-
Inicialmente, em um certo dia a Alemanha invadiu a Polônia
-
abrindo fogo contra as guarnições polonesas da Westerplatte em Danzigue, (hoje Gdansk). O Reino Unido e a França ordenam uma retirada imediata da Alemanha. É marcado o início da Segunda Guerra Mundial.
-
após a invasão da Alemanha a Polonia, começam os primeiros conselhos políticos e diplomáticos da Segunda Guerra Mundial pelos responsáveis ao ataque à Polônia, o O Reino Unido, a Austrália, Nova Zelândia e França declaram guerra à Alemanha
-
travado no Atlântico entre as potências europeias do Eixo e os Aliados. Inicialmente, os Aliados Reino Unido e França exerceram bloqueio naval contra a Alemanha Nazista.
-
A União Soviética invade a Polônia e, por conta do Tratado de Não-Agressão, as tropas alemãs recuaram para a linha formada pelos rios Narev e Vístula. Assim, a Polônia foi dividida entre a Alemanha e a União Soviética
-
Após 10 dias da inesperada invasão soviética, o exército polonês, sendo atacado em duas frentes e sendo muito menor que os exércitos invasores tanto em número de homens quanto de tecnologia e equipamentos, se rendeu os invasores
-
A União Soviética ataca o território da Finlândia, em uma guerra que ficou conhecida como Guerra de Inverno
-
Após a Noruega foi ocupada situação da Suécia muito vulnerável. Alemanha dominou não só a Dinamarca e Noruega, mas também o Mar Báltico e Kattegat. Alemanha exigiu Suécia, essencialmente sob a forma de entregas contínuas de minério de ferro, mas também a comunicação entre a Alemanha ea Noruega através Suécia.
-
A Alemanha começa a campanha de invasão da Noruega e da Dinamarca e atraca diversos navios em portos noruegueses e tomam a cidade de Oslo em uma campanha que durou 2 meses
-
A Alemanha invade a Bélgica, França, Luxemburgo e os Países Baixos e Winston Churchill torna-se o primeiro ministro do Reino Unido. A Bélgica declara estado de emergência e a Alemanha começa uma campanha massiva contra a frente aliada
-
A Alemanha começa a ofensiva contra o Reino Unido e começa a bombardear o sul da Inglaterra dizimando casas, fábricas e industrias de bens essenciais e básicos
-
Determinados a arruinar a economia e as forças armadas da França, reduzir sua população, destruir sua moral e sua capacidade de angariar apoio para as nações ocupadas, os alemães bombardearam a capital da França
-
A Itália declara guerra à França e ao Reino Unido o governo italiano de Benito Mussolini e entrou como aliado da Alemanha, ordenando a invasão do território francês.
-
Paris foi ocupada em 14 de junho, e o Governo Francês fugiu para Bordéus no mesmo dia.
-
Perda significativa de vidas e propriedades. Fracasso estratégico alemão. Desperdício de poder aéreo nazista com pouco impacto no esforço de guerra britânico.
-
dia 25 de agosto ocorre bombardeio na capital do Reino Unido, Berlim, pelos alemães
-
ataques as cidades britanicas se iniciam no dia 25 de agosto com o bombardeio a Berlim e bombardeios noturnos ocorrem em outras cidades em 28 de agosto.
-
a Itália começa suas incursões ao norte da África, enviou o 10º Exército, estacionado na Líbia, numa invasão de 200 mil soldados no protetorado britânico no Egito e armaram fortes defensivos em Sidi Barrani.
-
foi uma operação organizada pelo Império do Japão com o objetivo de bloquear a entrada de armamentos, combustível e materiais fornecidos pelos Estados Unidos para a China através da ferrovia Haiphong-Yunnan Fou durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa.
-
oi uma campanha militar travada durante a Segunda Guerra Mundial, onde a Força Aérea Real (RAF) defendeu o Reino Unido contra um série de ataques perpetrados pela Luftwaffe, a força aérea da Alemanha Nazista. É descrita como a primeira grande campanha de guerra travada exclusivamente entre duas forças aéreas. Os britânicos reconhecem a batalha como se estendendo de 10 de julho até 31 de outubro de 1940,
-
Em março de 1941, a Bulgária assinou oficialmente o Pacto Tripartite, tornando-se uma aliada da Alemanha Nazi, e tropas alemãs entraram no território do país para combater a Iugoslávia e a Grécia.
-
Império Japonês e União Soviética assinaram, em 13 de abril de 1941, um pacto de não-agressão, que estipulava que, por um período de cinco anos, os dois países manteriam relações amigáveis e pacíficas e que no caso de hostilidade entre uma das partes e um terceiro país, o país não envolvido se manteria neutro
-
Sobe falsos pretextos, Roosevelt expulsou os cônsules alemães e encerrou os consulados alemães. Ao mesmo tempo, mandou encerrar a agência de jornais alemães nos Estados Unidos, a Transocean, a Biblioteca de Informação Alemã, em Nova Iorque, e o gabinete dos caminhos-de-ferro alemães Reichsbahn
-
Foi projetada para alcançar os objetivos ideológicos da Alemanha nazista de conquistar a União Soviética ocidental para que ela pudesse ser repovoada pelos alemães, de usar os povos eslavos como força de trabalho escravo para o esforço de guerra do Eixo e de aproveitar as reservas de petróleo do Cáucaso e os recursos agrícolas dos territórios soviéticos.
-
foi um ataque militar surpresa do Serviço Aéreo Imperial da Marinha Japonesa contra os Estados Unidos (um país neutro na época) na base naval de Pearl Harbor em Honolulu no Território do Havaí, pouco antes das 08:00, no domingo de manhã, 7 de dezembro de 1941. O ataque levou à entrada formal dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial no dia seguinte.
-
. Não importa quanto tempo demore para superar essa invasão premeditada, o povo americano em seu justo poder vencerá até a vitória absoluta."
Depois de um discurso de 10 minutos, Roosevelt foi aplaudido e, na tarde daquele dia, a declaração de guerra estava assinada. O presidente dos EUA usava uma faixa preta em seu braço para simbolizar o luto pelas vidas perdidas em Pearl Harbor. -
m dia depois, em 7 de dezembro de 1941, o Japão, país membro do Eixo, bombardeou Pearl Harbor, no estado norte-americano do Havaí, e imediatamente os Estados Unidos declarou guerra ao Japão. Em 11 de dezembro a Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos.
-
foi um grande combate travado entre a Wehrmacht (o exército da Alemanha Nazista) e seus aliados do Eixo contra as tropas da União Soviética pela posse da cidade de Stalingrado (atual Volgogrado), às margens do rio Volga, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial
-
Um armistício foi assinado em 22 de junho de 1940 em Compiègne. Nos termos do acordo, uma área designada no norte e no oeste da França, a zone occupée, foi ocupada pelo exército alemão, nesta região, o governo francês localizado em Vichy, liderado pelo idoso Marechal Philippe Pétain, era um subordinado aos alemães. A maior parte do terço restante do país foi posto de lado como a zona livre, como sendo totalmente controlada pelo governo de Vichy.
-
Em um dia como este, no ano de 1942, um contra-ataque soviético cercou 250 mil soldados alemães, no sul de Kalach, no rio Don, em Stalingrado, durante a Segunda Guerra Mundial.
-
No dia 10 de julho de 1943, as tropas aliadas desembarcaram na Sicília, iniciando os combates da Segunda Guerra Mundial no continente europeu.
-
foi o primeiro dos acordos firmados entre as superpotências durante a Segunda Guerra Mundial.[1] A ocasião reuniu pela primeira vez os três grandes estadistas do mundo da época: Josef Stalin, da União Soviética, Winston Churchill, do Reino Unido, e Franklin Delano Roosevelt, dos Estados Unidos
-
foi uma série de quatro duras batalhas dos Aliados contra a Linha de inverno na Itália, mantida pelas Potências do Eixo durante a Campanha da Itália na Segunda Guerra Mundial. A intenção era um avanço em direção a Roma.
-
é um termo utilizado frequentemente para denotar o dia em que um ataque ou uma operação do combate devem ser iniciados. É mais conhecido pelos desembarques da Normandia durante a Segunda Guerra Mundial.
A expressão Dia D (D-Day) apareceu pela primeira vez nas ordens de batalha do Exército dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. -
ocorreram em diversas ocasiões entre 1943 e 1944, primordialmente pelos Aliados e, em menor escala, pelo Eixo, antes da cidade ser invadida e tomada pelos aliados em 4 de junho de 1944.
-
foi uma luta armada durante a Segunda Guerra Mundial na qual o Armia Krajowa (Exército Clandestino Polaco) tentou libertar Varsóvia do controle da Alemanha Nazi.
-
Em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas. No auge do Holocausto, em 1944, eram assassinadas seis mil pessoas por dia no local.
-
é composta por um conjunto de reuniões ocorridas entre 4 e 11 de fevereiro de 1945 no Palácio de Livadia, na estação balneária de Yalta, nas margens do Mar Negro, na Crimeia. Foi a segunda das três conferências em tempo de guerra entre os líderes das principais nações aliadas (a anterior ocorreu em Teerã, e a posterior em Potsdam) e as potências capitalistas comemoraram a vitória na reunião.
-
A Morte de Adolf Hitler ocorreu em 30 de Abril de 1945, normalmente aceita-se que foi suicídio por arma de fogo e também envenenamento por cianeto. O duplo método de suicídio e outras circunstâncias que rodearam o evento incentivaram rumores de que Hitler teria sobrevivido ao final da Segunda Guerra Mundial, tendo fugido para um país da América do Sul onde teria morrido com uma doença incurável, tendo sido um sósia a morrer no bunker em Berlim.
-
Em 2 de maio, a cidade se rendia. O custo em termos de vidas humanas foi altíssimo para ambos os lados.
-
foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.
-
assinatura da rendição do Japão e fim da Segunda Guerra Mundial.