-
É proclamada da Assembleia Nacional Constituinte, que passa a elaborar uma constituição para o povo francês,
-
Começo da Revoluçao que acabou com a monarquia absolutista. O povo prova seu poder e começa a diminuir suas diferenças sociais perante os outros Estados
-
No dia 14 de julho de 1789 é tomada pelo povo parisiense a fortaleza da Bastilha, prisão política símbolo do despotismo e da opressão da monarquia absolutista francesa.
-
Nesse período a revolução popular toma conta dos campos e das ruas
-
São abolidos pela Constituinte os rivilégios feudais que pesavam sobre os camponeses, os dois primeiros Estados agora pagam impostos.
-
É proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão, que moldaram os pricípios dos Estados Modernos
-
Luís XVI tenta fugir da França para pedir ajuda às monarquias absolutistas vizinhas com o objetivo de restaurar o Absolutismo na França, porém sua fuga fracassou quando um dos soldados o reconheceu por conta de sua imagem na moeda francesa
-
Fim da Monarquia Absolutista e começo da Monarquia parlamentar
-
A Constituição liberal adotou o regime da monarquia constitucional pondo fim à monarquia absolutista.
-
Estados que temiam o surgimento de uma onda revolucionária na Europa
-
O povo tomou o palácio das Tulheiras, formando assim uma comuna polpular em Paris.
-
Em sua primeira seção a Convenção decreta o fim da monarquia e o advento da República. Isso foi em função em diversos fatores incluindo a desmoralização do Rei
-
Esta fase marca o início do poder do povo, é o auge da revolução.
-
O Rei é guilhotinado e se inicia o "despotismo da liberdade"
-
Devido ao predomínio da atuação popular, esse período caracterizou-se por ser o mais radical de toda a Revolução. O governo jacobino dirigia o país por meio do Comitê de Salvação Pública, responsável pela administração e defesa externa do país. A república garantia o sufrágio universal.
-
Tinha início o Grande Terror, Terror Jacobino ou, simplesmente, Terror. Milhares de pessoas como a ex-rainha Maria Antonieta, o químico Antoine Lavoisier (considerado o criador da Química moderna), aristocratas, clérigos, girondinos, especuladores, inimigos reais ou presumidos da revolução — foram detidas, julgadas sumariamente e guilhotinadas. Os direitos individuais foram suspensos e, diariamente, realizavam-se, sob aplausos populares, execuções públicas e em massa.
-
Os sans-culottes armados foram à Assembleia e obrigaram a Convenção a prender os representantes girondinos
-
Perdendo apoio popular, os líderes jacobinos Robespierre, Saint-Just e seus companheiros são guilhotinados
-
Em 1795, a Convenção Nacional adotou uma nova constituição que restabeleceu o voto censitário para as eleições do Legislativo.
-
É completado um processo político que marcou o mundo contemporâneo e iniciou uma onda de revoluções pela Europa e América.
-
Os remanescentes jacobinos tentaram organizar em 1796 a chamada Conjuração ou Conspiração dos Iguais, liderada por Graco Babeuf. Os seguidores desse movimento popular, com algumas pinceladas socialistas, desejavam não apenas igualdades de direitos (igualdade perante a lei), mas também igualdade nas condições de vida.
-
-
-
Após acumular vitórias em campanhas de guerra e se tornar o general mais influente na França, Napoleão Bonaparte comanda um golpe. O golpe de Estado de 18 de brumário iniciou a ditadura napoleônica na França. Quando os idealizadores do golpe derrubaram o Diretório e criaram o Consulado, estabelecendo um novo governo na França, o jovem general Napoleão Bonaparte assumiu o cargo de chefe do consul.