-
Tropas da Alemanha invadem a Polônia. Começa oficialmente a Segunda Guerra Mundial. Seu início ocorreu no dia 1º de setembro de 1939, quando tropas alemãs cruzaram a fronteira polonesa e um encouraçado alemão abriu fogo contra Danzig, cidade livre que contava com a presença de tropas polonesas. Dois dias depois desse acontecimento, franceses e britânicos declararam guerra à Alemanha.
-
Este foi um confronto marítimo que marcou a Segunda Guerra Mundial, travado no Atlântico entre as potências europeias (Reino Unido, França, Alemanha nazista e Itália fascista) do Eixo e os Aliados.
-
A Polônia é invadida pela União soviética. A invasã foi uma operação militar que começou sem uma declaração formal de guerra a 17 de setembro de 1939, durante as primeiras fases da II Guerra Mundial, dezesseis dias após o início do ataque.
-
Em 17 de setembro, o comando alemão voltou-se para os poloneses com um pedido para permitir que a população civil fosse evacuada da cidade isso foi porém recusado. O cerco à cidade durou até 27 de setembro, quando aproximadamente cem mil soldados poloneses deixaram a cidade ou foram aprisionados.
-
A Guerra de Inverno começou quando a União Soviética atacou a Finlândia, bombardeando a capital Helsínquia a 30 de novembro de 1939, três meses após o início da Segunda Guerra Mundial. O conflito arrastou-se até 12 de março de 1940, quando um tratado de paz foi assinado, cedendo 10% do território finlandês e 20% da sua capacidade industrial à União Soviética
-
Suécia declarou-se neutra no grande conflito que assolava a Europa, e manteve um equilíbrio difícil com as duas partes beligerantes. Forneceu minério de ferro à Alemanha e equipamentos industriais à Grã-Bretanha.
-
A Operação Weserübung foi o assalto alemão sobre as nações-neutras da Dinamarca e Noruega em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial.
Às 4h15 da madrugada na hora local, A "hora Weser", de 9 de abril de 1940, o "dia Weser", Alemanha invadiu a Dinamarca e a Noruega, supostamente para protegê-las de um possível ataque da França e Inglaterra. -
O ataque nazista concentrou-se na Floresta de Ardennes, ao sudeste da Bélgica e norte de Luxemburgo. Os tanques e a infantaria alemães cruzaram sem muita dificuldade as linhas defensivas francesas e avançaram rumo à costa.
A Bélgica e a Holanda se renderam em maio daquele ano. Mais de 300.000 tropas francesas e britânicas foram evacuadas das praias perto de Dunkerque, ao longo do Canal da Mancha, para a Grã-Bretanha.
A França capitulou frente aos alemães no dia 14 de junho de 1940. -
Trata-se da primeira grande batalha inteiramente travada no ar. Foi a maior e mais concorrida das campanhas aéreas e prova inédita das estratégias de bombardeios que emergiram da Primeira Guerra Mundial.Foi também da primeira vez que a Alemanha era derrotada, vendo freadas suas ambições.
-
Determinados a arruinar a economia e as forças armadas da França, reduzir sua população e, resumidamente, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França sem levar em consideração que a maioria das vítimas eram civis, incluindo crianças. O bombardeio alcançou seu objetivo, criando um clima de terror no país.
-
A Itália declara guerra à França e ao Reino Unido. A Noruega rende-se à Alemanha. O Canadá declara guerra à Itália. A Itália rompe as relações diplomáticas com a Polônia. A Bélgica rompe as relações diplomáticas com a Itália.
-
A capital francesa foi atacada em 3 de Junho de 1940, matando 254 pessoas, a maioria delas civis. Claramente o ataque foi bem sucedido fazendo com que a capital fosse tomada em 14 de Junho do mesmo ano.
-
Há 70 anos, no auge da Segunda Guerra Mundial, aviões da Alemanha nazista iniciavam uma operação de bombardeios a Londres que duraria oito meses e ficaria conhecida como a "Blitz de Londres". Segundo o jornal britânico The Guardian, no fim da tarde do dia 7 de setembro, aeronaves alemãs voaram baixo, sobre o rio Tâmisa, e iniciaram o ataque despejando bombas no porto da cidade.
-
Durante a Segunda Guerra Mundial, os países lutaram como parceiros de uma das duas principais alianças. Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham interesses em comum:
A expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra
A destruição do comunismo soviético.
A sigla Ro.Ber.To vem das capitais desses três países Itália, Alemanha e Tóquio. -
Na verdade os alemães adentraram o território búlgaro para ajuda-los a batalhar com Iugoslávia e Grécia, isso após a Bulgária ter assinado o tratado tripartite, tornando-se aliada da Alemanha.
-
Os países assinaram um tratado de neutralidade que impôs que ambos os países mantivessem relações pacíficas e amigáveis, tendo em vista que em caso de conflitos envolvendo qualquer um dos lados com países terceiros, o outro estaria neutro dentre o impasse
-
A Alemanha possuía consulados no país e com esses conflitos, tendo em vista que eram aliados, o país americano decidiu fechar não só os consulados alemães, mas também os italianos.
-
Se trata de um conflito que envolveu a Alemanha e a União Soviética que tinha como objetivo a tomada de muitíssimos recursos,tais como minério de ferro e petróleo, além da grande produção de grãos ucraniana, que garantiria a alimentação do povo alemão
-
Rumo ao pacífico, o Japão teve sua expansão prejudicada graças a uma base naval no norte dos EUA, então para poder prosseguir com a expansão, eles atacaram a base americana que ficava no pacífico.
-
Como consequência do ataque japonês à base naval americana, o país atacado decidiu se defender e retribuir o ataque, assim os Estados Unidos declararam guerra ao Império japonês.
-
Atingir este território importante da Rússia, significava para os nazistas controlar grande parte da indústria da URSS, tendo em vista que sua localização desfavorecia os Soviéticos, pois tornava-a vulnerável estrategicamente, sendo rodeada por concentrações de matérias primas, como petróleo e minério de ferro
-
Em 1940 os alemães tomaram o norte de território francês, agora queriam tomar uma "zona livre" no Sul do país, fizeram um ataque e a zona Sul foi facilmente ocupada.
-
Um contra-ataque soviético cercou 250 mil soldados alemães em Stalingrado. Os soldados até tentaram pedir permissão para se renderem, mas Hittler nao permitiu. O líder nazista estava obcecado em conquistar Stalingrado e disse que era para os homens manterem posição, enquanto eram enviados reforços. Porém, era tarde demais: os alemães estavam exaustos e foi uma questão de tempo para que se rendessem
-
Os britânicos com os americanos se aliaram para atacar a Itália com o objetivo de alcançar o mar mediterrâneo e expandir caminho para tropas marítimas aliadas, enfraquecendo a Alemanha.
A Sicília seria o local de desembarque mas primeiro tiveram que tomar o Gibraltar italiano.
A fortaleza capitulou dias depois, após ficar sob bombardeio. Capitularam também as ilhas vizinhas: pouco tempo depois, a Itália já tinha perdido todos os postos avançados ao sul da Sicília. -
A ocasião reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do mundo da época: Josef Stalin, da União Soviética, Winston Churchill, do Reino Unido, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos.
Decidiu-se que as forças anglo-americanas interviriam na França, completando o cerco de pressão à Alemanha, juntamente com as forças orientais soviéticas. -
Foi uma série de quatro duras batalhas dos Aliados contra a Linha de inverno na Itália, mantida pelas Potências do Eixo durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A intenção era um avanço em direção a Roma. Vale ressaltar que soldados brasileiros se uniram e batalharam ao lado dos Aliados.
-
As tropas Aliadas libertam Roma. Seis semanas depois, bombardeios anglo-americanos conseguem, pela primeira vez, atingir alvos na Alemanha oriental
-
Foi de grande importância para as Forças Aliadas, marcando o início da vitória sobre os nazistas. Oficialmente chamada de Operação Overlord, teve início com o desembarque dos Aliados nas praias da região da Normandia, na França, em 6 de junho de 1944, evento que ficou conhecido como “Dia D”.
-
Durante o combate urbano, perto de 25% dos prédios de Varsóvia foram destruídos. Após a rendição das forças polacas, as tropas alemãs destruíram sistematicamente, quarteirão a quarteirão, 35% da cidade. Juntamente com os danos provocados pela Invasão da Polônia em 1939 e o Levante do Gueto de Varsóvia em 1943, mais de 85% da cidade estava destruída em 1945, quando os soviéticos finalmente ultrapassaram suas fronteiras.
-
Dentro do campo de concentração, foram mortas pelo menos 1 milhão de pessoas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas 6 mil pessoas por dia.
As tropas soviéticas chegaram a Auschwitz, hoje na Polônia, na tarde daquele dia. A forte resistência dos soldados alemães causou um saldo de 231 mortos entre os soviéticos. Ao todo, 8 mil prisioneiros foram libertados, a maioria em situação deplorável devido ao martírio que enfrentaram. -
Foi a segunda das três conferências em tempo de guerra entre os líderes das principais nações aliadas (a anterior ocorreu em Teerã) e as potências capitalistas comemoraram a vitória na reunião.
Os chefes de estado dos EUA (Franklin Roosevelt) e da União Soviética (Stalin), e o chefe de governo e primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) reuniram-se em segredo em Ialta para decidir o fim da Segunda Guerra Mundial e a repartição das zonas de influência entre o Oeste e o Leste. -
Hitler se suicida em Berlim
Poucos dias antes do ato, ele tentou estabelecer um tratado de paz com os soviéticos, o qual foi recusado, e com o passar dos dias, ele começou a apresentar sinais de paranoia.
Desconsiderando completamente que seu casamento havia acontecido a pouco tempo, ele, em seu cômodo de estudo, por volta das 15:30 efetuou um disparo contra si mesmo.
Ainda, em seu atestado, dizia ele que não se arrependia de seus atos e de seu regime nazista. -
Após Hitler ter cometido suicídio alguns de seu soldados também cometeram, entretanto os restantes continuaram a resistir as invasões do exército vermelho (soviético) que se aproximavam
Ainda assim, após dias de resistência, eles se renderam no dia 2 de Maio, e foi oficialmente no dia 8 do mesmo mês que a Guerra na Europa finalmente acabou. -
Bomba de Hiroshima foi lançada às 8:15 da manhã. A fissão da bomba de urânio gerou uma destruição que resultou na morte de mais ou menos 80 mil pessoas instantaneamente.
-
A rendição japonesa era esperada desde julho, quando sua Marinha foi quase integralmente destruída. Também a Força Aérea estava bastante debilitada, e os bombardeios promovidos pelos Estados Unidos e Reino Unido não cessavam, deixando cidades devastadas.
Era o que faltava para que a Segunda Guerra Mundial chegasse definitivamente ao fim, pois na Europa, desde a derrota alemã, em 7 de maio daquele ano, ela já havia acabado.