-
A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria. Neste contexto, em que os dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e a necessidade absoluta dos meios de comunicação.
-
Um projeto realizado pela Arpa foi nomeado de Arpanet e conduzido por Robert Taylor e Lawrence Roberts, e ainda contou com estudos realizados por inúmeros outros cientistas. Na época foi usada a Wide Area Networks (WAN) como tecnologia para a transmissão dos dados. Arpanet foi inaugurada em 1969, e, na época, havia apenas quatro computadores nos Estados Unidos capazes de suportar o envio de dados por essa rede.
-
O protocolo TCP/IP nasceu da necessidade de criar uma forma de comunicação eficiente e universal entre diferentes redes de computadores. Durante a década de 1970, a ARPANET, rede criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, já estava em operação conectando universidades e centros de pesquisa. No entanto, à medida que outras redes foram sendo desenvolvidas de forma independente, surgiu o desafio de fazê-las se comunicar entre si, mesmo que usassem tecnologias e arquiteturas distintas.
-
A Arpanet seguiu sendo usada por pesquisadores, e também passou a ter fins comerciais a partir da década de 1980. Nessa mesma década, a internet começou a se estabelecer como o principal meio de comunicação, possibilitando a conexão no planeta.
A popularização da Arpanet fez com que a National Science Foundation iniciasse pesquisas para aprimorar o acesso a essa rede. Por meio dessas pesquisas, foi criada, em 1986, a NSFNET, considerada a espinha dorsal da internet atual. -
No Brasil, a internet começou a se popularizar na década de 1990, com o lançamento de provedores comerciais, e desde então tem experimentado um crescimento significativo. O acesso comercial à internet, através de provedores como a Embratel, popularizou-se a partir de 1995, com o uso da internet discada.
-
A internet nos anos 2000 era significativamente diferente da atualidade. O acesso era majoritariamente via internet discada, com conexões lentas e instáveis, e o uso do telefone e da internet eram mutuamente exclusivos. Plataformas como Orkut e MSN Messenger dominavam a interação social online, enquanto o download de arquivos podia levar horas.