-
Foi o período em que militares governaram o país de uma forma ditatorial. Nesta época, pessoas foram perseguidas e houve muita repressão.
-
-Militares no poder.
-
Foi posto no poder como forma de impedir que os comunistas dominassem o país. Era um militar sorbone e instituiu os primeiros quatro Atos Institucionais, no qual o primeiro dava o poder para os militares.
-
-Fortalecimento do Executivo
-eleições indiretas para presidente
-Bipartidarismo
-Cassação de Mandatos -
-Eleições indiretas para prefeito e governador
-
-Nova Constituição
-
Este militar era da linha dura. Porem, seu governo foi dominado por varias rebeliões, como o caso Márcio e a passeata dos 100 mil. Por este motivo criou a AI-5, que permitia a censura, tanto, que iria reprimir a oposição. No entanto, este Ato Institucional não foi usado muito por ele, pois morreu de um derrame cerebral.
-
Este foi o período de maior investimento estrangeiro no Brasil. No entanto, por causa disto, os pobres empobreceram e os ricos enriqueceram, fazendo com que a desigualdade aumentasse.
-
- Congresso podia ser fechado -Poderes presidenciais ilimitados
- Suspendeu os Habeas corpos
-
Já que Costa e Silva havia morrido, por lei, o vice deveria assumir. Mas, como o vice era civil, a junta militar, liderada por Aurélio de Lira Tavares, tiraram no do poder, e governaram ate a posse de um novo presidente.
-
O presidente da linha dura que assumiu o poder para substituir Costa e Silva foi Médici. Este usou muito o ato criado por Costa e Silva. Tanto que este foi o período com mais repressão de toda ditadura.
-
Mesmo sendo da linha dura e parte dos anos de chumbo, prometeu uma abertura gradual e segura para reconstituir a democracia. Neste período, a economia teve seus piores momentos.
-
Este presidente foi o ultimo presidente durante a ditadura. Este era sorbone e criou a lei da Anistia trouxe de volta as eleições diretas.