-
assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.
-
A invasão da Polônia aconteceu oficialmente na madrugada de 1º de setembro de 1939, com os alemães mobilizando 1,5 milhão de soldados, apoiados por 3.600 blindados e 1.929 aviões de guerra|2|.
-
Um encouraçado alemão abriu fogo contra Danzig, cidade livre que contava com a presença de tropas polonesas.
-
Com a invasão da Polônia por tropas alemãs, a Grã-Bretanha e a França, em 3 de setembro de 1939, após a entrega de um ultimato a Hitler determinando a retirada de todas as tropas em 24 horas, e não havendo nenhuma resposta, declararam guerra à Alemanha.
-
A Batalha do Atlântico foi um confronto marítimo que marcou a Segunda Guerra Mundial, travado no Atlântico entre as potências europeias do Eixo e os Aliados.
-
No dia 17 de setembro de 1939, as tropas soviéticas atacaram a Polônia, e os soldados alemães recolheram-se à linha formada pelos rios Narev e Vístula. Usando o argumento de que precisava proteger suas fronteiras, a União Soviética atacou pelo lado oriental.
-
A resistência polonesa durou pouco mais de vinte dias. No dia 27 de setembro, a capital polonesa, Varsóvia, rendeu-se ao exército alemão. O governo polonês exilou-se em Londres, Grã-Bretanha. A ocupação alemã na Polônia durou até 1945, quando foram expulsos pelo avanço dos exércitos da União Soviética.
-
A Guerra de Inverno, também conhecida como a Guerra Soviético-Finlandesa ou Guerra Russo-Finlandesa (em finlandês: talvisota, em sueco: vinterkriget, em russo: Зимняя война) começou quando a União Soviética atacou a Finlândia, bombardeando a capital Helsínquia a 30 de novembro de 1939, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial.
-
A Suécia manteve a sua posição de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial. ... Dos 20 países europeus que se declararam neutros em 1939, só 8 conseguiram permanecer fora do conflito durante toda a sua duração – Suécia, Irlanda, Portugal, Espanha, Andorra, Liechtenstein, Suíça e Vaticano.
-
Às 4h15 da madrugada na hora local, A "hora Weser", de 9 de abril de 1940, o "dia Weser", Alemanha invadiu a Dinamarca e a Noruega, supostamente para protegê-las de um possível ataque da França e Inglaterra. A Dinamarca resistiu algumas horas à ofensiva alemã, tendo morrido 26 soldados dinamarqueses e 20 alemães.
-
A Alemanha atacou o oeste europeu. Inicialmente, os comandantes britânicos e franceses pensaram que as forças alemãs os atacariam através da área central da Bélgica, e assim decidiram enviar tropas à fronteira franco-belga para conter o ataque alemão. O ataque nazista, porém, concentrou-se na Floresta de Ardennes, ao sudeste da Bélgica e norte de Luxemburgo. Os tanques e a infantaria alemães cruzaram sem muita dificuldade as linhas defensivas francesas e avançaram rumo à costa.
-
Hitler, ferido em seu orgulho, ordenou à Luftwaffe que abandonasse a estratégia de bombardeios em aeródromos e se concentrasse nas cidades, principalmente Londres. Teve início um bombardeio sustentado sobre as cidades britânicas.
-
As forças aéreas alemães bombardearam Paris, matando 254 pessoas, a maioria delas civis.
Determinados a arruinar a economia e as forças armadas da França, reduzir sua população e, resumidamente, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França sem levar em consideração que a maioria das vítimas eram civis, incluindo crianças. -
Itália declara guerra aos aliados.
-
Paris é tomada pelos alemães.
-
os alemães começam a atacar a cidade de Londres.
-
a aviação inglesa bombardeia a cidade de Berlim.
-
aviação alemã começa os bombardeios noturnos a várias cidades inglesas.
-
começam as incursões militares italianas no norte da África.
-
Japão invade a Indochina Francesa.
-
Alemanha, Itália e Japão firmam o tratado conhecido como Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
-
tropas da Alemanha entram em território da Bulgária.
-
União Soviética e Japão assinam o Pacto de Neutralidade
-
Estados Unidos ordenam o fechamento de todos os consulados alemães no país
-
Alemanha ataca a União Soviética
-
o Japão ataca a base norte-americana de Pearl Harbor
-
os Estados Unidos declaram guerra ao Império Japonês.
-
Alemanha e Itália declaram guerra aos Estados Unidos
-
tem início a Batalha de Stalingrado.
-
a França de Vichy é ocupada pelos alemães
-
tropas alemãs são cercadas em Stalingrado
-
tropas aliadas desembarcam na Sicília
-
Conferência de Teerã, onde se encontram Churchill, Roosevelt e Stálin
-
começa a Batalha de Monte Cassino na Itália com participação de soldados brasileiros do lado
dos aliados -
os aliados entram em Roma
-
Dia D, os aliados desembarcam na Normandia
-
Varsóvia é ocupada pelas tropas da União Soviética.
-
o exército vermelho libertam os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz
-
- começa a Conferência de Yalta
-
Hitler se suicida em Berlim.
-
Berlim é ocupada pelo exército soviético.
-
os Estados Unidos lançam bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima