-
Mar 1, 1500
Cãmara escura
A câmara escura representa um dos fundamentos da fotografia.Não se sabe o seu surgimento ao certo;há registros na Grécia Antiga, China e Oriente.Mas foi na Renascença que esta invenção foi utilizada para a propagação retilínea da luz. -
Mar 20, 1500
Haletos de prata
A utilização dos sais de prata para a captação da imagem fotográfica é conhecido desde o século XV.Os grãos (cristais) formados por haletos de prata são expostos à luz por um pequeno período de tempo e são sensibilizados na presença dela. Esse princípio de sensibilizar compostos químicos sensíveis à luz deu origem aos primórdios da fotografia em preto e branco. -
Mar 20, 1566
Georg Fabricius
O alquimista renascentista Georg Fabricius registra as propriedades fotossensíveis da prata.Os haletos de prata modificam-se rapidamente com a ação da luz enegrecendo-se proporcionalmente à medida que recebe luz. -
Impacto da câmara escura
Os estudos sobre perspectiva entre os séculos XVII e XVII fora muito influenciados pelo uso da câmara escura.Contudo,a câmara escura não podia estabilizar a imagem obtida. -
Ângelo Sala
O físico-químico Ângelo Sala estudou o escurecimento de alguns compostos de prata pela exposição à luz do Sol.Até então, se conhecia o processo de escurecimento e de formação da imagens efêmeras sobre uma película dos referidos sais, porém havia o problema da interrupção do processo. -
Johann Henrich Schulze
O professor de medicina da Universidade de Aldorf, Johann Henrich Schulze conseguiu a projeção de uma imagem com uma duração de tempo maior, contudo,não conseguiu detectar o motivo do aumento do tempo. Continuando suas experiências, Schulze colocou à exposição da luz do sol um frasco contendo nitrato de prata, examinando-o algum tempo depois, percebeu que a parte da solução atingida pela luz solar tornou-se de coloração violeta escura. Notou também, que o restante da mistura continuava com a cor -
Carl Wilhelm Scheele
O químico sueco Carl Wilhelm Sheele também comprovou o enegrecimento dos sais devida à ação da luz. -
Nicéphore Nièpce
Considerado um dos pioneiros da fotografia, Nicéphore Nièpce iniciou seus experimentos fotográficos em 1793, porém as imagens desapareciam rapidamente.Ele conseguiu imagens que demoraram a desaparecer em 1824 e o primeiro exemplo de uma imagem permanente ainda existente foi tirada em 1826. Ele chamava o processo de heliografia e demorava oito horas para gravar uma imagem. -
Experiências com sais de prata
Diversos registros relatam experiências com os haletos de prata na captação de imagem, entre os queis destacamos os anos de 1727,1763,1777 e 1800. -
Louis Daguerre
Nièpce e Daguerre formaram uma sociedade que levou ao uso de placas revestidas de prata (cujo primeiro uso tem de ser creditado a Niépce) quando, na sequência de numerosas experiências, um novo químico foi introduzido e que se provou decisivo para o método de Daguerre - iodo. -
Daguerreótipo
Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo. Após um incêndio no seu diorama a 8 de Março de 1839, ficou acordado uma pensão anual de 4.000 Francos para Daguerre e Isidore Niépce (herdeiro de Joseph Nicéphore Niépce) acrescidos de mais 2.000 Francos para Daguerre pelos "segredos do diorama".
Daguerre ficou implicitamente reconhecido como o pai do daguerreótipo . -
Fox Talbot e Hercules Florence
A fotografia não foi inventada apenas por uma pessoa. Ao invés disso, foi o resultado de favoráveis condições económicas, políticas e sociais bem como critérios científicos, observações afortunadas e intuição de algumas mentes inteligentes. Durante um período de dois anos (1839 - 1840) a fotografia deu passos decisivos através do trabalho de estudiosos como Fox Talbot ou Hércules Florence cujos estudos e descobertas tiveram lugar na mesma altura que os estudos de Daguerre e Nièpce. -
As primeiras imagens
O funcionamento do daguerreótipo se dá da seguinte maneira: uma placa de prata é sensibilizada com vapor de iodo, assim forma o iodeto de prata sobre a mesma. Depois da formação do iodeto, a placa é exposta à luz por meio de uma câmara escura, por cerca de 25 minutos. O contato com a luz transforma os cristais de iodeto de prata em prata metálica, que forma uma imagem latente, imagem esta que pode ser revelada com o uso do vapor de mercúrio. -
As primeiras imagens
Depois deste processo então é o momento de promover a fixação da imagem na placa. Isto é possível através da utilização do hipossulfito de sódio. O hipossulfito solubiliza toda a quantidade não reagida de iodeto e depois disto então é só lavar a lâmina e a imagem captada estará fixa na mesma, sob a forma de uma liga brilhante. -
As primeiras imagens
O resultado é em positivo e em baixo relevo, e possui grande quantidade de detalhes. No entanto, a placa deve ser protegida com um cristal e ser fechada hermeticamente – sem contato com o ar – para evitar a perda da imagem, pois a superfície é muito delicada. -
Frederick Scott Archer
foi um escultor inglês que inventou em 1851 a emulsão de colódio úmida, método que viria substituir os processos utilizados pelo daguerreótipo e o calótipo. -
Frederick Scott Archer
O processo consistia numa solução de piroxilina em éter e álcool, adicionada com um iodeto solúvel, com certa quantidade de brometo, e cobria uma placa de vidro com o preparado. Na câmara escura, o colódio iodizado, imerso em banho de prata, formava iodeto de prata com excesso de nitrato. com tiossulfato de sódio. -
Frederick Scott Archer
Ainda úmida, a placa era exposta à luz na câmara, revelada por imersão em pirogalol com ácido acético e fixada com tiossulfato de sódio. Em 1864, o processo foi aperfeiçoado e passou-se a produzir uma emulsão seca de brometo de prata em colódio. -
George Eastman
Ao revestir uma palca de vidro com emulsão de gelatina, Eastman desenvolveu uma chapa fotográfica seca e patenteou na Inglaterra e nos EUA. -
George Eastman
Fundou a Kodak e o filme fotográfico, fato que popularizou a fotografia. -
A fotografia no século XX
No século XX, o processo fotográfico já possuia todas as ferramentas para o registro de imagens de alto nível. -
Camera Brownie
A construção de lentes mais precisas e o desenvolvimento de camêras portáteis, tornaram a fotografia em uma arte popular.A camera Brownie desenvolvida pela Kodak é um bom exemplo desta revolução. -
Rolo fotográfico
A Kodak iniciou a fabricação de diverso tipos de rolos o que possibilitou diversas experimentações. -
O cinema
O cinema representa o alto desenvolvimento da fotografia. -
Cameras digitais
O aperfeiçoamento constante da fotografia desembocou na fotografia digital o que representou uma revolução nas artes fotográficas.