-
Ponto de partida da crise econômica mundial a qual abarcaria a década de 1930 como uma grande depressão do mundo capitalista.
-
O ataque japonês à Manchúria marcou o início de uma série de conflitos, que embora aparentemente isolados, fazem parte de um mesmo movimento histórico. Ele foi decorrente dos efeitos da crise de 1929 e da destruição do sistema Versalhes-Washington. Pode ser considerado o início da Segunda Guerra Mundial, que em 1939, se intensificou e, em 1941, se globalizou.
-
As eleições de 1932 na Alemanha foram marcadas por violência e acordos entre as elites econômicas e militares e a extrema-direita. Os nazistas conquistaram 196 cadeiras no parlamento, que junto com o centro formaram um governo de coalizão. A profunda crise e as pressões de cúpula levaram Hidenburg a nomear Hitler como chanceler. Com o falecimento dele, Hitler acumulou poderes e se tornou Führer.
-
A Guerra Civil Espanhola dividiu a população numa luta entre fascismo e a democracia. A República recebeu apoio da URSS, e a Internacional Comunista organizou voluntários de todas as origens antifascistas nas Brigadas Internacionais. Franquistas receberam apoio dos fascistas italianos e nazistas alemães.
-
Em 7 de julho de 1937 o Japão invadiu o restante da China, a partir de Pequim. A cidade de Xangai foi bombardeada pela aviação japonesa, com milhares de vítimas. Em outubro o conquistam Nanquim, Hankow e Cantão. O Kuomitang, por sua vez, estava mais interessado em combater os comunistas liderados por Mao Zedong do que combater a invasão japonesa.
-
Alemanha anexa o território austríaco.
-
Vitória dos exércitos franquistas.
-
A ocupação completa da Tchecoslováquia e a ausência de reação franco-britânica representaram, segundo a percepção de Moscou, a comprovação da falência da Segurança Coletiva e de uma suposta política antissoviética das potências ocidentais.
-
Tratado comercial em que URSS fornecia matérias-primas e a Alemanha nazista em troca forneceria máquinas industriais. Fazia parte de manobras diplomáticas em torno da Polônia. Garantiu a URSS o status de grande potência.
-
Hitler invade a Polônia esperando a mesma reação apática dos franceses e dos ingleses como na Tchecoslováquia. A desproporção de forças era qualitativa e quantitativa, pois o exército polaco era antiquado e menos numeroso.
-
-
Invasão da França e divisão dela. O norte era ocupado militarmente pelos alemães, no Sul, criou-se um regime fascista corporativo, liderado por Pétain e com sede em Vichy.
-
-
-
-
Nesse dia 153 divisões alemãs, 17 finlandesas, 18 romenas e 2 húngaras atacaram a URSS sem declaração de guerra, desencadeando a maior campanha militar da História.
-
Na manhã desse dia, uma força-tarefa japonesa comandada pelo Contra Almirante Nagumo e integrada por vários porta-aviões, atacou a base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí. Isso levou na destruição de vários navios de superfície.
-
Após a declaração de guerra ao Japão pelos EUA e pela Grã-Bretanha, Alemanha e Itália declaram guerra aos EUA.
-
Esse plano surge após a derrota da Wermacht em Moscou. Os líderes da NSDAP e das SS se reuniram em uma mansão em Wannsee, nos arredores de Berlim, e aprovaram a Solução Final, o extermínio dos judeus.
-
Desgastante batalha urbana em que os alemães e soviéticos lutaram pela conquista da cidade.
-
Nesse dia se iniciou a contraofensiva soviética. Uma violenta barragem de artilharia e de foguetes Katiusha abriu caminho pelos flancos, rompendo a frente defendida pelos exércitos romenos e italianos, que foram completamente destruídos.
-
-
Ataque alemão ao saliente de Kursk, o que ocasionou na maior batalha de blindados da história. Se lançaram 2500 tanques e 1000 aviões contra o exército soviético, que respondeu a altura. A partir dessa derrota alemã, ela perde sua capacidade iniciativa.
-
Aliados desembarcaram no norte da França, encontrando tropas alemãs compostas por adolescentes e homens de meia-idade. Isso se dá porque os alemães possuíam 228 divisões no Leste e 58 no resto da Europa, sendo apenas 14 na França.
-
Enfrentamento entre 2,4 milhões de soviéticos contra 850 mil alemães. Essa é considerada a maior pelo historiador Paulo Visentini batalha da segunda guerra mundial, envolvendo o dobro de tropas de Stalingrado, mas ofuscada pelo Dia D.
-
Participação de tropas brasileiras na batalha contra o fascismo italiano.
-
Ponto alto da colaboração entre EUA e URSS, e demonstrou o declínio da Inglaterra como potência mundial. Foi nessa conferência que houve a divisão das esferas de influência. Foi um acordo de que os países limítrofes com a URSS e Europa não deveriam possuir governos antissoviéticos.
-
Tomada do Reichstag pelos soviéticos.
-
Em Flensburg, na fronteira com a Dinamarca instaurou-se o governo de Doenitz, sucessor indicado por Hitler. Anglo-americanos iniciaram negociações com esse governo, mas as tropas soviéticas se opuseram, o que levou a rendição desse regime.
-
-
Pormenorizado o controle aliado sobre a Alemanha, o julgamento dos criminosos nazistas, bem como as reparações de guerra. Pedido da entrada da URSS na guerra contra o Japão.
-
B-29 lança uma bomba atômica sobre Hiroshima, causando aproximadamente 200 mil mortos e milhares de feridos.
-
Bomba atômica foi lançada sobre Nagasaki, causando 140 mil mortes. Esse lançamento ocorreu justamente quando a URSS se preparava para invadir o Japão.
-