-
Tendo uma alta relevância para a linha do tempo, as expansões banto trouxeram contato e difusão de culturas e identidades a partir de ondas migratórias. Tendo contato com outras populações do diferentes partes dessa África Subsaariana, comércios foram estabelecidos, alianças foram construídas com casamentos por exemplo. Com isso, essa troca foi ocorrendo, como a cerâmica, adornos, máscaras e estrutura social.
-
Tendo uma alta relevância para a linha do tempo esta família de línguas abrange mais de quatrocentos variantes, derivadas do protobanto. As trocas lexicais são de extrema importância nessa expansão, porque com esses empréstimos, a adoção de novos costumes como a agricultura, pesca e caça dentro de comunidades que só exerciam uma delas, não sendo ligada diretamente ao processo da expansão banta, mas sendo uma parte de um processo continuo dessa expansão.
Fonte: Capitulo 6 -
Com essas trocas culturais e indenitárias, muitas populações começaram a praticar a agricultura, com a plantação de milheto, mandioca, cereais e da atividade pastoril permitindo uma vida de sedentarização. Tendo uma alta relevância para a linha do tempo, essas práticas que foram sendo construídas através de contatos, sendo importantes também na desenvoltura de equipamentos de ferro para a agriculta e caça dentro algumas dessas regiões.
-
Tendo uma relevância alta para a linha do tempo a cultura oral e memória coletiva foi uma das trocas culturais que ocorreram ao longo desses contato, definindo por exemplo os filiamento matrilinear e patrilinear entre as famílias e como as histórias eram contadas e relembradas dentro dessa memória coletiva dentro desses filiamentos na hereditariedade de mitos e heróis comuns.
-
Tendo uma alta relevância para a linha do tempo com a adoção das práticas de agricultura, pastoril e em alguns lugares da pesca, a sedentarização desses diferentes povos foram ocorrendo através de um mito/herói em comum, mesmo que esses que se juntaram dentro desses clãs, não tivesse nenhuma linha sanguínea em comum, formando esses clãs ao redor de lideres, que conduziam essas narrativas
-
Tendo uma alta relevância para a linha do tempo, a expansão árabe teve bastante influência em costumes dessas populações dentro desses impérios, como a religião, a adoção da religião do islã em grande parte desses reinos sendo misturada com a própria religião as vezes, o comércio de lenços, especiarias, e conquista territorial. Sendo essas influências feitas através da chegada dos povos árabes no território subsaariano.
-
Tendo uma alta relevância para a linha do tempo a formação dos reinos se constituíram de maneira não uniforme, sendo distintos ao longo do tempo, mas preservando características em comum dentro da fundação desses Impérios como tendo de base um mito fundador de origem, se baseando nos clãs. Mesmo sendo fundadas em diferentes períodos, esses impérios vão ter bastante notoriedade e auge no ano 1000
-
Tendo uma alta relevância para a linha do tempo, a hereditariedade dos cargos dentro dos reinos, iriam seguir em sua maior parte a matrilinearidade na sucessão de seus cargos, e não a patrilinearidade, seguindo a tradição respeitando também a história oral. A hereditariedade dentro dos reinos variavam, mas mantinham a matrilinearidade dentro dessas estruturas sociais como em alguns reinos, como o de Luba, a legitimação do governo era por meio do mito e do clientelismo.
-
Tendo uma alta relevância na linha do tempo, a estruturação social dos reinos tinha divisões, como os nobres, reis e rainhas que a escolha dessa linhagem de sucessão dos governos, seguia a matrilinearidade, sendo esse governante centralizado no poder, ou em outros casos descentralizado. Se tinha uma divisão do trabalho, como chefes religiosos e de grande sabedoria pessoas mais velhas, escravização por parte dos comerciantes, a presença de artesões, agricultores e pescadores.
-
A criação de moedas de troca como cruzetas ou lingotes de diferentes tamanhos e produtos comercializados para outros povos como casca de tartaruga, marfim, cobre, ouro, tecido e fizeram que diversos povos tivessem contato entre si, tanto no deslocamento, como na comercialização, com a troca de produtos de regiões distintas. A adoção desses produtos foram incorporados na cultura local, ocorrendo a troca, sendo essa comercialização interior, como na rota transaariana, e exterior ao continente