-
Período no qual foi montada a Constituição Francesa.
-
Fica formalizada a decisão dos primeiros dois estados de não pagar impostos para auxiliar na diminuição da crise francesa. Os representantes do terceiro estado decidem, portanto, convocar uma Assembléia Nacional Constituinte, e tem início a revolução.
-
Uma grande revolução popular toma conta das ruas e campos.
-
Os deputados do terceiro estado formam uma assembléia com o intuito de formar uma constituição para a França.
-
Com o principal objetivo de obter armas para sua revolução, o povo marcha contra a Bastilha e a toma. Outra razão que incentivou o povo a tomar tal atitude foi o fato de a Bastilha ser um representante da opressão monárquica sobre o povo.
-
A Assembleia Nacional Constituinte abole todos os privilégios feudais que pesavam sobre os camponeses, como a obrigação de pagar dízimo e a coveia.
-
Os princípios fundamentais dessa proclamação viriam a caracterizar os estados modernos
-
O Rei Luís XVI retorna de Versalhes para Paris, sob pressão popular.
-
O rei passa a governar submetido à constituição, ou seja, tendo seus poderes limitados.
-
O regime foi dividido entre os monarquistas e a maior parte da assembléia, O rei passou a reinar submetido à constituição, mas uma série de fatores levou tal regime ao colapso: a fracassada tentativa de fuga o Rei, o início da guerra contra a Áustria e contra a Prússia e a agitação popular que atemorizava os deputados.
-
O monarca Luís XVI fez uma tentavia de fuga para a Áustria, terra de origem de sua esposa, Maria Antonieta. Tanto ela quanto os filhos o acompanharam, mas na fronteira um guarda o reconheceu, e a fuga fracassou.
-
Foram convocadas eleições para uma nova assembléia. Em sua primeira sessão a convenção deu fim à monarquia e o advento da república. A nova assembléia dividia-se entre os girondinos ( alta burguesia) e os jacobinos (camada popular).
-
Após a tentativa de fuga de Luís XVI, a asembleia legislativa dissolveu-se e uma nova assembleia, chamada Convenção, decreta o fim da monarquia e o advento da república!
-
-
Liderada pelos jacobinos e por Robespierre, que representavam a camada popular do povo, a revolução aprofundou-se. Eles se dirigiam contra as invasões estrangeiras e contra os levantes dos rebeldes contrários à revolução. MIlhares de opositores ou supostos adversários do novo regime foram guilhotinados.
-
A morte do Rei pela guilhotina foi o marco do início do chamado 'Despotismo da Liberdade'
-
Robespierre e Saint-Just perdem apoio popular e, junto de seus companheiros, foram guilhotinados.
-
Após a execução dos maiores líderes jacobinos, o poder foi para a mão dos girondinos (média e alta burguesia).
-
A França torna-se um 'país governado por proprietários'. O diretório foi uma uma novo regime que concentrava os poderes nas mãos do general (Napoleão!) e de mais dois ex-membros da assembléia.
-
A Conjuração dos Iguais foi uma última tentativa de socializar a França, e foi liderada por Graco Babeuf.
-
Após Napoleão sair vitorioso da guerra contra os austríacos (ocorrida na Itália), seu prestígio aumentou bastante.
-
Os girondinos são obrigados a tolerar uma última vitória eleitoral dos jacobinos.
-
A assembleia é dissolvida e é substituída por três 'cônsules' provisórios: dois antigos membros do diretório, e o próprio Napoleão Bonaparte. É também promulgada uma nova cibstituição, que concentra os poderes nas mãos do general.
-
O golpe recebe o nome de ''Golde de Estado do 18 Brumário'', em referência ao mês de Brumário. Tal golpe deu início ao Consulado de Bonaparte, que viria a liquidar a república em 1804.