-
Foi quando os Porugueses chegaram ao Brasil e conquistaram o territorio.
-
Quando os portugueses começam a extrair o pau-Brasil da região litorânea, usando mão-de-obra indígena.
-
As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares. O objetivo era de colonizar o Brasil, evitando invasões estrangeira. Estas pessoas que recebiam isso eram conhecidas como donatários. Tinham como missão colonizar, proteger, administrar o território e explorar os recursos naturais.
-
Os portugueses começaram a escravizar os índios, porém a oposição dos católicos dificultou esta prática. Os colonos trouxeram os negros da Africa para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste. Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas.A maioria dos escravos recebia péssimo tratamento. Os comerciantes de escravos vendiam os negros Muitos escravos lutaram contra esta situação injusta e desumana.
-
Respondendo ao fracasso do sistema das capitanias hereditárias, o governo português realizou a centralização da administração colonial com a criação do governo-geral. Entre as justificativas mais comuns para que esse primeiro sistema viesse a entrar em colapso, podemos destacar o isolamento entre as capitanias, a falta de interesse ou experiência administrativa e a própria resistência contra a ocupação territorial oferecida pelos índios.
-
Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que participaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e tambem na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil. Eles foram responsáveis por . expandir o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas.
-
O ciclo do ouro é considerado o período em que a extração e exportação do ouro figurava como principal atividade econômica. a descoberta de grandes quantidades de ouro no Brasil, tornava-se um motivo de esperanças de enriquecimento e estabilidade econômica para os portugueses.