-
Conjunto de conquistas realizadas pelos portugueses em viagens e explorações marítimas entre 1415 e 1543 impulsionados pela Reconquista, pela procura de alternativas às rotas do comércio no Mediterrâneo além de conhecer as terras além das Canárias e voltar ao reino cheio de mercadorias. E ainda trazer para a fé de Cristo todas as almas que se quisessem salvar, segundo o pensamento da época.
Assista ao vídeo que ilustra muito bem o feito histórico
https://www.youtube.com/watch?v=lS_UYBPSTds&t=35s -
Em 1415, Ceuta foi ocupada pelos portugueses visando o controlo da navegação na costa norte Africana, evento geralmente convencionado como o início da expansão portuguesa
Uma armada com 212 navios saiu de Faro a 7 de agosto de 1415. D. João I, determinado a conquistar Ceuta, comandava uma expedição militar com mais de 20 mil homens. Apanhados de surpresa, os mouros não resistiram e a cidade foi facilmente tomada. -
Em 1418, deu-se o redescobrimento da ilha do Porto Santo por João Gonçalves Zarco e mais tarde da ilha da Madeira por Tristão Vaz Teixeira. Os arquipélagos da Madeira e das Canárias despertaram, desde cedo, o interesse tanto dos Portugueses como dos Castelhanos; por serem vizinhos da costa africana, representavam fortes potencialidades económicas e estratégicas
-
Santa Maria é a primeira ilha cuja descoberta é oficialmente divulgada no ano de 1427. É pois aceitável que o navegador português Diogo de Silves no retorno de uma viagem à Madeira, tenha descoberto em 1427 as ilhas do arquipélago dos Açores. Esta teoria baseia-se na legenda do portulano de Gabriel Valseca datado de 1439.
-
A primeira passagem pelo cabo deve-se ao navegador português Gil Eanes, em 1433. A passagem do Cabo Bojador foi um dos marcos mais importantes da navegação portuguesa. Derrubou os velhos mitos medievais e abriu caminho para os grandes descobrimentos. Ao passar o Cabo Bojador, os navegadores portugueses entraram em mares até então desconhecidos, enfrentando inúmeros perigos.
-
Gil Eanes e Afonso Gonçalves Baldaia descobrem Angra de Ruivos e chegam ao Rio de Ouro, no Saara Ocidental.
-
Nuno Tristão chega ao Cabo Branco com Gonçalo Afonso. O contorno da costa africana já é cartografado em grande parte.
-
Dinis Dias foi um navegador português, escudeiro do Infante D. Henrique, e em 1442 reconheceu o Cabo Branco, já identificado por Nuno Tristão, em 1441, e percorreu a zona do golfo de Arguim. Em 1444 descobriu o Cabo Verde.
-
O Rei Afonso V encomenda o mapa-mundi que reúne o conhecimento geográfico da época ao veneziano Fra Mauro, que no ano de 1459 faz o mapa da imagem que podemos ver
-
Lopo Gonçalves descobre o Cabo Lopez, na boca do rio Ogoué e é creditado como o primeiro a cruzar a linha do equador e chegar ao Hemisfério Sul. Em 1474 Lopo Gonçalves e Rui de Sequeira atingem o cabo de Santa Catarina. A partir daqui já se observa o "Cruzeiro do Sul", famosa constelação que aponta ao sul.
-
Em 1488 Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a dobrar o Cabo das Tormentas. Na esperança de abrir novos caminhos às descobertas portuguesas o cabo foi rebatizado como sendo da Boa Esperança. A Viagem de Bartolomeu bem ilustrada:
(https://www.youtube.com/watch?v=nVhMiSGGls0) -
1497 Vasco da Gama sai de Lisboa a caminho da Índia e em 17 de Maio de 1498, a frota alcançou Kappakadavu, próxima a Calecute.
-
A frota de Cabral era formada por nove naus, três caravelas e uma naveta de mantimentos, tinha como objetivo oficializar as terras do Brasil como terras portuguesas e ir à Ìndia e voltar carregado com especiarias.
-
Diogo Lopes de Sequeira atravessou o golfo de Bengala e chegou a Sumatra e Malaca (Malásia).
-
Jorge Álvares é o primeiro europeu a aportar à China, na Ilha de Lintin, no estuário do Rio das Pérolas. O sucesso comercial desta viagem levou a novas viagens até às costas do sul da China. Ali, os portugueses procuravam porcelanas, sedas e outras mercadorias raras chinesas.
-
1519 - Iniciou a que foi a primeira viagem de circum-navegação, saindo de Lisboa cerca de 240 homens distribuídos em cinco caravelas. Em abril de 1521, na região das atuais Filipinas, Magalhães morreria durante um confronto com os nativos. Caberia ao novo capitão, o espanhol Juan Sebástian Elcano, concluir a missão em 1522 voltando à Europa. Acompanhe o vídeo dessa aventura:
https://www.youtube.com/watch?v=5WKjvk9fiPE