-
Em 1500, Pedro Alvares Cabral descobriu o territorio brasilero. Naquele periodo, nao acharam ouro, acharam o Pau-Brasil, uma plata que contem uma tinta vermelha, Depois, Comecaram a explorao da cana de açucar.
-
Foi o periodo que foi explorado o Pau Brasil. Antes dos Portugueses começarem a colonia.
-
Foi o Periodo que os Portugueses começaram sua colonia. Li se formara as captania heredcitàrias e o começo da escravidao.
-
Participantes: Thomas e manuel beckman e trabalhadores- -fazendeiros
-Odeias defendidas: melhorias do governo- monopolio
-Contra: propaganda enganosa
-reuniram trabalhadores e saquiaram o deposito com produtos
-consequencias: enforcados- irmao executados -
-bandeirantes- exploravam
-paulistas eram os emboaba
-por que? acharam as minas e achavam que tinham pose mas eles nao tinham
-minas gerais- minas- sao vicente
-manuel borba gato
-manuel nunes viana
-Emboabas- portuguese- usavam botas
-consequencias-paulistas mortos- quinto mais intencivamente
-sao vicenete em 2 captanias -
-guerra em permanbuco- olinda e recife
-olandeses foram embora/ mascates dominaram
Consequiencias: mortes- mascates ganharam
-por lucro
-recife- olinda/ recife ganhou
-recife comando olinda -
-Onde? Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, atual Ouro Preto.
- Por que?
Os revoltosos, liderados por Filipe dos Santos,exigiam a diminuição do quinto, eliminação do monopólio de vários produtos, fim da repressão contra os rebeldes.
- Consequencias:
Felipe (líder da revolta)dos Santos foi condenado a morte pela participação na Revolta. Esquartejado
A separação da região das minas da capitania de São Paulo e aumento sobre a estração aurífera, garantindo assim o envio de ouro para. -
Nos quatorze navios, além da família real, vieram centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa. Trouxeram também muito dinheiro, obras de arte, documentos, livros, bens pessoais e outros objetos de valor. Tiveram que lidar com tempestades, pestes e piolhos durante a viagem.
-
Com a chegada da corte na cidade carioca, foi criada a Imprensa Régia, que era a imprensa oficial do Governo. Contudo, o Brasil estava atrasado em relação às colônias espanholas, visto que a Espanha liberou a implantação da imprensa oficial em suas colônias diversos anos antes da liberação no Brasil.
-
O estabelecimento da Biblioteca Real no Brasil ocorreu após a transferência da corte portuguesa para o país, em 1808. Considerada como uma dependência da Casa Real e patrimônio do rei, não houve um ato formal de instituição da biblioteca no Brasil, sendo sua primeira referência na legislação o decreto de 27 de junho de 1810, que mandava acomodá-la no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, junto com o Gabinete de Instrumentos de Física e Matemática vindo de Lisboa.
-
O Banco do Brasil foi criado pelo Príncipe Regente D. João. Inicialmente, o capital de mil e duzentas ações com valor de um conto de réis cada uma foi aberto ao público, com o objetivo de subscrever estas ações aos endinheirados da época.
-
-Monarquia autoritária
-Constituição de 1824: poder Moderador
-Tendências políticas: conservadores e liberais
-Abdicação ao trono em favor de seu filho Pedro de Alcântara em 1831 e sucessão do trono português -
Essa constituição foi formada para criar regras para a sociedade. O tres poderes, representaam cada parte da sociedade. Como essa constituição era muito defendida, o Dom Pedro sentiu que estavam tirando seu poder. Então, ele decidiu criar um novo poder: O poder Moderador. Esse pder estava acima de tudo, não adiantaria os outros poderes tomarem decisões, pois o Moderador sempre tinha a última escolha.
-
Esse movimento teve caráter emancipacionista e republicano. Ganhou este nome, pois o centro do movimento ficava próximo a Linha do Equador, em Pernambuco. Algumas das causas dessa revolta foram pela influencia prtuguesa no governo brasileiro e o forte descontentamento com centralização política imposta por D. Pedro I, presente na Constituição de 1824.
-
-Regências Una e Trina
-Fortalecimento do poder dos coronéis
-Criação da Guarda Nacional
-Revolução Farroupilha -
A Noite das Garrafadas foi como ficou conhecido um episódio da história do Brasil Império, que envolvia portugueses e que apoiavam D. Pedro I e brasileiros que faziam oposição ao imperador - foi um dos principais acontecimentos do período imediatamente anterior à abdicação do monarca.
-
Foi a ideia de que Dom Perdro II deveria ssumir o trono antes dos 18 anos. Foi criando vulto o projeto de antecipação da maioridade de D. Pedro II como única forma de se alcançar a salvação nacional. Tornava-se necessário e premente que o menino Pedro de Alcântara assumisse imediatamente o seu posto de Imperador do Brasil. O golpe da maioridade aconteceu quando a maioridade virou de 14 anos.