-
Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas. Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.
-
A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste.
-
As Capitanias Hereditarias foram criadas pelo rei de Portugal. Ele dividiu o Brasil em 15 capitanias e deu elas para 12 donatários, uns receberam mais que os outros e com esse sistema o rei de Portugal estava colonizando o Brasil sem nenhum custo e também ganhava 10% de cada lucro de cada capitania. Esse sistema não deu muito certo por cause de donatários que queiriam "ser melhores que o rei'.
-
O Governo Geral foi um sistema que era para ajudar as Capitanias Hereditarias, era uma pessoa que era responsavel por todas as capitanias.
-
Chama-se ciclo do ouro ou ciclo da mineração ao período da história do Brasil e de Portugal em que a extração e exportação do ouro dominava a dinâmica econômica do Brasil. O ciclo vigorou com força durante os primeiros 60 anos do século XVIII, altura a partir da qual a produção começou a decair devido ao esgotamento progressivo das minas da região explorada, que hoje compreende os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
-
A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.