-
Depois de mais de 100 anos, os Estados Gerais foi convocado, pelo rei Luís XVI, para resolver a crise econômica da França. Mas o Terceiro Estado exigiu que os Primeiro e Segundo Estado começassem a pagar impostos e que o sistema de votação fosse mudado para o voto por cabeça. Os Primeiro e Segundo Estado não concordaram. Então o Terceiro Estado se retirou e, depois de semanas criou A Assembleia Nacional.
-
Luís XVI foi obrigado a reconhecer os trabalhos do Terceiro Estado. A Assembleia Nacional se proclamou Assembleia Nacional Constituinte
-
Símbolo máximo do absolutismo e do regime feudal, a Bastilha foi tomada pelo povo françês afins de conseguir armamentos e "demonstrar" o fim da opressão do absolutismo feudal.
-
Fins de julho a princípios de agosto, camponeses armados com seus instrumentos de trabalho atacaram igrejas, castelos e propriedades rurais, na tentativa de destruir todos os símbolos de poder e opressão.
-
A Assembleia Nacional Constituinte decretou a supressão das inseções de impostos e fim dos direitos feudais. A partir desse momento, os nobres e o clero passariam a pagar impostos, enquanto os camponeses não seriam mais obrigados a pagar dízimos à Igreja e corveias aos nobres.
-
Uma multidão de mulheres enfurecidas foram caminhando até Versalhes para exigir uma explicação do rei por conta do aumento do preço do pão. Isso foi um importante levante dos sans-culottes.
-
Por meio deste conjunto de leis, a Igreja passou a ser administrada pelo Estadodo e teve suas propriedades confiscadas.
-
Em meio de um clima tenso e de grande instabilidade política, a Assembleia Contituinte apresentou a primeira Constituição francesa e ficou aprovado: a monarquia constitucional como forma de governo, fim dos previlégios da nobreza, abolição dos direitos feudais e sufrágio (voto) censitário. Nesse mesmo ano, Luís XVI validou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Fim da Assembleia Constituinte e início da Monarquia Constitucional.
-
Acusado de traição, pois se aliou com outros países para que estes invadissem a França e impedissem a revolução, o rei foi deposto em uma manifestação popular e julgado à giulhotina. Mais tarde, houve o fim da Monarquia Constitucional e início da Convenção.
-
Começo deste regime. Os jacobinos haviam assumidoo comando de um país à beira do colapso: a França estava em guerra com píses estrangeiros, enfrntava revoltas populares e estava em uma imersa crise social.
-
Potências estrangeiras, lideradas pela Inglaterra, invadiram a França contra a execução de Luís XVI. E, ainda. havia o agravamento da crise econômica do país. Fazendo com que os girondinos perdessem o seu poder e os jacobinos aumentassem o seu poder.
-
Luís XVI é executado em praça pública.
-
Grande parte dos membros da Convenção decidiu que somente um governo forte poderia salvar o país. Robespierre substituiuo governo provisório por um governo revolucionário, "até que a paz fosse restabelecida". Para manter-se no poder,passou a exterminaros inimigos, ou seja, todos os que fossem contrários à revolução e às decisões governamentais. Robespierrre pôs em prática a redistribuição parcial da propriedade e as leis de amparo social, para atender às pressões da população .
-
A Convenção aproveitou da situação de instabilidade e derrubou Robespierre, que foi imediatamente condenado à guilhotina. Isso foi chamada de Reação Termidoriana, que trouxe a alta burguesia devolta ao poder. Houve o fim da Convenção e início do Diretório. Esta nova Constituição buscava garantir as conquistas obtidas em 1789 e livrar a sociedade burguesa da república jacobina e da monarquia absolutista.
-
A estabilidade política só chegou em novembro, com o golpe de Estado do 18 Brumário, que derrubou o Diretório e instituiu o sistema do Consulado. Napoleão Bonaparte chega ao poder.