mas pensa-se que tenha sido Diogo Gomes ou Alvise Cadamosto ou António da Noli entre 1456 e 1460.
-
A conquista foi realizada com 25 mil homens e 220 embarcações a comando de D. Afonso V. A superioridade da artilharia portuguesa foi uma facilidade nesta conquista.
-
O assalto à praça de Arzila foi composto por 500 navios e 30000 soldados, a comando de D.Afonso V. Esta cidade tornou-se mais tarde no entreposto comercial mas mais tarde abandonada em 1550.
-
Em 1437, os portugueses já a tinham tentado conquistar com apenas 6000 homens, mas infelizmente não foi bem sucedida. Depois da conquista de Arzila, os moradores de Tânger perceberam que a sua cidade seria o último alvo e abandonaram-na. D. João não perdeu tempo e ocupou a cidade.