-
A crise internacional do petróleo teve início quando decobriram, na decada de 1970, que o recurso natural não é renovável. Isso fez com que o preço do petróleo sofresse muitas variações a partir de tal década, marcando efetivamente cinco momentos de crise do produto.
-
partido político que Brizola pretendia reorganizar no contexto da redemocratização que se anunciava no fim da década de 1970, o Partido Trabalhista Brasileiro.
-
O fim do regime militar deu inicio a um processo de anistia no país conhecido como abertura política. Ela começou com Geisel e foi conciderada "Lenta, gradual e segura".
-
Mandato do presidente Ernesto Geisel que iniciou o processo de abertura politica.
-
Esta lei foi criada durante o governo Geisel e visava implementar mudanças em relação às propagandas eleitorais transmitidas por televisão e rádio no território brasileiro. A partir da promulgação da lei candidatos de quaisquer partidos estavam proibidos de anunciar, em suas propagandas, outras informações além de breves dados sobre sua trajetória de vida.
-
A ARENA pretendia convocar eleições indiretas, porém para a emenda ser aprovada precisava ter o mínimo de 2/3 de votos a favor. Vendo a impossibilidade da aprovação, o governo ordenou o fechamento do Congresso, por meio do AI-5, alegando que o partido MDB era o grande obstáculo para que o projeto fosse adiante.
-
Mais um caso de sequestro pelos militares de pessoas ligadas a oposição. Esse sequestro do Jurista Dalmo Dallari, impediu com que ele visitasse o papa.
-
Mandato do presidente Brasileiro Figueiredo que concluiu a abertura política. Foi o último presidente da ditadura militar.
-
Criação do partido democrático trabalhista.
-
O PT foi fundado por um grupo heterogêneo, formado por militantes de oposição à Ditadura Militar, sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados à Teologia da Libertação, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo.
-
Era um partido político brasileiro criado após a reforma partidária realizada no governo João Figueiredo e teve em Tancredo Neves sua maior liderança. Foi extinto após sua convenção nacional ter determinado a incorporação ao PMDB em 1981.
-
Dois atentados terroristas, um na sede da Ordem dos Advogados do Brasil e outro na Câmara dos Vereadores. Num terceiro atentado, de madrugada, uma bomba de pouca potência destruiu parcialmente a sala do jornal "Tribuna da Luta Operária".
-
Os advogados que ousaram defender os interesses dos presos políticos durante o Estado de exceção foram intimidados e sequestrados por militares. Um deles foi Ayrton Soares.
-
Atentado do Riocentro é o nome pelo qual ficou conhecido um frustrado ataque a bomba que seria feito no Pavilhão Rio centro, no Rio de Janeiro, na noite de 30 de abril de 1981, por volta das 21 horas
-
Para facilitar a vitória nas urnas, os militares ainda lançaram o “pacote de novembro”, em 1981, proibindo as coligações partidárias – o que, na prática, evitava alianças que só interessariam aos grupos oposicionistas.
-
Diretas Já foi um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil ocorrido em 1983-1984. A possibilidade de eleições diretas para a Presidência da República no Brasil se concretizaria com a votação da proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira pelo Congresso. Entretanto, a Proposta de Emenda Constitucional foi rejeitada, frustrando a sociedade brasileira.
-
Tinha por objetivo restaurar as eleições diretas para presidente da República no Brasil, uma vez que a tradição democrática havia sido interrompida no país pelo golpe militar de 1964
-
Tancredo foi eleito pelo colégio eleitoral, no dia 15 de janeiro de 1985, derrotando com tranqüilidade o candidato Paulo Maluf.Tancredo vinha sofrendo de fortes dores abdominais durante os dias que antecederam a posse. Tancredo decidiu só anunciar a doença no dia da posse, 15 de março, Foi, às pressas, internado no Hospital de Base do Distrito Federal. Faleceu no dia 21 de abril de 1985 aos 75 anos.
-
Mandato do presidente José Sarney. Durante o tempo que ficou na presidencia, a inflação disparou e o governo correu o risco de perder o controle sobre a economia. O governo lançou varios planos para tentar reverter a situação como os planos cruzado I e II, o plano bresser e o plano verão.
-
O governo militar mandou botar fogo nas bancas de revistas e jornais em SP e MG para combater a mídia, já que a ditadura estava prestes a termniar.