Figura evolucao

Principais artefatos tecnológicos produzidos pelo homem e a educação

  • 4000 BCE

    Escrita

    Escrita
    Foi na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Os Sumérios usavam placas de barro onde cunhavam a escrita. A escrita passou por diversas modificações. No ano de 1522, um italiano Lodovico Arrighi, foi o responsável pela publicação do primeiro caderno de caligrafia. Foi ele quem deu origem ao estilo que hoje chamamos itálico. A escrita é um meio de comunicação e ensinada aos pequenos desde cedo em todas as escolas. O Alfabeto latino apareceu por volta do século VII a.C.
  • 4000 BCE

    Martelo e lascas de pedra

    Martelo e lascas de pedra
    Homem autodidata. Aprendia a fazer o que precisava de acordo com suas necessidades, criando suas próprias ferramentas com o objetivo de caçar e coletar frutos silvestres.
  • 2500 BCE

    Papiro

    Papiro
    Foi por volta de 2500 a.C, que os egípcios desenvolveram a técnica de confeccionar folhas de papiro, o precursor do papel para a escrita.O papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas. A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.
  • 10 BCE

    Fogo

    Fogo
    O homem aprendeu a fazer e a controlar o fogo. Sua maior conquista. Aprendeu a não temer o firo ou a escuridão e afugentar animais. Tudo foi aprendizagem até a cozinhar alguns alimentos e assados com a nova descoberta. Houve também o desenvolvimento de técnicas para a produção de utensílios de barros e obtenção de metais a partir de minério.
  • 1440

    Prensa

    Prensa
    Prensa do tipo móvel de Gutemberg e que permitiu a ampliação e a disseminação do conhecimento
  • 1450

    Livro

    Livro
    Na antiguidade escrevia-se em pedras ou tábuas de argila, conseguinte foi usado o pergaminho e depois o papiro. O 1º livro impresso foi a Bíblia. No Brasil só foram impressos em 1808.Em 1847 passaram a ter grande importância na aprendizagem e na política educacional. O livro didático é um material que se bem utilizado é um grande apoio ao professor e ao aluno, até os dias de hoje e não pode ser a nossa única fonte de estudos e pesquisas e mais ainda que seu conteúdo seja estagnado.
  • 1564

    Lápis

    Lápis
    Antigamente foram usadas varas queimadas como lápis, para gravar desenhos e pinturas rupestres nas cavernas.
    Inventado na Inglaterra por uma família chamada Faber, para marcar, escrever, desenhar, riscar e até cortar. Feito com chumbo e depois fabricado com grafite. É um dos objetos mais utilizados e útil na educação até os dias de hoje. Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial do lápis.
  • Mimeógrafo

    Mimeógrafo
    Na educação permitiu a reprodução de várias cópias das atividades para os alunos.
  • Quadro negro

    Quadro negro
    O quadro negro é uma superfície reusável, onde se escreve textos ou desenhos a giz ou outros apagáveis. Eram lisos e de ardósia preta ou cinza escuro. O quadro negro nas escolas, já foi verde e agora nos dias atuais é branco. Usado para ensinar a escrita, cálculos, variadas atividades de todas as disciplinas de uma escola. Hoje em dia muito usado o branco com pincel a tinta, substituindo em várias lugares o quadro negro por este soltar grande quantidade de pó de giz favorecendo as alergias.
  • Televisão

    Televisão
    Demonstração para cientistas da Academia Britânica (Londres) . No Brasil a partir dos anos 50 começou a transmissão com a antiga tv Tupi. A televisão tornou-se um eficiente meio de transmissão de informação, telejornais, novelas, jogos. Programas como o telecurso foram utilizados para divulgar o ensino.
  • Retroprojetor

    Retroprojetor
    Ajudou os professores a escrever sua lições antes das aulas e repassar aos alunos sem ter que preencher diversas lousas apenas trocar as lâminas que eram refletidas no quadro.
  • Computador

    Computador
    As 1ªs gerações (1951-1959) de computadores eram imensos e possuíam uso restrito. A 2ª geração (59 a 65) ainda grandes e de uso comercial. A 3ª geração (65 a 75) dimensão menor e maior capacidade de processamento e de usos pessoais. A 4ª geração (de 75 até hoje) foram grandes as transformações e são utilizados em todos os setores da sociedade, inclusive na educação presencial como na Educação à distância, facilitando todos os serviços atuais de todos.
  • Máquina de ensinar

    Máquina de ensinar
    Dispositivo que permitia ao aluno seguir no seu próprio ritmo e tinha como intenção, liberar o professor para debater o conteúdo.
  • Fotocopiadora

    Fotocopiadora
    Permite cópias automáticas, substituindo o mimeógrafo, diminuindo a sujeira e economizando o tempo dos alunos e dos professores. A qualidade é bem melhor do que a do mimeógrafo.
  • Telecurso na tv

    Telecurso na tv
    O ensino é ministrado em teleaulas pela televisão com conteúdos para o Ensino Médio e posteriormente avançando para o Ensino Fundamental e para a população que não havia concluído os estudos, dando uma oportunidade de aprendizagem à distância.
  • Enciclopédias em CD-Rom

    Enciclopédias em CD-Rom
    Grande revolução no mundo da educação e dos livros pois uma enciclopédia armazenava uma coleção inteira de enciclopédias, além de trazer recursos multimídias como vídeos e fotos.
  • Calculadora gráfica

    Calculadora gráfica
    Tecnologia que facilitou a resolução das equações nas disciplinas de Matemática, Física e Química, envolve cálculos, equações e inequações, sendo uma ferramenta muito útil para desenhar gráficos.
  • World Wide Web

    World Wide Web
    Rede de alcance mundial
    Tim Berns Lee cria o sistema de documentos em hipermídia que funciona na internet e é usado para ligar páginas web e transferir dados.Os documentos podem estar como vídeos, sons, hipertextos, figuras, e para visualizar estas informações é necessário um navegador para que o usuário possa ver na tela do seu computador estas informações.
  • Smartphones

    Smartphones
    Em 1994 o primeiro smartphone deu as caras publicamente. É um telefone inteligente. Possui capacidade de conexão com uma rede de dados para acesso a internet. Muito utilizado por alunos e professores para acesso a dados, jogos, atividades on line, entre outros serviços.
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA

    Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
    São ambientes que auxiliam na montagem de cursos acessíveis, livres e ou acadêmicos. Os professores e alunos acompanham o processo de aprendizagem. É realizado também na EAD ( educação à distância) facilitando assim o acesso rompendo as barreiras geográficas e o tempo.
  • Lousa digital

    Lousa digital
    É uma tela imensa de computador porém sensível ao toque, tudo que se pensar em termos de computador, multimídias, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Enquanto o professor apresenta o conteúdo ele pode navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar jogos e atividades interativas onde os alunos podem participar escrevendo nela, através de um teclado, caneta especial ou o próprio dedo. A lousa lê ambas as formas. O professor poderá salvar a aula.
  • Tablet

    Tablet
    Dispositivo em forma de prancheta que pode ser usado para acesso à internet, organizador da agenda pessoal, visualizador de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, enfim diversas tarefas que se pode realizar em qualquer lugar pois é fácil de transportá-lo devido ao seu tamanho reduzido. Facilita os estudos e atividades escolares de qualquer lugar em que se esteja. o primeiro grande lançamento foi em 2002.
  • You tube

    You tube
    É uma plataforma de compartilhamento de vídeos. O serviço foi criado por três ex funcionários do PayPal e a Google comprou o site em novembro de 2006. Foi uma das melhores invenções do ano segundo a revista Time, para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chorarem de uma maneira como nunca foi vista. Muito utilizado pelas escolas e pelos alunos nas pesquisas e atividades escolares.