-
O governo republicano, tentava ultrapassar diversos problemas econômicos, gerados pela guerra e pelas várias obrigações incluídas no tratado de Versalhes que lhe teria sido imposto.
Em Janeiro de 1919, líderes comunistas, como Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht procuravam a insurreição do proletariado alemão contra o regime capitalista, tendo sido assassinados por um grupo de oficiais de direita. -
No final da primeira guerra mundial, instaura-se na Alemanha, a república de Weimar, seguindo um modelo parlamentarista democrático, ou seja o Presidente da República nomeava um chanceler a quem ficaria entregue o poder executivo, e por sua vez o poder legislativo, ficaria entregue ao cargo de um parlamento (Reichtag).
-
É fundado o Partido dos Trabalhadores Alemães (NSDAP)
A burguesia alemã temia a expansão do movimento socialista e passou a fornecer apoio ao NSDAP.
Esse partido passou a se chamar Partido Nacional Socialista ("Nazi"), baseado no antissemitismo e no ultranacionalismo
Algum tempo depois, Hitler torna-se chefe do partido. -
Em 1923 Hitler tenta uma rebelião contra o governo, porém foi logo reprimido pelas forças do estado. Foi condenado à prisão, onde escreveu parte do livro Mein Kampf (Minha luta), resumindo seu projeto de uma Alemanha expansionista, ariana e livre de judeus.
Após oito meses é libertado e dedica-se exclusivamente ao crescimento do partido nazista. -
Seu governo tinha como principais métodos utilizados a violência brutal ou opressiva contra seus opositores.
-
Hitler deu andamento a um program radical de mudanças.
Em fevereiro de 1833, culpou os comunistas por um incêndio no Parlamento alemão e declarou estado de emergência, suspendendo as liberdades individuais. Sindicatos de esquerda foram dissolvidos. A administração pública passou por expurgos, com demissão de judeus, esquerdistas e democratas. -
Criaram-se campos de concentração e a Gestapo (polícia secreta do Estado).
Uma lei determinou a esterilização dos doentes hereditários e secretamente o Estado iniciou a eliminação dos portadores de deficiência física. Os nazistas consideravam que a raça ariana não podia admitir tais anomalias. -
Confiada ao ministro Joseph Goebbels, a propaganda do regime tinha como objetivo "limpar a Alemanha" da cultura internacionalista, judaica e comunista, incentivando grande queima de livros não alemães, judeus e marxistas em praças públicas.
-
Em Dezembro de 1933, o partido Nazista foi transformado no único partido do estado alemão, e 9 meses depois morre o presidente Hiddenburg e Hitler assume a presidência do país. Hitler dedica-se a reabilitação econômica do país, dando atenção também a industria de armamentos de guerra, desrespeitando assim o tratado de Versalhes.
-
A noite das facas longas foi um expurgo que aconteceu na noite do dia 30 de junho de 1934, quando a facção de Adolf, realizou uma série de execuções políticas extrajudiciais. Os maiores alvos do expurgo foram membros da facção strasserista do partido, incluindo seu líder, Gregor Strasser. Entre as vítimas também estavam proeminentes conservadores antinazistas. Ao menos 85 pessoas morreram durante o evento e milhares de opositores políticos foram presos.
-
Foi proibido o casamento entre arianos e "não arianos".
A “raça” pura que, para os nazistas, não poderia ser misturada com outras e deveria ser sanada de imperfeições.
A partir de então, o caráter racista do regime só se intensificou, levando à perseguição e eliminação de judeus, ciganos, homossexuais e deficientes físicos e mentais. -
A Alemanha, por fim, transformou-se em um estado nacionalista, onde não-arianos e oponentes do nazismo eram excluídos da administração, e o sistema judiciário tornou-se subserviente ao nazismo.
Esse governo totalitário duraria 11 anos e deixaria na Alemanha as mais profundas e dolorosas marcas de sua história. -
FERNANDES, Cláudio.Nazismo.Disponível
em:< https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/nazismo-1.htm >. Acesso em: 15 de junho
de 2019 SOUZA, Marcos.Nazismo.Disponível
em:< http://estudarhistoria12.blogspot.com/2011/11/nazismo_26.html?m=1 >. Acesso em: 15 de junho
de 2019 OLIVEIRA, Jorge.Linha do tempo do Nazismo.Disponível
em:< https://www.behance.net/gallery/31350191/Linha-do-tempo-do-Nazismo >. Acesso em: 15 de junho
de 2019