-
O então presidente do Brasil, Getulio Vargas, cometeu suicídio na madrugada do dia 24 de agosto. Com essa ação ele tinha a intenção de mudar o rumo da história do país, fazendo com que a democracia continuasce.
-
Após a morte de Getúlio Vargas, a UDN pretendia chegar ao poder do país impedindo que JK pudesce assumir. O golpe preventivo veio para garantir que a UDN não derrubace o presidente eleito e para que ele pudesce assumir a presidencia do Brasil.
-
Juscelino Kobitschek propos várias mudanças ao Brasil. Tinha o chamado plano de metas e propunha o desenvolvimento de 50 anos em seus 5 anos de mandato. Outro ponto importante foi o início da construção de Brasília.
-
Começou no governo de JK e era simbolo de desenvolvivento, visto que traria progresso ao centro do país. Era um plano antigo, mas só se tornou viável no governo de Juscelino, que mesmo muito questionado, começou com as obras.
-
Jânio Quadros asumiu o governo do Estado brasileiro em uma época de crise econômica e instabilidade política. Foi um presidente populista e eu governo não durou muito tempo pois ele renunciou ao cargo de presidente.
-
João Goulart era vice de Jânio e asumiu o poder após sua renuncia. Foi instaurado o parlamentarismo, foi lansado um novo plano econômico e foram feitas as reformas de base, fato que foi contraditório a sua campanha. Saiu do poder com o golpe militar.
-
O movimento começou em Minas Gerais. Foi intitulado como um movimento democrático, constitucionalista e contrário ao comunismo pelos militares. Depos o então presidente João Goulart e tomou o poder do Estado.
-
Esse documento propunha uma forte modificação no sistema eleitoral do Brasil, além de modificar o poder legislativo no país. Visava extender a intervenção militar na política brasileira, tornando-a mais significativa.
-
Foi o primeiro presidente da ditadura militar e foi ele quem limitou os direitos constitucionais, além de suspender o parlamentarismo.
-
O ato institucional número 2 exigiu a existência de apenas dois partidos políticos, extinguindo todos os outros existentes. Haviam apenas o MDB e a Arena.
-
Foi uma das medidas do novo governo militar que reuniu todos os outros decretos do regime militar iniciado em 1964. No dia 24 de janeiro de 1967 foi votada a nova Constituição.Após ser aprovada, entrou em vigor no dia 15 de março de 1967 estabelecendo a Lei de Segurança Nacional.
-
Adotou uma política voltada ao combate da inflação, investiu em trasporte e comunicação e estabeleceu uma reforma administrativa.
-
Foi conciderado o mais duro dos golpes da ditadura, dando poderes quase que absolutos ao regime militar. Impunha a censura, suspendia o direito a habeas corpus, proibia manistações populares e dava ao presidente da república inúmeros poderes.
-
Foi um período de crescimento econômico no país durante o regime militar, porém gerou muitas dívidas ao governo brasileiro. Fato que levou ao fim do "milagre".
-
Foi formada pelo ministro do exército, pelo ministro da marinha e pelo ministro da aeronáutica.
-
Foram os anos da repressão política, os chamados "anos de chumbo" e houve forte crescimento econômico.
-
Propos uma abertura política, aumentou o mandato dos preseidentes de 5 para 6 anos e foi um período de alta inflação e divida extarna.
-
O Pacote de Abril foi um conjunto de leis proposto no governo de Geisel tomando medidas leves em relação a abertura política do país na época.
-
Foi o último presidente da époda da ditadura militar, dando sequencia ao processo de abertura política iniciado por Geisel em seu mandato.
-
Proposto por Geisel no final de seu governo, sendo umas das principais medidas em relação a abertura política do país.
-
Foi o início da transação para uma democracia, abriu as portas para a criação de novos partidos. Foi uma época de grave crise econômica, protestos e greves. Foi reestabelicido as eleições diretas para governadores.